Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Como se forma o modo imperativo?

Conheça mais um assunto relacionado à nossa querida Língua Portuguesa, vendo como se forma o modo imperativo!

Em alguns de nossos encontros já estudamos sobre os verbos, não é verdade? Dessa forma, perguntamos a você: há algo de assim tão complicado nessa classe? Certamente que não, pois à medida que vamos ampliando nossos conhecimentos sobre os muitos aspectos relacionados à língua que falamos, por meio de muito esforço e dedicação, é claro, vamos percebendo que se trata de tudo simples, simples.

Pois bem, a partir de agora, até mesmo para não perder o costume, conheceremos um pouquinho mais sobre um dos modos verbais: aquele cuja ideia se revela por um desejo, até mesmo por um pedido, uma ordem, dependendo do caso. Lembra-se dele? Ora, estamos falando do modo imperativo! Caso tenha se esquecido dele, que tal acessar o texto “Verbos”?   

Dessa forma, por ser um assunto que por vezes causa aquelas indesejáveis dúvidas, veremos como ele (o modo imperativo) se forma. Então, vamos conferir juntos importantes detalhes, usando como exemplo o verbo “cantar”.

A formação do modo imperativo se constitui de fatores específicos

O modo imperativo se constitui do presente do indicativo e do presente do subjuntivo


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Não sabe como se forma o modo imperativo? É simples: ele é formado pelo presente dos modos indicativo e subjuntivo Não sabe como se forma o modo imperativo? É simples: ele é formado pelo presente dos modos indicativo e subjuntivo
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Português

Função conativa

Português

Classes gramaticais

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Últimos artigos

8 de março – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, data que surgiu da luta das mulheres pela igualdade de direitos.

Tancredo Neves

Tancredo Neves foi um dos políticos mais tradicionais do Brasil, durante o século XX. Participou do governo de Vargas e Jango e defendeu a redemocratização de nosso país.

Revolução Constitucionalista de 1932

Revolução Constitucionalista de 1932 demonstrou a insatisfação dos paulistas com Getúlio Vargas, sendo uma tentativa da oligarquia local de recuperar o poder perdido em 1930.

Governo Sarney

Governo de Sarney foi o primeiro governo civil após duas décadas de Ditadura Militar no Brasil. Ele ficou marcado pela redemocratização e pela luta contra a crise econômica.