Pecuária
Pecuária é a atividade de criação de animais para a produção de alimentos e de matérias-primas. Ela pertence ao setor primário da economia.
A pecuária é uma atividade de criação de animais para a produção de alimentos e de matérias-primas. Animais como bois, vacas, porcos, galinhas, cabras e ovelhas podem ser criados confinados através da pecuária intensiva ou em áreas maiores, alimentando-se de pastagem, na pecuária extensiva. Os produtos que são obtidos dessa atividade são carnes, leites, ovos, peles, couros e lãs. Além de serem consumidos pelo produtor e pela sua família, servindo à sua subsistência, ou destinado aos mercados locais ou internacionais, os produtos da pecuária são usados na indústria para a fabricação de diferentes tipos de bens, incluindo roupas e calçados.
A pecuária desempenha papel muito importante na economia e na vida dos seres humanos, da qual faz parte desde a domesticação dos animais há 11.000 anos. Entretanto, essa atividade apresenta impactos negativos para o meio ambiente, como a compactação do solo, o desmatamento e a emissão de gases poluentes da atmosfera.
Leia também: Agricultura — atividade de cultivo do solo e de plantio que garante a produção de alimentos e de matérias-primas
Resumo sobre pecuária
- Pecuária é a atividade de criação de animais para a produção de alimentos e de matérias-primas. Ela pertence ao setor primário da economia.
- A pecuária pode ser classificada de acordo com a finalidade nos seguintes tipos:
- Pecuária de corte: produção de carne.
- Pecuária leiteira: produção de leite.
- Pecuária de lã: produção de lãs, peles e couros.
- São animais da pecuária: bois, vacas, porcos, galinhas, galos, cabras, ovelhas, búfalos etc.
- Os produtos da pecuária são: carnes, leites, ovos, lãs, peles e couros.
- A pecuária pode ser classificada, também, de acordo com as técnicas e o manejo em:
- Pecuária intensiva: os animais são criados em confinamento, e há intensa utilização de técnicas e de maquinários modernos.
- Pecuária extensiva: os animais são criados soltos, e o emprego de técnicas e de maquinários é menor, sendo, por isso, classificada como tradicional.
- Causa impactos ambientais, como a compactação do solo, o desmatamento, as queimadas e a emissão de gases poluentes da atmosfera.
- A pecuária é importante por garantir a subsistência dos seres humanos e por fornecer matérias-primas para a indústria, além de seus produtos serem comercializados com o exterior.
- Essa é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil. Os principais estados produtores são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
- A história da pecuária começou com a domesticação de animais há 11.000 anos, tendo evoluído para tornar-se uma das atividades econômicas de maior relevância no mundo atual.
O que é pecuária?
Pecuária é o nome dado à prática de criação de animais com o objetivo de se produzir alimentos e matérias-primas. Devido a isso, a pecuária é classificada como uma atividade pertencente ao setor primário da economia junto da agricultura e do extrativismo.
Tipos de pecuária
A pecuária pode ser categorizada através da sua finalidade, isto é, conforme o uso dos seus produtos. Com base nesse critério, podemos falar em três tipos de pecuária: de corte, leiteira e de lã. Entenda:
- Pecuária de corte: é aquela que cria animais para a produção de carne. Quando falamos nesse tipo de pecuária, pensamos imediatamente no gado bovino (vacas e bois). Entretanto, porcos, cabras e ovelhas também podem ser criadas nessa modalidade.
- Pecuária leiteira: nesse caso, a criação de animais é feita para a produção de leite. Essa matéria-prima pode ser obtida tanto das vacas quanto de búfalas, de cabras e de ovelhas. O produto da pecuária leiteira é destinado à indústria para o beneficiamento, passando pelo processo de pasteurização (eliminação de micro-organismos por meio da variação de temperatura|1|), ou para a fabricação de derivados como queijos, iogurtes e manteigas.
- Pecuária de lã: a criação de animais é feita para a obtenção de lãs e de peles. Esses produtos são usados principalmente na indústria têxtil para a fabricação de tecidos e de roupas, mas também podem ser aproveitados em outros segmentos da indústria.
Animais da pecuária
Apesar de sempre associarmos a pecuária com a criação de bois ou de vacas, existe uma enorme variedade de animais que são criados para a alimentação (do produtor ou de terceiros) e também para a produção de matérias-primas variadas. Conheça, abaixo, alguns dos animais da pecuária:
- porcos;
- galos e galinhas;
- ovelhas e carneiros;
- búfalos;
São também animais da pecuária:
- bodes;
- burros;
- cavalos;
- codornas;
- coelhos;
- gansos;
- mulas;
- patos;
- perus.
Nem todos eles são criados unicamente para o abate. Os cavalos, por exemplo, são criados para o lazer, para o esporte e como meio de transporte, da mesma forma que os burros e as mulas.
Produtos da pecuária
A pecuária é uma das atividades econômicas responsáveis pela produção de proteína para os seres humanos, a qual é obtida através dos diferentes tipos de carne (bovina, suína, caprina, frango), dos ovos (de galinha, de codorna) e também dos leites extraídos das vacas, das cabras e das búfalas. Os leites são usados para a fabricação de outros tipos de alimentos, que são os chamados derivados do leite, como queijos, manteigas, margarinas e iogurtes, mas esses não são os únicos produtos da pecuária.
Muitas matérias-primas para a indústria são derivadas da criação de animais, como:
- couros e peles, usados na confecção de sapatos, de bolsas, de roupas, de peças de decoração etc.;
- lãs, também empregada na produção de tecidos e de roupas;
- sedas, usadas na fabricação de calçados, de roupas, de roupas de cama.
Pecuária intensiva e extensiva
A pecuária pode ser categorizada conforme o manejo, ou seja, as técnicas empregadas e a forma como os animais são criados. Nesse sentido, temos a pecuária intensiva e a pecuária extensiva. Entenda:
- Pecuária intensiva: a criação dos animais é feita em espaços limitados, isto é, em confinamento. São utilizadas muitas inovações tecnológicas nesse tipo de pecuária, como melhoramento genético e uso de maquinários em etapas como alimentação e ordenha (extração de leite). Dessa forma, a pecuária intensiva também demanda grande volume de dinheiro para ser realizada. Há, ainda, uma grande preocupação com a manutenção de uma dieta balanceada para os animais e com a visita regular de médicos veterinários.
- Pecuária extensiva: a criação de animais é solta, realizada em espaços amplos com alta disponibilidade de alimentos através das pastagens. É um tipo de pecuária mais tradicional, que emprega um menor volume de técnicas ou de maquinários modernos e, por isso, requer menores investimentos financeiros. Por causa disso, quando comparada com os resultados da pecuária intensiva, tem menor produtividade. A pecuária extensiva abastece principalmente os mercados locais e regionais, diferente da intensiva, que exporta uma parcela importante do que é produzido.
Importância da pecuária
A pecuária é uma atividade que tem importância para a subsistência dos seres humanos e para a economia. Em primeiro lugar, ela é responsável por fornecer uma parcela dos alimentos que são consumidos pela sociedade no cotidiano: diferentes tipos de carnes, leite e ovos. Eles fazem parte da nossa dieta há milhares de anos e fornecem proteína, minerais e vitaminas.
Muitas famílias de pequenos produtores depende da pecuária para a sua renda mensal, sendo essa atividade parte do seu sustento não somente através da alimentação, mas, sobretudo, da economia.
Em se tratando de economia, a pecuária é uma importante atividade que auxilia na composição do Produto Interno Bruto (PIB) de várias cidades, países e territórios. A geração de receita para uma determinada área é feita, também, por meio da comercialização.
Os produtos da pecuária são vendidos no próprio território ou enviados para o exterior como exportações. Por isso, podemos afirmar que essa é uma atividade de grande relevância para as relações internacionais e para a balança comercial dos países. O Brasil mesmo é um exportador de carne, assim como Índia, Estados Unidos, Austrália e Argentina. |2|
Impactos ambientais da pecuária
Embora apresente inúmeros benefícios para os seres humanos e para a economia, a pecuária impacta negativamente o meio ambiente. O solo, o ar e a vegetação são os principais recursos afetados pela criação de animais. Nesse sentido, confira a seguir os problemas ambientais causados pela pecuária.
- Compactação do solo, que é o resultado da pressão exercida pelo peso dos animais. Os poros do solo são eliminados, diminuindo a sua capacidade de infiltração e de retenção de água. A compactação deixa o solo mais frágil e suscetível a outros problemas, como a erosão.
- Desmatamento e queimadas, provocados pela abertura de novas áreas para pastagem. Além de remover a vegetação natural e de diminuir a biodiversidade, há a liberação de gases poluentes para a atmosfera, o que afeta a qualidade do ar.
- Emissão de gases poluentes como o metano (CH4), que é proveniente do organismo dos animais, resultado do seu processo digestivo. É considerado um gás do efeito estufa e, por isso, contribui para o agravamento do aquecimento global e das mudanças climáticas.
Pecuária no Brasil
A pecuária é uma das atividades econômicas de grande importância para o Brasil. Desde o início do desenvolvimento do território nacional, ela foi fundamental na expansão do território ocupado e na garantia de alimentos para os centros urbanos que estavam surgindo nos períodos colonial e imperial. Desempenhava, então, um papel de atividade complementar à cana-de-açúcar e ao ouro, por exemplo. Com o passar do tempo, ampliou a sua presença em todo o país, especialmente no Sul e no Centro-Oeste, e tornou-se uma grande exportadora de produtos.
A carne bovina é um dos principais produtos de exportação do Brasil. Ela é adquirida por países como China, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Egito. A carne de frango também fica na lista das principais mercadorias destinadas ao mercado externo pelo Brasil.
Internamente, o rebanho de galináceos é o maior do país. De acordo com o IBGE, são 1,5 bilhão de cabeças, isto é, animais, criados em todo o território nacional. O rebanho bovino fica em segundo lugar, com 238 milhões de cabeças. Os principais estados pecuários do Brasil são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que fazem parte da região Centro-Oeste do país. Hoje em dia, a pecuária tem apresentado crescimento de quase 5% ao ano, contribuindo para o avanço do setor agropecuário no país.
Diferenças entre pecuária e agropecuária
|
Pecuária |
Agropecuária |
|
A pecuária consiste exclusivamente na criação de animais que servem para a subsistência do produtor ou para a comercialização de alimentos e matérias-primas. É uma das práticas que integra a agropecuária. |
A agropecuária reúne as práticas da agricultura e da pecuária. Isso não significa que elas são sempre realizadas juntas no mesmo lugar: apenas que são duas práticas que compartilham semelhanças, como o fato de utilizarem o solo como recurso natural e de fornecerem alimentos e matérias-primas para os seres humanos. |
Veja também: Agropecuária — mais detalhes sobre esse conjunto de atividades
História da pecuária
A história da pecuária começa com a domesticação de animais, que aconteceu há aproximadamente 11.000 anos no continente asiático com a domesticação de ovelhas. As evidências indicam, então, que a criação de animais teve início pouco antes do início do cultivo de plantas e de vegetais para o consumo humano. Antes disso, os seres humanos e os animais coexistiam no espaço. Mesmo com a domesticação dos animais, os indícios de que havia o seu confinamento e, de fato, a prática semelhante àquela que observamos nas fazendas datam de 8.000 anos atrás, no Oriente Médio.
As carnes eram usadas para a alimentação, enquanto as peles e o couro protegiam os seres humanos contra o frio e contra as adversidades do tempo atmosférico. Com o passar do tempo, a pecuária deixou de ser uma simples atividade que servia para a subsistência para se tornar parte do seu sistema econômico. Um exemplo disso é como ela foi inserida no Brasil. Iniciada no século XVI, a pecuária começou como atividade complementar à agricultura, até mesmo mediante o uso do gado como força para a movimentação de equipamentos da lavoura de cana-de-açúcar, e passou a ser uma fonte de renda.
A modernização tecnológica da agropecuária no século XX introduziu várias inovações nesse setor, principalmente no que diz respeito ao melhoramento genético de espécies de animais criadas em confinamento. Com isso, a pecuária passou, também, a fazer parte dos circuitos globais da economia. Atualmente, ela representa uma das principais fornecedoras de commodities em escala internacional. O Brasil, nesse contexto, consagrou-se como o principal produtor e exportador de carne vermelha do mundo.
Atividades sobre pecuária
Questão 1
(Fatec)
A pecuária consiste na criação de animais para a comercialização, principalmente para a obtenção de matérias-primas, como a carne, o leite, o couro, entre outras. Dentro da pecuária, destaca-se a existência de dois sistemas de criação: o extensivo e o intensivo.
<https://tinyurl.com/3y6rf989> Acesso em: 26.03.2023. Adaptado.
O sistema extensivo:
A) consiste na criação do gado solto em grandes áreas, e a dieta dos animais é baseada majoritariamente em pastagem e suplementos minerais.
B) usa métodos avançados de preparo do solo e de cultivo das forrageiras de modo que a exploração deste recurso se dá por um tempo maior.
C) possui uma estratégia nutricional avançada, que, combinada a outras tecnologias alimentares, melhora a produtividade do rebanho.
D) cria os animais em um sistema de confinamento, colocando o maior número de cabeças de gado no menor espaço possível.
E) utiliza inseminação artificial, maquinários computadorizados, agrotóxicos e fertilizantes de alto desempenho.
Resposta:
Alternativa A.
Na pecuária extensiva, os animais são criados em grandes áreas e alimentam-se da pastagem, o que é diferente do que acontece no sistema intensivo de pecuária.
Questão 2
Considerando os seus conhecimentos sobre a atividade pecuária, assinale a alternativa que apresenta a principal região produtora no Brasil.
A) Norte
B) Centro-Oeste
C) Sudeste
D) Sul
E) Nordeste
Resposta:
Alternativa B.
Apesar da importância que a pecuária exibe em todas as regiões do país, a região Centro-Oeste é, hoje, a principal produtora desse setor. Além disso, a maior parte das exportações brasileiras de carne vem dos estados dessa região.
Fontes
Comex Stat. Disponível em: https://comexstat.mdic.gov.br/pt/home.
HARTUNG, Joerg. A short history of livestock production. Hartung, Joerg. In: Livestock Housing: Modern Management to Ensure Optimal Health and Welfare of Farm Animals. Alemanha: Wageningen Academic, 2013. P. 21-34. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287686202_A_short_history_of_livestock_production.
IBGE. Produção Agropecuária. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/br.
REDAÇÃO. Principais diferenças entre pecuária intensiva e extensiva. Agro Estadão, 16 mar. 2022. Disponível em: https://agro.estadao.com.br/summit-agro/principais-diferencas-entre-pecuaria-intensiva-e-extensiva.
SIQUEIRA, Breno. Valor da produção da pecuária e aquicultura chega a R$ 122,4 bilhões em 2023. Agência de Notícias IBGE, 19 set. 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/41352-valor-da-producao-da-pecuaria-e-aquicultura-chega-a-r-122-4-bilhoes-em-2023.