Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Confira aqui algumas dicas que irão ajudá-lo (a) nessa tarefa!

Quando escrevemos, a revisão é um procedimento de grande importância Quando escrevemos, a revisão é um procedimento de grande importância

No momento em que você faz uma redação, lembra-se de dar uma olhadinha antes de entregá-la à professora? Certamente que nem sempre isso ocorre, não é verdade?

Pois saiba que entre todos aqueles procedimentos que devemos realizar mediante a escrita, a revisão de nossas ideias (daquilo que expressamos) representa um passo fundamental. Muitas vezes organizamos nosso pensamento e logo começamos a transpô-lo para o papel; com isso, quando chegamos ao final, ficamos felizes em concluir nosso texto e nos esquecemos de mais essa tarefa.


 

Antes de tudo é preciso compreender que a estética, ou seja, a forma como o texto se apresenta é muito importante. Imagine quando não conseguimos decifrar uma só palavra, pois a letra está ilegível, as ideias não estão dispostas de forma ordenada... Nossa! que confusão. Ao revisarmos nosso texto, temos a oportunidade de acrescentarmos mais ideias, como também de retirarmos uma informação que não seja necessária naquele momento, enfim, de constatarmos tudo aquilo que precisa ser refeito para que a mensagem seja transmitida de forma clara e precisa.



 

E para que você não se esqueça de verificar outros detalhes, que também são de grande importância, aí seguem algumas dicas fantásticas. São elas:



 

- Verifique questões relacionadas à ortografia, dando total atenção à separação de sílabas, acentuação, uso de letras maiúsculas e minúsculas, enfim, todos os aspectos ligados a essa parte, inclusive se a letra está caprichada;

- Em seguida, constate se as ideias estão de acordo com o assunto que foi proposto e se elas estão ligadas entre si. Caso contrário, seu texto não passará de uma “colcha de retalhos”;

- Depois de ter feito isso, perceba se elas (as ideias) estão dispostas de forma adequada por meio de parágrafos bem construídos;

- Após este procedimento, é o momento de verificar se sua produção contém todos os elementos referentes ao tipo de texto sugerido, ou seja, no caso de uma narração é importante destacar o narrador, personagens, tempo e espaço. Em se tratando de um texto no qual você irá expor suas ideias, isto é, um texto dissertativo, é importante saber se há uma introdução, desenvolvimento e conclusão e, no caso de um descritivo, veja se relatou todas as características relacionadas ao objeto descrito. No caso de ser uma pessoa, não se esqueça dos detalhes psicológicos, como seu modo de ser e agir.

Viu como é fácil? Então, que obtenha um excelente resultado em sua produção!!!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

A vírgula nas orações coordenadas

Português

Abreviaturas

Português

Ao invés de e Em vez de

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.