Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Oceania

Conheça algumas características gerais da Oceania, um continente basicamente formado por ilhas.

Oceania, o menor dentre os continentes da Terra Oceania, o menor dentre os continentes da Terra

A Oceania é um continente localizado ao sudeste da Ásia, banhado pelos oceanos Índico e Pacífico. É o menor dentre os continentes, o mais isolado e, por isso, o último a ser descoberto e conquistado pelos europeus, sendo por isso chamado de “novíssimo mundo”.

A maior parte de suas terras, cerca de 94%, é território da Austrália, sendo a única porção de terras de dimensões continentais desse local. Os outros 6% estão divididos em milhares e milhares de ilhas. No total, são 14 países e 38 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 8.480.000 km².

A Austrália, além de ser o maior país em dimensões territoriais, é também o mais desenvolvido econômico e socialmente, possuindo o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano do planeta. Sidney, é a maior, mais populosa e mais desenvolvida cidade do continente. Por essas razões, muitas pessoas o denominam por Australásia.


Sidney, a capital da Austrália, sede dos Jogos Olímpicos de 2000

A porção de ilhas que compõe a Oceania é regionalizada em Melanésia, Micronésia e Polinésia. Em tradução literal, esses nomes significam, respectivamente, “ilhas habitadas por negros”, “pequenas ilhas” e “muitas ilhas”. Observe o mapa abaixo para conferir essa divisão:


Divisão regional da Oceania

O continente é considerado de formação geológica recente, de forma que grande parte do seu relevo é de origem vulcânica e sofreu em menor escala as ações dos agentes externos de transformação do solo e das rochas. Por se encontrar no limite entre duas placas tectônicas, inúmeras regiões apresentam registros de terremotos.

Por se tratar de um conjunto de ilhas, a maioria dos animais da Oceania é endêmica, ou seja, só existem nesse lugar do mundo, sendo, por isso, ameaçados constantemente de extinção. Dentre eles, podemos destacar o Canguru e o Demônio da Tasmânia.

A maioria das ilhas e locais que fazem parte desse continente é de grande beleza, com paisagens verdadeiramente exuberantes. Não por acaso, a principal atividade econômica da maioria desses países é o turismo. Outras atividades importantes são a pesca e a agricultura.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Antártida

Geografia

Continente Africano

Geografia

Continente Americano

Geografia

Continente Asiático

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.