Ciências

Tubarão-baleia

Que tal saber mais sobre o maior peixe do mundo? Clique aqui e conheça o tubarão-baleia!

O tubarão-baleia é o maior peixe existente no mundo.

Com certeza você já se perguntou sobre o maior peixe que existe no mundo! Hoje, além da resposta para essa pergunta, você vai conhecer algumas curiosidades a respeito de um magnífico animal que vive nos mares tropicais e temperados do planeta. Pronto para conhecer esse maravilhoso ser vivo?

O maior peixe do mundo é o tubarão-baleia. Não se engane com o termo baleia no nome desse animal, ele não é um mamífero! Esse peixe está no grupo dos peixes cartilaginosos, vive em ambiente marinho, nas águas tropicas e quentes temperadas, e seu nome científico é Rhincodon typus.

O tubarão-baleia, também chamado de pintadinho e cação-estrela, possui um corpo robusto cheio de manchas e listras, além de uma cabeça achatada e larga bastante característica. Esse animal pode atingir até 20 metros de comprimento e pesar mais de 12 toneladas. O maior tubarão-baleia já registrado pesava incríveis 34 toneladas.

Apesar de ser um animal gigantesco, o tubarão-baleia não é um grande predador dos oceanos. Ele alimenta-se de pequenos organismos, tais como pequenos crustáceos que formam o chamado plâncton. Eles também comem alguns peixes e moluscos, como as lulas. Para alimentar-se, ele usa uma estratégia bastante peculiar para um animal tão grande: a sucção e a filtração.

Esses animais são ovovivíparos, ou seja, o desenvolvimento do embrião ocorre no interior do corpo da mãe, porém eles nutrem-se por meio da bolsa vitelínica. Esse tipo de reprodução também é conhecido como viviparidade lecitotrófica.

Os tubarões-baleia são encontrados frequentemente nas mesmas áreas todos os anos, provavelmente em razão da fartura de alimentos em certas regiões. Aqui no Brasil, ele é encontrado praticamente em toda a costa, porém são mais frequentemente avistados no arquipélago de São Pedro e São Paulo em Pernambuco.

O tubarão-baleia é um animal bastante dócil

Por frequentarem sempre as mesmas regiões, esses pontos são geralmente fonte de muita exploração turística. Na Austrália, por exemplo, existem pontos em que é possível nadar tranquilamente com esses animais. Apesar do nome tubarão ser bastante assustador, os tubarões-baleia são animais muito dóceis, por isso, nadar com eles não gera muitos riscos.

Atualmente os tubarões-baleia estão classificados como vulneráveis na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Apesar de serem protegidos por lei em alguns lugares do mundo, a caça é permitida em certas regiões, tais como em Taiwan. A caça predatória é responsável por centenas de mortes todos os anos, o que prejudica seriamente o futuro da espécie.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa