Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Campanha comunitária

Deseja conhecer mais um gênero textual? Então clique e se certifique da campanha comunitária!

Sabe aquelas ocasiões em que a população se mobiliza para solicitar às autoridades competentes a solução para aquele problema que tanto está incomodando, causando mal a todos? Simples, a infestação do mosquito da dengue, por exemplo. Quase sempre representada pela Secretaria Municipal de Saúde, eis que em algum momento nos deparamos com um comunicado, o qual solicita a colaboração de todas as pessoas para que, ao modo delas, resolvam contribuir, fazendo a parte que lhes convém, não deixando água parada em recipientes, não permitindo que esses recipientes favoreçam a proliferação do mosquito transmissor da doença, entre outras recomendações.  Sabe, não é que mais uma vez estamos diante de um gênero textual?

Claro, todos eles (os gêneros textuais), como sabemos, representam as circunstâncias sociocomunicativas que perfazem nossa vida em sociedade, por meio de nossas interações cotidianas.

Dessa forma, importante é sabermos que ela existe, ou seja, a campanha comunitária, e que assim se classifica, contudo, mais importante ainda é estarmos conscientes de que, semelhantemente a outros gêneros, constitui-se de características próprias, linguisticamente dizendo. Nesse sentido, sempre comporta um logotipo, ou seja, uma marca específica; em se tratando da linguagem empregada, costuma estar de acordo com o público para o qual ela se destina, isto é, se se tratar de um público voltado para um aspecto mais formal, assim também se demarca a forma com que se estabelece a comunicação (formal, no caso).

Como se trata de uma situação comunicativa em que a intenção está voltada para a persuasão, para o convencimento do interlocutor no sentido de ele tomar uma postura, os verbos, geralmente, se encontram expressos no modo imperativo, os quais sugerem um pedido, clamam uma tomada de posição, almejam a uma decisão no sentido de fazer com que o problema ora exposto seja realmente solucionado.

Ah! Não se esquecendo de que, tendo em vista esses propósitos, o título que antecede a campanha precisa estar bem atrativo. Assim, não é à toa que ele tem de ser grafado em letras bem destacadas e, sobretudo, constituído de uma mensagem que realmente sensibilize, chame a atenção para que tudo se dê de acordo como que se pretende.

Pronto! Como já conhece acerca dos pontos que demarcam o gênero que acabamos de conhecer, a partir de agora, é só participar, o que demonstra que você também se mostra solidário(a) consigo mesmo(a) e com as demais pessoas!


Por Vânia Duarte
Graduada em Química

A campanha comunitária também representa um dos gêneros textuais A campanha comunitária também representa um dos gêneros textuais
Por Escola Kids

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.