Qual matéria está procurando ?

Português

Português

“Como”, uma conjunção, várias classificações

Entenda as particularidades da conjunção subordinativa “como” e aprenda a classificar três orações subordinadas.

A conjunção assemelha-se aos elos da corrente, pois, como eles, serve como elemento de ligação, podendo relacionar palavras ou orações A conjunção assemelha-se aos elos da corrente, pois, como eles, serve como elemento de ligação, podendo relacionar palavras ou orações

A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.

As conjunções não são escolhidas aleatoriamente. Entre elas e as palavras, ou mesmo orações, há uma relação de sentido. É possível que haja várias conjunções que estabeleçam o mesmo sentido, por exemplo, as que indicam oposição (mas, porém, todavia, no entanto etc.), mas pode ser também que a mesma conjunção exerça sentidos diferentes. A conjunção subordinativa comoé um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.

Veja a seguir:

  Causal:

  • Introduz a oração subordinada causal;
  • Pode ser substituída por outra conjunção causal - "porque".

Comparativa:

  • Introduz a oração subordinada comparativa;
  •  Pode ser substituída por "assim como".

Conformativa:

  • Introduz a oração subordinada conformativa;
  • Em seu lugar, é possível colocar a conjunção "conforme".

Veja alguns exemplos:

  • Como acordei tarde, cheguei atrasada no serviço.
  • Júlia estuda muito como eu.
  • Como foi determinado, não haverá plantão.

Perceba que em todos os exemplos a conjunção como aparece. Não havendo diferenças gráficas na palavra destacada. Entretanto, essa conjunção produz efeitos de sentido diferentes, recebendo, por isso, classificações distintas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seguir, algumas dicas serão dadas para ajudá-lo na classificação da conjunção subordinativa como. Leia com atenção!

Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.

Se a oração subordinada vier em sua posição habitual, ou seja, depois da oração principal, a ideia será de comparação.

A partir de agora, antes de classificar as orações subordinadas, em que a conjunção subordinativa “como” aparece, pare e reflita. Use as observações, você verá que serão muito úteis.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Oceano Índico

Oceano Índico é o oceano que recobre aproximadamente 20% da superfície terrestre. Contendo uma série de rotas comerciais, apresenta grande importância para a economia mundial.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.