O que é uma ilha?

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O que é uma ilha? A ilha dessa foto está localizada nas Maldivas, no Oceano Índico
PUBLICIDADE

Uma ilha é definida como uma área do relevo que se encontra cercada de água por todos os seus lados. Obviamente, como a maior parte da superfície terrestre é formada por água e, portanto, tudo está cercado por ela, existe um limite de tamanho para se definir o que é uma ilha e o que não é.

A maior ilha do mundo, nesse caso, é a Groenlândia, com uma área de 2 130 800 km². Acima dela, está a Austrália, que, no entanto, não é considerada uma ilha, mas sim um continente, pois apresenta uma área de 13 000 000 km², bem maior, portanto.

É importante entender que, para ser uma ilha, é preciso que a água que está em sua volta seja do mesmo tipo. Por exemplo: se um terreno é cercado por um rio de um lado e pelo mar de outro, ele não é uma ilha. No entanto, se ele for cercado só por água dos rios ou só por água dos oceanos, aí sim ele é considerado uma ilha.

Dessa forma, além das ilhas oceânicas – cercada pela água dos mares –, existem também as ilhas fluviais, que são aquelas cercadas pela água doce. A Ilha do Bananal, localizada no estado de Tocantins, é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Araguaia e Javaés.

Se levarmos em conta a origem das ilhas, temos as ilhas vulcânicas (formadas pela solidificação da lava dos vulcões) e as ilhas continentais (muito próximas do continente e que se formaram depois de se separarem dele).

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que uma ilha não “flutua” nas águas, e isso inclui as ilhas presentes no oceano. Na verdade, se observamos por baixo da superfície marinha, por exemplo, descobriremos que elas estão ligadas internamente aos continentes. Veja só:

Esquema de uma ilha oceânica
Esquema de uma ilha oceânica

Como já dissemos, a maior ilha do mundo é a Groenlândia, um lugar gelado localizado no hemisfério norte e que pertence à Dinamarca. Já a menor ilha habitada do mundo é Saint Martin, um território administrado por França e Holanda em conjunto, onde existem belas praias e um grande potencial turístico.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

10.0

    Escola Kids