Conjunção
A conjunção é uma classe gramatical que tem a função de ligar duas palavras ou duas orações. As conjunções podem introduzir uma oração coordenada ou uma oração subordinada.
Conjunção é uma classe gramatical responsável por ligar palavras ou orações. Ela apresenta caráter invariável, pois não se altera, já que não apresenta gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural). As conjunções coordenativas introduzem orações que indicam adição, oposição, alternância, conclusão ou explicação.
Já as conjunções subordinativas introduzem orações que indicam causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, finalidade, proporcionalidade e tempo. Assim, as conjunções coordenativas são empregadas em orações coordenadas, enquanto as subordinativas são empregadas em orações subordinadas.
Leia também: O que é uma preposição?
Resumo sobre conjunção
- Conjunção é uma classe gramatical que tem a função de ligar palavras ou orações.
- As conjunções podem ser coordenativas ou subordinativas.
- Existem os seguintes tipos de conjunção coordenativa:
- aditiva;
- adversativa;
- alternativa;
- conclusiva;
- explicativa.
- Existem os seguintes tipos de conjunção subordinativa:
- causal;
- comparativa;
- concessiva;
- condicional;
- conformativa;
- consecutiva;
- final;
- proporcional;
- temporal.
Videoaula sobre conjunção
O que é conjunção?
A conjunção é uma classe gramatical que tem uma função importante na língua portuguesa. Sabe por quê? Porque ela é responsável pela união ou ligação entre duas palavras. Ela também pode fazer a ligação entre duas orações.
Veja este exemplo:
Banana e maçã são frutas deliciosas.
Viu só? A conjunção “e” uniu as palavras “banana” e “maçã”. Se ela não fosse usada, a frase ficaria muito estranha:
Banana maçã são frutas deliciosas.
E você teria a sensação de que está faltando alguma coisa, não é mesmo? Pois é, está faltando a conjunção “e”.
É importante dizer que a conjunção é INVARIÁVEL. Mas o que significa isso? Significa que ela não muda, pois não tem gênero (feminino ou masculino) nem número (singular ou plural).
Conjunção coordenativa
A conjunção coordenativa é usada para ligar orações, mas estamos falando de um tipo específico de oração. Afinal, as orações unidas pela conjunção coordenativa são independentes, pois elas não dependem uma da outra para fazer sentido.
Por exemplo:
Comprei uma banana e vendi uma maçã.
Oração é uma frase com verbo. Portanto, no exemplo, temos duas orações:
- Oração 1: Comprei uma banana.
- Oração 2: vendi uma maçã.
Você percebeu que uma não depende da outra para fazer sentido? Isso porque comprar uma banana não interfere na ação de vender uma maçã, e vice-versa. Então a conjunção “e”, nesse caso, é coordenativa, já que liga orações coordenadas, ou seja, orações independentes.
Agora que você entendeu o que é uma conjunção coordenativa, vou te apresentar os tipos de conjunção coordenativa. É só prestar atenção no quadro abaixo.
Conjunções coordenativas |
||
Tipos |
Sentido ou ideia |
Conjunções |
Aditivas
|
Adição |
E, nem, mas também, como também, bem como etc. |
Adversativas |
Oposição ou ressalva |
Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, apesar disso, no entanto etc. |
Alternativas |
Alternância ou exclusão |
Ou, ou... ou, ora... ora, quer... quer etc. |
Conclusivas |
Conclusão ou consequência |
Portanto, logo, por conseguinte, por isso etc. |
Explicativas |
Explicação ou motivo |
Que, porque, porquanto, pois etc. |
A seguir, vamos ler exemplos de frases com:
→ Conjunções coordenativas aditivas
Acampei na fazenda e vi muitas estrelas.
Não acampei na fazenda nem vi muitas estrelas.
Acampei na fazenda mas também não vi muitas estrelas.
Acampei na fazenda como também vi muitas estrelas.
Acampei na fazenda bem como vi muitas estrelas.
→ Conjunções coordenativas adversativas
Fui ao cinema, mas não consegui ingresso para o filme.
Fui ao cinema, porém não consegui ingresso para o filme.
Fui ao cinema, todavia não consegui ingresso para o filme.
Fui ao cinema, contudo não consegui ingresso para o filme.
Fui ao cinema, entretanto não consegui ingresso para o filme.
Fui ao cinema; no entanto, não consegui ingresso para o filme.
Fui ao cinema; apesar disso, não consegui ingresso para o filme.
→ Conjunções coordenativas alternativas
Vou ler O caso da borboleta Atíria ou vou ler Peter Pan.
Ou leio O caso da borboleta Atíria ou leio Peter Pan.
Ora leio, ora assisto a uma série de aventura.
Quer falasse, quer ficasse calado, sempre irritava as pessoas.
→ Conjunções coordenativas conclusivas
Comi muito chocolate, portanto fiquei cheio de energia.
Comi muito chocolate, logo fiquei cheio de energia.
Comi muito chocolate; por conseguinte, fiquei cheio de energia.
Comi muito chocolate; por isso, fiquei cheio de energia.
→ Conjunções coordenativas explicativas
Não andei com carrinho de rolimã, que estava chovendo.
Não andei com carrinho de rolimã, porque estava chovendo.
Não andei com carrinho de rolimã, pois estava chovendo.
Não andei com carrinho de rolimã, porquanto estava chovendo.
* Note que a oração “estava chovendo” explica por que o enunciador não andou com carrinho de rolimã. Além disso, a oração “estava chovendo” não depende da oração “Não andei com carrinho de rolimã” para fazer sentido, pois são duas orações independentes: “Não andei com carrinho de rolimã” e “estava chovendo”.
Conjunção subordinativa
A conjunção subordinativa também é usada para ligar orações, e, novamente, estamos falando de um tipo específico de oração. Isso porque as conjunções subordinativas ligam orações que mantêm uma relação de dependência. Desse modo, uma delas só faz sentido quando completa a outra.
Por exemplo:
O cachorro uiva porque está sozinho.
Como já dissemos, a oração é uma frase com verbo. Portanto, no exemplo, temos duas orações:
- Oração 1: O cachorro uiva.
- Oração 2: porque está sozinho.
Você notou que a segunda oração depende da primeira para fazer sentido? Isso porque o ato de estar sozinho completa o sentido da ação de uivar, já que a causa de o cachorro uivar é o fato de ele estar sozinho. Então a conjunção “porque”, nesse caso, é subordinativa, pois ela inicia uma oração que é subordinada à outra e, portanto, depende dela. Em resumo, a oração 2 depende da oração 1 para existir, uma vez que sua função é completar o sentido da primeira oração.
Agora que você entendeu o que é uma conjunção subordinativa, vou te apresentar os tipos de conjunção subordinativa. É só prestar atenção no quadro abaixo.
Conjunções subordinativas |
||
Tipos |
Sentido ou ideia |
Conjunções |
Causais |
Causa |
Porque, pois, como, porquanto, visto que etc. |
Comparativas |
Comparação |
Como, qual, tal qual, assim como, tal como etc. |
Concessivas |
Concessão ou permissão |
Embora, conquanto, ainda que, mesmo que etc. |
Condicionais |
Condição ou hipótese |
Se, caso, contanto que, desde que, a menos que etc. |
Conformativas |
Conformidade |
Como, conforme, segundo etc. |
Consecutivas |
Consequência |
Que (precedido de “tão”, “tanto”), de sorte que, de modo que, sem que etc. |
Finais |
Finalidade |
Para que, a fim de que etc. |
Proporcionais |
Proporcionalidade |
À proporção que, à medida que etc. |
Temporais |
Tempo |
Quando, enquanto, logo que, assim que, antes que, depois que, ao mesmo tempo que etc. |
A seguir, vamos ler exemplos de frases com:
→ Conjunções subordinativas causais
A rosa chama atenção porque é bela.
A rosa chama atenção, pois é bela.
Como é bela, a rosa chama atenção.
A rosa chama atenção, porquanto é bela.
A rosa chama atenção, visto que é bela.
→ Conjunções subordinativas comparativas
Ela voava pelo espaço como uma gaivota pelo céu.
Ela voava pelo espaço qual uma gaivota pelo céu.
Ela voava pelo espaço tal qual uma gaivota pelo céu.
Ela voava pelo espaço assim como uma gaivota pelo céu.
Ela voava pelo espaço tal como uma gaivota pelo céu.
* Note que o verbo “voava” está implícito ou oculto na oração subordinada: “uma gaivota [voava] pelo céu”.
→ Conjunções subordinativas concessivas
Juliana ama esportes, embora não pratique esportes.
Juliana ama esportes, conquanto não pratique esportes.
Juliana ama esportes, ainda que não pratique esportes.
Juliana ama esportes, mesmo que não pratique esportes.
→ Conjunções subordinativas condicionais
Os fãs ficarão tristes se o ídolo não aparecer.
Os fãs ficarão tristes caso o ídolo não apareça.
Contanto que o ídolo apareça, os fãs ficarão alegres.
Desde que o ídolo apareça, os fãs ficarão alegres.
A menos que o ídolo apareça, os fãs ficarão tristes.
→ Conjunções subordinativas conformativas
As aulas são boas como me disseram.
As aulas são boas conforme me disseram.
As aulas são boas segundo me disseram.
→ Conjunções subordinativas consecutivas
Tito ficou tão feliz que mal podia falar.
Tito ficou feliz de modo que mal podia falar.
Tito ficou feliz de sorte que mal podia falar.
Tito não podia ver o carro sem que sorrisse.
→ Conjunções subordinativas finais
Escondeu a boneca para que não a pegassem.
Escondeu a boneca a fim de que não a pegassem.
→ Conjunções subordinativas proporcionais
À medida que lemos, mais críticos ficamos.
À proporção que o tempo passa, entendemos mais a realidade.
→ Conjunções subordinativas temporais
Compre o computador quando você puder.
Não grite enquanto eu estiver dormindo.
Fale com seu irmão logo que o treino acabar.
Fale com seu irmão assim que o treino acabar.
Antes que eu chore, dê-me um abraço.
Dê-me um abraço depois que eu chorar.
Ao mesmo tempo que choravam, riam de felicidade.
Saiba mais: Diferenças entre períodos compostos por coordenação e por subordinação
Exercícios resolvidos sobre conjunção
Questão 1
Marque a alternativa que apresenta uma frase com conjunção coordenativa.
A) Estudei história, mas também estudei matemática.
B) Leandro tirou nota 10, visto que estudou muito.
C) Vivia assim como o peixe nada contra a correnteza.
D) Décio comeu o bolo embora não gostasse de glacê.
E) Se Mércia não vier, ficarei sozinha.
Resolução:
Alternativa A.
A conjunção “mas também” é coordenativa aditiva. Já “visto que”, “como”, “embora” e “se” são conjunções subordinativas.
Questão 2
Marque a alternativa que apresenta uma frase com conjunção subordinativa.
A) Jogamos xadrez e comemos pizza.
B) João pintou um quadro, mas ele não é artista.
C) Ela indicou uma dieta para que ele perdesse peso.
D) À noite, Tina vai ler ou vai assistir a uma série.
E) Sofreu bullying, portanto ficou traumatizado.
Resolução:
Alternativa C.
A conjunção “para que” é subordinativa final. Já “e”, “mas”, “ou” e “portanto” são conjunções coordenativas.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.