Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Como se forma o modo imperativo?

Conheça mais um assunto relacionado à nossa querida Língua Portuguesa, vendo como se forma o modo imperativo!

Não sabe como se forma o modo imperativo? É simples: ele é formado pelo presente dos modos indicativo e subjuntivo Não sabe como se forma o modo imperativo? É simples: ele é formado pelo presente dos modos indicativo e subjuntivo

Em alguns de nossos encontros já estudamos sobre os verbos, não é verdade? Dessa forma, perguntamos a você: há algo de assim tão complicado nessa classe? Certamente que não, pois à medida que vamos ampliando nossos conhecimentos sobre os muitos aspectos relacionados à língua que falamos, por meio de muito esforço e dedicação, é claro, vamos percebendo que se trata de tudo simples, simples.

Pois bem, a partir de agora, até mesmo para não perder o costume, conheceremos um pouquinho mais sobre um dos modos verbais: aquele cuja ideia se revela por um desejo, até mesmo por um pedido, uma ordem, dependendo do caso. Lembra-se dele? Ora, estamos falando do modo imperativo! Caso tenha se esquecido dele, que tal acessar o texto “Verbos”?   

Dessa forma, por ser um assunto que por vezes causa aquelas indesejáveis dúvidas, veremos como ele (o modo imperativo) se forma. Então, vamos conferir juntos importantes detalhes, usando como exemplo o verbo “cantar”.

O modo imperativo se constitui do presente do indicativo e do presente do subjuntivo


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Classes gramaticais

Português

Função conativa

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.