Zooplâncton

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Zooplâncton O zooplâncton é composto por plânctons com nutrição heterotrófica.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Zooplâncton é um grupo de plânctons que possui nutrição heterotrófica. Seus representantes podem ser herbívoros, carnívoros, detritívoros e onívoros. Esses organismos estão presentes em ambiente de água doce e em água salgada, onde são extremamente importantes na cadeia alimentar, atuando como consumidores e servindo de presas para vários seres vivos.

Resumo

Zooplâncton é um tipo de plâncton, ou seja, são organismos que vivem flutuando na água e são, frequentemente, levados pela correnteza. Eles diferem-se do fitoplâncton por não serem capazes de sintetizar seu próprio alimento, apresentando, portanto, uma nutrição heterotrófica. Como representantes do zooplâncton, podemos citar protozoários, microcrustáceos e larvas de insetos.

O zooplâncton apresenta um importante papel na cadeia alimentar, onde atua como consumidor e como presa para outros organismos. Eles destacam-se por seu papel na condução do fluxo de energia, pois muitos alimentam-se de organismos produtores, conduzindo a energia desses grupos para níveis tróficos superiores.

Os componentes do zooplâncton podem passar toda sua vida ou apenas parte dela no plâncton. Quando passam parte da sua vida no plâncton, são chamados de meroplânctons. Quando passam todo seu ciclo de vida nessas comunidades, são chamados de holoplânctons.

O que é plâncton?

Observe um representante de zooplâncton de água doce.
Observe um representante de zooplâncton de água doce.

Plâncton é o nome dado ao conjunto de organismos que vive flutuando na água e são, por isso, levados facilmente pela correnteza. Esse grupo de organismos apresenta um modo de locomoção limitado e pode ser classificado em dois grandes grupos: fitoplâncton e zooplâncton. Ambos os grupos podem ocorrer em água doce e salgada e englobam uma série de organismos com cores, formas e tamanhos distintos.

Leia também: Bagres marinhos e seu veneno

O que é zooplâncton?

Zooplâncton pode ser definido como o plâncton formado por organismos heterotróficos, ou seja, por organismos incapazes de produzir seu próprio alimento. Esses seres vivos apresentam hábitos alimentares variados, podendo ser herbívoros, carnívoros, onívoros e detritívoros. Entre os alimentos consumidos pelo zooplâncton, podemos citar fitoplâncton, bactérias e, até mesmo, outros componentes do zooplâncton.

Como o zooplâncton é um tipo de plâncton, ele vive flutuando na água. Entretanto, apesar de o plâncton ter como característica a baixa capacidade de locomover-se, o zooplâncton apresenta algumas espécies que se movem ativamente, como os microcrustáceos.

Diversos seres vivos fazem parte do zooplâncton. Entre eles, podemos citar protozoários, microcrustáceos, larvas de insetos, larvas de moluscos e alguns vermes. Vale salientar que os zooplânctons marinho e de água doce apresentam grande diversidade, entretanto, o marinho apresenta mais variedades de filos de invertebrados.

Entre as importâncias do zooplâncton, podemos citar seu papel na cadeia alimentar, seu papel como bioindicador da qualidade da água e seu uso na criação de peixes (piscicultura).

Alguns microscrustáceos fazem parte da composição do zooplâncton.
Alguns microscrustáceos fazem parte da composição do zooplâncton.

Importância do zooplâncton

O zooplâncton apresenta importância fundamental na cadeia alimentar aquática, assumindo papel de consumidor e de presa. Esses organismos servem de alimento para várias espécies, como baleias e outros componentes do zooplâncton. Além disso, o zooplâncton tem papel de conduzir o fluxo de energia, pois, quando se alimenta de produtores, garante que a energia seja levada para níveis superiores.

Os organismos que formam o zooplâncton, geralmente, possuem ciclo de vida curto, o que faz com que essa comunidade seja afetada rapidamente por alterações no ambiente, como concentração de nutrientes e aumento de temperaturas. Em decorrência dessa rápida resposta ambiental, o zooplâncton pode ser um bom indicador da qualidade da água.

Além disso, o zooplâncton é utilizado, em muitos locais, na criação de peixes. Fornecido como alimento vivo para os peixes, o zooplâncton é capaz de garantir a sobrevivência e o crescimento desses animais quando ainda são alevinos (filhotes). A alimentação por zooplâncton apresenta resultados superiores do que a administração de ração.

Zooplâncton na cadeia alimentar

Na cadeia alimentar, os organismos que formam o zooplâncton podem ocupar diferentes papéis. Quando se alimentam do fitoplâncton, esses organismos atuam como consumidores primários. Entretanto, o zooplâncton pode ser formado por organismos herbívoros, carnívoros, detritívoros e onívoros. Isso significa que o zooplâncton poderá ocupar diferentes níveis tróficos em uma cadeia alimentar.

Não podemos esquecer-nos ainda de que o zooplâncton, além de ser presa de outros zooplânctons, é presa de muitos outros organismos. A baleia jubarte, por exemplo, alimenta-se de grande quantidade desses seres vivos. Elas abocanham a água contendo pequenos peixes e zooplânctons e fazem sua filtração, jogando para fora de seu corpo a água já sem alimento.

Leia também: Baleia-azul - o maior animal do planeta

Classificação do zooplâncton

O zooplâncton pode ser classificado de diferentes maneiras. Uma dessas classificações é sua divisão em holoplâncton e meroplâncton.

  • Holoplâncton: grupo de organismos que passa todo o ciclo de suas vidas no plâncton. É chamado, frequentemente, de zooplâncton permanente.

  • Meroplâncton: grupo de organismos que passa apenas uma fase do seu ciclo de vida no plâncton, como a fase de ovo, larva ou adulta. Nesse caso, podemos citar como exemplo as fases larvais das esponjas, que vivem no plâncton. A fase adulta das esponjas, porém, é fixa no substrato. O meroplâncton é conhecido também como zooplâncton temporário.

Zooplâncton e fitoplâncton

Zooplâncton e fitoplâncton são grupos de plânctons.
Zooplâncton e fitoplâncton são grupos de plânctons.

Zooplâncton e o fitoplâncton são grupos diferentes de plânctons e caracterizam-se pelo fato de flutuarem sobre a coluna de água e serem levados facilmente pela correnteza. A principal diferença entre esses dois grupos de organismo está na forma de sua nutrição. O fitoplâncton realiza fotossíntese, possuindo, portanto, nutrição autotrófica. Já o zooplâncton é formado por organismos que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, que retiram de outros seres vivos os nutrientes necessários para sua sobrevivência. O fitoplâncton é a base da cadeia alimentar e serve de alimento para o zooplâncton, que atua, assim, como consumidor primário nas cadeias alimentares aquáticas.

Avaliação

10.0

    Escola Kids