Geografia

ONU – Organização das Nações Unidas

A ONU é uma organização internacional que existe desde 1945 e que tem como objetivo principal manter a paz entre os países. É formada por 193 membros, incluindo o Brasil.

Bandeira da ONU – Organização das Nações Unidas.

A ONU – Organização das Nações Unidas é uma organização internacional que foi criada no ano de 1945 com o objetivo de manter a paz entre os países do mundo e de garantir a segurança da sua população. Essa organização também serve como um centro para a solução de conflitos e para a busca de objetivos em comum entre os territórios, como o desenvolvimento sustentável. Ela funciona através de uma estrutura que é formada por seis órgãos, sendo a Assembleia Geral o principal deles. Hoje, 193 países fazem parte da ONU, incluindo o Brasil.

Leia também: União Europeia — detalhes sobre um dos mais importantes blocos econômicos da atualidade

Resumo sobre a ONU

  • A ONU – Organização das Nações Unidas é uma organização internacional que tem como objetivos principais manter a paz e garantir a segurança da população.

  • A ONU serve para estabelecer a harmonia entre os países, para a garantir os direitos humanos e para promover o desenvolvimento sustentável.

  • Seus objetivos são:

    • manter a paz entre os países;

    • desenvolver uma relação de amizade entre eles;

    • promover a cooperação internacional;

    • servir como centro para a solução de problemas e para a conquista de objetivos comuns.

  • A estrutura da ONU é formada por um conjunto de seis órgãos que garantem o seu funcionamento, sendo a Assembleia Geral o principal deles.

  • Atualmente, 193 países fazem parte da ONU, incluindo o Brasil. Além dos membros, a Santa Sé (Vaticano) e a Palestina integram a organização como observadores.

  • O Brasil entrou na ONU em 1945, e, desde 1947, a organização tem representantes no território brasileiro, como a Unicef, a FAO e a ONU Mulher.

  • A ONU foi criada após o fim da Segunda Guerra Mundial, com a assinatura da Carta das Nações Unidas em 26 de junho de 1945.

  • As atividades da ONU foram oficialmente iniciadas em 24 de outubro de 1945. A data foi estabelecida como o Dia da ONU.

O que é a ONU?

Sede da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos. [1]

ONU – Organização das Nações Unidas é uma organização internacional que existe desde 1945 e que tem como principal objetivo a manutenção da paz e da segurança entre os países e territórios que fazem parte do seu quadro de membros.

Essa é uma organização do tipo multilateral. Isso quer dizer que a ONU é composta por um grupo de diferentes países que defendem temas de interesse comum, além de se reunirem de tempos em tempos para buscar a solução conjunta de problemas que atingem todos eles. A sede da ONU fica localizada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Para que serve a ONU?

A ONU – Organização das Nações Unidas serve para manter a condição de paz entre os países e para garantir que seus territórios sejam áreas seguras para a população. Então, além de estabelecer harmonia em escala mundial, as ações da ONU são importantes para que os direitos humanos dos cidadãos de cada território sejam respeitados. Para que isso seja possível, a ONU desempenha a função de mediadora de disputas internacionais, a exemplo das guerras e dos conflitos étnicos, e de fórum para a solução de diferentes tipos de problemas socioeconômicos, como a fome, a pobreza e o subdesenvolvimento.

O meio ambiente também é uma das preocupações da ONU. Nesse sentido, a organização serve para promover ações voltadas para o combate a desastres naturais, principalmente em países subdesenvolvidos, para a proteção do clima e para o desenvolvimento sustentável.

Visando a atingir esses objetivos, a ONU definiu o que chamou de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cada objetivo representa um conjunto de metas e de ações que devem ser implementadas pelos países para alcançar o desenvolvimento sustentável de seus territórios e, ainda, contribuir para a proteção da natureza.

Acesse também: Declaração Universal dos Direitos Humanos — documento elaborado pela ONU que determina os direitos básicos de todo ser humano

Quais os objetivos da ONU?

Os objetivos da ONU – Organização das Nações Unidas aparecem descritos no artigo 1 do documento chamado Carta das Nações Unidas, que regulamenta as ações dessa organização internacional. Foi esse documento, também, que determinou a fundação da ONU. Assim, são quatro os objetivos da ONU:

  • manter a paz e a segurança internacionais, realizando as ações necessárias para evitar ameaças ou agressões entre os seus membros;

  • desenvolver uma relação de amizade entre os países com base na paz universal, na igualdade, no princípio da autodeterminação dos povos (cada povo tem o direito de escolher como ser governado, seu sistema econômico, sua cultura e outros aspectos que são importantes para definir a sua identidade);

  • promover a cooperação internacional para a solução de problemas e para efetivar o respeito aos direitos humanos em todos os países;

  • ser um centro que tem como propósito harmonizar a ação dos países para que os objetivos em comum entre eles sejam atingidos.

Estrutura da ONU

Salão onde acontecem as reuniões da Assembleia Geral, principal órgão da ONU. [2]

A principal estrutura da ONU – Organização das Nações Unidas é formada por seis diferentes órgãos. Cada um deles apresenta uma função específica, e apresenta importância para a manutenção das suas atividades e coordenação das ações dessa organização em escala internacional. Abaixo, conheça cada um dos órgãos que formam a estrutura das Nações Unidas:

Estrutura da ONU

Órgão

Função

Assembleia Geral

Elabora e coloca em prática as políticas da organização, tanto internas quanto referentes aos seus membros.

Conselho de Segurança

Mantém a paz e a harmonia entre os membros, promovendo a mediação e a intervenção em conflitos.

Conselho Econômico e Social

Elabora medidas para o desenvolvimento socioeconômico de seus membros.

Conselho de Administração Fiduciária

Fornece auxílio e prepara territórios que estão no processo de se tornarem independentes.

Corte Internacional de Justiça

Responsável pela solução de conflitos diplomáticos e guerras por via jurídica. Também julga casos de violações de direitos humanos.

Secretariado

Responsável pela administração da ONU.

Países que fazem parte da ONU

A ONU – Organização das Nações Unidas é formada por 193 países. Todos eles são os países independentes e que foram reconhecidos pela comunidade internacional. O último país a se juntar ao quadro de membros da ONU foi o Sudão do Sul, que se tornou independente no ano de 2011.

Além dos membros oficiais, a ONU tem territórios que são classificados como observadores:

  • Santa Sé, que é a autoridade que governa o Vaticano;

  • Palestina, território que foi delimitado pela ONU em 1947 e é reconhecido por 157 países. Contudo, ainda não possui status oficial de Estado nacional independente.

O mapa abaixo mostra, em azul, todos os países e territórios que fazem parte da ONU. Note que, além da Antártida, é possível observar o Saara Ocidental na cor cinza. O Saara Ocidental é um território localizado no noroeste da África e que não é reconhecido como um Estado independente pela comunidade internacional, sendo, além disso, uma área de disputa com o Marrocos.

Todos os 193 países independentes fazem parte da ONU. [3]

Confira também: O que são blocos econômicos?

ONU no Brasil

A ONU – Organização das Nações Unidas está presente em todos os seus países-membros, o que inclui o Brasil. O Sistema das Nações Unidas no Brasil existe desde o ano de 1947, tendo iniciado suas atividades dois anos depois do ingresso do país na organização. Ele é composto por agências especializadas e por subdivisões da ONU que cuidam de áreas específicas de atuação, como o desenvolvimento socioeconômico, o trabalho, os refugiados e o meio ambiente, por exemplo.

São 27 unidades representantes da ONU no Brasil atualmente, em conjunto com um Coordenador Residente que gerencia as atividades dessa organização no território brasileiro. Conheça, a seguir, o nome de algumas das representações da ONU no Brasil:

  • Agência de Refugiados da ONU (Acnur);

  • Banco Mundial;

  • Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);

  • ONU Mulher;

  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco);

  • Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO);

  • Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

História da ONU

A ONU – Organização das Nações Unidas é uma organização multilateral que surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945. Antes dela, no entanto, a Liga das Nações (ou Sociedade das Nações) foi criada no ano de 1919, depois da Primeira Guerra Mundial, como uma tentativa de manter a harmonia entre os países e evitar um novo conflito dessa magnitude. A Liga das Nações não obteve sucesso em sua principal missão, e a guerra que se instalou em 1939 ficou marcada pela morte de milhões de pessoas e por uma sucessão de crimes contra a humanidade.

Com o fim do conflito, era necessário reconstruir os países envolvidos e restaurar a ordem social, política e econômica. Para discutir a situação em que o mundo se encontrava e procurar soluções para a manutenção da paz a longo prazo, foi organizada uma reunião de 50 representantes de países na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia (EUA) entre 25 de abril e 26 de junho de 1945. No último dia da reunião, foi lançada a Carta das Nações Unidas, documento que instituiu a criação da Organização das Nações Unidas, a ONU.

A data de 24 de outubro foi definido como o Dia da ONU.

As atividades da ONU tiveram início oficialmente em 24 de outubro de 1945, quando a Carta das Nações Unidas entrou em vigor. Devido a isso, estabeleceu-se a data como o Dia da ONU.

Créditos de imagem

[1] 4kclips / Shutterstock

[2] Songquan Deng / Shutterstock

[3] Lateiner / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

Nações Unidas Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br.

United Nations. Disponível em: https://www.un.org/en/.

Por Paloma Guitarrara

Versão completa