Geografia

Rotação terrestre

Descubra o que é a rotação terrestre, a sua origem e como seria o planeta se esse movimento não existisse.

A rotação terrestre dura 24 horas e é responsável pelos dias e noites

A rotação terrestre é um movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, ou seja, é o movimento giratório do nosso planeta, como se fosse um pião girando em pé! Esse movimento é muito importante para nós, pois ele é responsável pela existência dos dias e das noites.

Se observarmos a Terra do espaço sobre a região do Polo Norte, verificaremos que ela gira no sentido anti-horário, ou seja, no sentido contrário ao qual giram os ponteiros do nosso relógio. Da mesma forma, se olharmos a Terra a partir de sua Linha do Equador (linha horizontal entre o norte e o sul do planeta), veremos que o sentido da rotação terrestre é de oeste para leste.

Por causa do sentido em que o movimento de rotação acontece, o movimento aparente do sol é de leste para oeste, ou seja, o sol sempre nasce a leste e se põe a oeste. Isso explica, por exemplo, por que as pessoas chamam o Japão de “terra do sol nascente”, pois, simbolicamente, o dia começa primeiro lá. É claro que isso é só uma convenção e não uma realidade, pois o formato esférico (geoide) do nosso planeta faz que com que, em teoria, nenhum local receba o sol antes do outro.

O movimento de rotação possui uma duração de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos, sendo essa duração de um dia na Terra. Assim, para ficar mais fácil, arrendondamos esse tempo para 24 horas.

Movimento de rotação.

E por que a Terra gira?

A origem do movimento de rotação, segundo as teorias mais aceitas, está relacionada com o processo de formação da própria Terra. O nosso planeta e todo o nosso Sistema Solar foi formado em um único processo, que se originou de uma nuvem de gás e poeira que também estava em rotação em conjunto com a nossa galáxia. Assim, esse movimento foi conservado durante a formação dos planetas e do sol.

Isso significa que o nosso sol também possui um movimento de rotação, assim como os demais planetas que integram o sistema solar. No entanto, a velocidade com que esse movimento acontece varia de um planeta para o outro, e isso faz com que os dias e as noites tenham durações diferentes entre eles.

E se a Terra não girasse?

Se o movimento de rotação não existisse, não seria possível haver vida no nosso planeta. Teríamos um longo dia de seis meses e uma noite com a mesma duração por causa do movimento de translação. Os dias apresentariam temperaturas muito elevadas, impossíveis para qualquer ser vivo resistir. Já as noites seriam tão frias que as temperaturas congelariam quase tudo, sendo também impossível de se viver.

Nessa situação imaginária, as áreas de encontro entre o lado escuro e o lado claro da Terra apresentariam também vários problemas climáticos, como furacões imensos e fortes tempestades, em razão do encontro entre o ar muito frio e o ar muito quente.

Ainda bem que o movimento de rotação existe, não é mesmo!?

Por Rodolfo F. Alves Pena

Versão completa