Irritabilidade nos seres vivos
Compreenda o que é irritabilidade e conheça alguns dos principais exemplos desse fenômeno.
Quando falamos em irritabilidade, muitas pessoas pensam apenas no estado de raiva e irritação. Entretanto, a palavra irritabilidade tem outro significado para a Biologia. Vamos entender do que se trata?
→ O que é irritabilidade?
Quando falamos sobre irritabilidade em Biologia, referimo-nos à capacidade dos seres vivos de responderem a estímulos, internos ou externos, ou mudanças no meio. Essa resposta pode ocorrer de várias formas, como o afastamento ou o crescimento em direção a esse estímulo.
O processo de irritabilidade não é exclusividade dos animais, não sendo, portanto, uma resposta exclusiva do sistema nervoso. Cada célula responde de maneira diferente a um estímulo. No caso das células do sistema nervoso, ocorre uma transmissão de impulso, processo conhecido como condutibilidade.
→ Exemplos do processo de irritabilidade
A sensitiva fecha suas folhas ao ser tocada
Podemos citar vários exemplos da capacidade dos organismos de responder a estímulos. Veja a seguir alguns deles:
-
Crescimento da planta em direção à fonte de luz: As plantas possuem a capacidade de crescer em direção à luz como uma forma de obter a energia luminosa fundamental para seus processos de fotossíntese. O crescimento em resposta a estímulos luminosos na planta é chamado de fototropismo.
-
Sensitiva: A planta sensitiva, ao ser tocada, fecha seus folíolos. Isso ocorre graças à perda de água que ocorre na base das pequenas folhinhas.
-
Dioneia (Planta carnívora): Essa planta fecha suas folhas após ser estimuladas pelo toque, por exemplo, de um inseto que pousa em suas armadilhas. Assim como a sensitiva, o fechamento das folhas está relacionado com a perda de água.
-
Dilatação da pupila: A pupila dos animais apresenta-se dilatada em ambientes escuros como uma forma de adaptação à pequena quantidade de luz disponível. Quando a luz é colocada em direção aos nossos olhos, a pupila contrai-se para proteger-se da luz intensa.
→ Diferença entre irritabilidade e sensibilidade
A irritabilidade é uma capacidade presente em todos os seres vivos, mas a sensibilidade é uma característica exclusiva dos animais. Entende-se por sensibilidade a capacidade de detectar e processar a informação gerada por um estímulo. Ela é exclusiva dos animais porque apenas esses seres possuem sistema nervoso.
Por Ma. Vanessa dos Santos