Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Como se forma o modo imperativo?

Conheça mais um assunto relacionado à nossa querida Língua Portuguesa, vendo como se forma o modo imperativo!

Em alguns de nossos encontros já estudamos sobre os verbos, não é verdade? Dessa forma, perguntamos a você: há algo de assim tão complicado nessa classe? Certamente que não, pois à medida que vamos ampliando nossos conhecimentos sobre os muitos aspectos relacionados à língua que falamos, por meio de muito esforço e dedicação, é claro, vamos percebendo que se trata de tudo simples, simples.

Pois bem, a partir de agora, até mesmo para não perder o costume, conheceremos um pouquinho mais sobre um dos modos verbais: aquele cuja ideia se revela por um desejo, até mesmo por um pedido, uma ordem, dependendo do caso. Lembra-se dele? Ora, estamos falando do modo imperativo! Caso tenha se esquecido dele, que tal acessar o texto “Verbos”?   

Dessa forma, por ser um assunto que por vezes causa aquelas indesejáveis dúvidas, veremos como ele (o modo imperativo) se forma. Então, vamos conferir juntos importantes detalhes, usando como exemplo o verbo “cantar”.

O modo imperativo se constitui do presente do indicativo e do presente do subjuntivo


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Não sabe como se forma o modo imperativo? É simples: ele é formado pelo presente dos modos indicativo e subjuntivo Não sabe como se forma o modo imperativo? É simples: ele é formado pelo presente dos modos indicativo e subjuntivo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Classes gramaticais

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Português

Função conativa

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Últimos artigos

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um dos grandes nomes da história francesa, sendo um general que expandiu os ideais da Revolução Francesa pelo continente europeu.