Geografia

Oceano Índico

Oceano Índico é o oceano que recobre aproximadamente 20% da superfície terrestre. Contendo uma série de rotas comerciais, apresenta grande importância para a economia mundial.

O Oceano Índico se estende entre o sul da Ásia, o leste da África e o oeste da Oceania.

O Oceano Índico é o terceiro maior oceano do planeta Terra. Ele recobre cerca de um quinto da superfície terrestre, e banha mais de 30 países no leste da África, sul da Ásia e oeste da Oceania. Suas águas superficiais atingem temperaturas de até 28 ºC, sendo influenciadas por diferentes sistemas atmosféricos, que vão desde o polar até o de monções.

A profundidade do Oceano Índico é de 3,7 mil metros em média, mas chega a 7,1 mil metros na Fossa de Java. Além das fossas oceânicas, esse oceano tem um assoalho formado por diferentes formas de relevo, além de abrigar uma biodiversidade que é parcialmente desconhecida.

O estabelecimento de rotas comerciais desde o século XVI e o desenvolvimento de atividades como o turismo, a extração petrolífera e a pesca tornam o Oceano Índico histórica e economicamente importante. As águas desse corpo hídrico exercem influência, ainda, no clima e na manutenção do equilíbrio ecológico em escala global.

Leia também: Quais são os oceanos do mundo?

Resumo sobre o Oceano Índico

  • O Oceano Índico é um dos cinco oceanos do planeta Terra.

  • Ele banha o sul da Ásia, o leste da África e o oeste da Oceania. Limita-se, ao sul, pelo Oceano Glacial Antártico.

  • A sua área representa aproximadamente 20% da superfície terrestre. É, por isso, o terceiro maior oceano do mundo.

  • A profundidade média do Oceano Índico é de 3741 metros. Com relevo diverso, seu ponto mais profundo fica na Fossa de Java, 7192 metros abaixo da superfície.

  • Recebe a influência de diferentes sistemas de circulação atmosférica, desde as monções até os ventos polares, o que condiciona o aparecimento de climas diversos na sua superfície.

  • Tem salinidade dentro da média dos oceanos, e a suas temperaturas superficiais podem chegar até 27 ºC em períodos mais quentes.

  • Tem menos mares e ilhas do que os oceanos Atlântico e Pacífico. Entre as ilhas do Índico, estão países como Madagascar, Sri Lanka e Maldivas.

  • Os principais mares do Oceano Índico são o Mar Vermelho e o Mar Arábico.

  • Abriga algumas das mais importantes rotas do comércio internacional, além de conter recursos, como o petróleo, em seu assoalho.

  • Além de ser importante para a economia dos mais de 30 países que banha, o Oceano Índico desempenha papel fundamental no equilíbrio ecológico e climático do planeta Terra.

Características do Oceano Índico

O Oceano Índico é um dos cinco oceanos do planeta Terra. Ele está localizado entre os continentes africano, asiático e oceânico, sendo limitado, ao sul, pelo Oceano Glacial Antártico. Diferentemente dos outros oceanos, entretanto, o Índico é fechado em uma de suas extremidades, que, no caso, é a norte.

A sua costa de 66.526 km compreende o litoral de 34 países e mais um conjunto de ilhas e departamentos e territórios ultramarinos. Nota-se, entretanto, que o total de ilhas presentes no Oceano Índico é menor do que nos maiores oceanos do planeta, o Pacífico e o Atlântico.

A superfície do Oceano Índico tem uma área de 70.560.000 km², o que representa um quinto de toda a superfície recoberta por água salgada do planeta Terra. O volume de água que ele contém é de 264.000.0000 km³, que também se aproxima de um quinto do oceano global. O Oceano Índico recobre uma área formada por um relevo oceânico bastante heterogêneo, em que a extensa planície abissal é cortada por feições como: dorsais oceânicas, que, no caso, são quatro; planaltos; montes; e formas conhecidas como guyots. Os guyots também representam elevações no fundo do oceano, mas têm o topo plano.

Existem muitas zonas de falha geológica na região recoberta pelo Oceano Índico. Por causa disso, seu assoalho é composto por um conjunto de fossas oceânicas, como a Fossa de Java. Essa fossa fica próxima da Indonésia e tem profundidade máxima de 7192 metros, a maior do Oceano Índico. Em média, entretanto, esse oceano tem profundidade de 3741 metros.

Além da formação de fossas, o fato de o Oceano Índico abranger tantas zonas de falha significa que existem muitas placas tectônicas convergentes sob ele. Assim, fenômenos como maremotos, tsunamis e vulcanismo são igualmente registrados.

O sistema de vento conhecido como monções exerce influência sobre o clima em parte do Oceano Índico.

O clima em que o Oceano Índico se insere é bastante complexo, uma vez que ele é influenciado por um conjunto de massas de ar e sistemas de vento com características distintas: desde as monções quentes e úmidas que interferem no sul da Ásia até as massas polares que sobem a partir do seu limite com o Oceano Glacial Antártico. O mesmo acontece com as correntes marítimas que se deslocam por suas águas. Ainda assim, a temperatura superficial geral do Oceano Índico é elevada e atinge entre 27 ºC e 28 ºC em determinadas áreas. Esse fato influencia a formação de fenômenos como os ciclones tropicais.

A salinidade do Oceano Índico fica na média considerada para os oceanos: entre 32 e 37 g/L. No entanto, existem muitos trechos que apresentam elevado teor de sais dissolvidos e que atingem o ponto máximo desse intervalo, como é o caso do Mar Arábico.

Os recifes de corais se desenvolvem nas águas rasas do Oceano Índico.

O Oceano Índico concentra, ainda, uma grande biodiversidade que é formada por dezenas de milhares de espécies de animais e de plantas marinhas. No entanto, como acontece com os demais oceanos, uma parcela significativa desses seres vivos ainda é desconhecida pela ciência. Os recifes de corais são muito comuns nesse oceano, desenvolvendo-se sobretudo nas águas mais rasas.

Por si só, essas estruturas desenvolvem um ecossistema marinho particular em que vivem centenas de diferentes espécies de animais. Pelas águas do Oceano Índico, é possível encontrar também uma grande variedade de peixes e crustáceos, além de mamíferos de grande porte, como o dugongo (ou vaca-marinha).

Mapa do Oceano Índico

Países banhados pelo Oceano Índico

Países da África banhados pelo Oceano Índico

África do Sul

Moçambique

Comores

Quênia

Djibouti

Seychelles

Egito*

Somália

Eritreia

Sudão

Madagascar

Tanzânia

*A Península do Sinai, que fica na Ásia, também é banhada pelo Oceano Índico.

Países da Ásia banhados pelo Oceano Índico

Arábia Saudita

Índia

Maldivas

Bangladesh

Indonésia

Mianmar

Bahrein

Irã

Omã

Catar (Qatar)

Iraque

Paquistão

Emirados Árabes Unidos

Israel

Sri Lanka

Kuwait

Jordânia

Tailândia

Iêmen

Malásia

Timor-Leste

 

Países da Oceania banhados pelo Oceano Índico

Austrália

Ilhas e mares do Oceano Índico

Diferentemente dos oceanos Pacífico e Atlântico, os dois maiores do mundo, o Oceano Índico tem um número reduzido de ilhas sobre ele. Algumas delas são países, como Madagascar, Seychelles e as Maldivas. Outras, por sua vez, são territórios ultramarinos pertencentes a países como a França (Mayotte). Veja, a seguir, as principais ilhas do Oceano Índico:

  • Ilhas Ashmore e Cartier;

  • Ilhas Christmas;

  • Ilhas Côcos;

  • Ilha Heard e Ilhas McDonald;

  • Ilhas da Reunião;

  • Ilha do Príncipe Eduardo;

  • Ilhas Maurício;

  • Madagascar;

  • Maldivas;

  • Mayotte;

  • Seychelles.

O Mar Vermelho é parte do Oceano Índico.

Assim como as ilhas, o total de mares e de golfos no Oceano Índico é menor quando comparado aos dois oceanos anteriormente citados. No entanto, como abordaremos adiante, isso não diminui a importância das suas águas. São mares do Oceano Índico:

Mar Arábico

Mar de Timor

Golfo Pérsico

Mar de Andamão

Mar das Laquedivas

Golfo de Áden

Mar das Flores

Mar Vermelho

Golfo de Omã

Por que o nome Oceano Índico?

O nome Oceano Índico se deve à localização desse corpo hídrico. Suas águas banham inúmeros países, entre os quais estão a Índia e a região conhecida como o subcontinente indiano. A denominação “Índico” pode ter surgido ainda no século XVI, quando se intensificou o trânsito de navios naquela região, oriundos da Europa e com a intenção de estabelecerem postos comerciais e buscarem especiarias nas chamadas Índias Orientais.

Importância do Oceano Índico

O Oceano Índico tem importância econômica, ambiental, social e até mesmo histórica para os países que banha. Esse corpo hídrico apresenta um amplo conjunto de recursos naturais sob suas águas, dentre os quais se destaca o petróleo e o gás natural. Alguns dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo ficam no Golfo Pérsico, parte do Oceano Índico. Em meio a esses países, estão quatro membros fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Além dos combustíveis fósseis, existem nódulos metálicos e ricos depósitos minerais em seu assoalho.

Através do Oceano Índico se estabeleceram algumas das primeiras rotas comerciais entre o Oriente e o Ocidente, tornando esse oceano importante para a história das relações entre essas regiões do mundo, mas sobretudo entre os continentes Europa e Ásia. Atualmente, existe um grande projeto em andamento nas águas do Índico que tem sido apelidado de Nova Rota da Seda. Essa iniciativa tem origem na China, e prevê o estabelecimento de rotas terrestres e marítimas para o desenvolvimento comercial e infraestrutural de países asiáticos, principalmente, e africanos.

Parte do comércio internacional se realiza através do Oceano Índico.

Assim como no passado, as rotas comerciais continuam a representar uma parcela importante da economia no Oceano Índico. Lembremos que é nesse oceano que fica o Mar Vermelho, o qual se conecta com o Mar Mediterrâneo por meio do Canal de Suez, que tem papel estratégico no comércio internacional. A pesca e o turismo são outras atividades desenvolvidas nas águas do Oceano Índico, sendo elas importantes tanto para a subsistência de comunidades quanto para a arrecadação de receitas para Estados e municípios.

Em termos ambientais, a biodiversidade do Oceano Índico integra um sistema muito maior que é o do oceano global. Portanto, sua manutenção é de extrema importância para o equilíbrio ecossistêmico e ambiental da biosfera. Além disso, as águas do Oceano Índico auxiliam na circulação geral da atmosfera e na circulação oceânica por meio de suas correntes, o que é fundamental para o bom funcionamento do Sistema Terra.

Acesse também: Você sabe qual é a diferença entre mar e oceano?

Exercícios resolvidos sobre Oceano Índico

Questão 1

As águas desse oceano tiveram um papel crucial no estabelecimento de rotas marítimas entre a Europa e a Ásia nos séculos XV e XVI, além de abrigarem amplas jazidas de petróleo que proporcionaram o desenvolvimento de importantes economias no Oriente Médio. Essas características correspondem ao oceano:

A) Pacífico

B) Índico

C) Atlântico

D) Ártico

E) Antártico

Resolução:

Alternativa B.

Muitas rotas comerciais importantes se estabeleceram no Oceano Índico a partir do século XV, e ele continua sendo parte do comércio internacional e da geopolítica, sobretudo aquela que envolve o petróleo.

Questão 2

O Oceano Índico é um corpo hídrico de importância histórica, econômica e ambiental. Dentre as características elencadas a seguir, indique qual delas melhor descreve esse oceano:

A) Apresenta salinidade superior à média em toda a sua extensão.

B) O clima que se desenvolve sobre ele é homogêneo, o que se deve à temperatura de suas águas.

C) Recobre aproximadamente 20% da superfície terrestre.

D) Sua abertura ao norte proporciona conexão com o Oceano Glacial Ártico.

E) Somente correntes marítimas quentes influenciam na movimentação de suas águas.

Resolução:

Alternativa C.

O Oceano Índico é o terceiro maior do mundo, e a sua superfície representa cerca de 20% da área do planeta Terra.

Fontes

CIA. The World Fact Book: Indian Ocean. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/oceans/indian-ocean/.

Indian Ocean in World History. Disponível em: https://www.indianoceanhistory.org/default.aspx.

MORGAN, Joseph; KANAYEV, Viktor Filipovich. Indian Ocean. Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Indian-Ocean.

Por Paloma Guitarrara

Versão completa