Fitoplâncton

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fitoplâncton O fitoplâncton é constituído por algas e cianobactérias.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Fitoplâncton é um termo utilizado para definir um conjunto de organismos microscópicos fotossintetizantes que flutuam na coluna de água. Um exemplo de organismo que faz parte do fitoplâncton são as cianobactérias, procariotos capazes de realizar fotossíntese.

Resumo

Fitoplâncton é um tipo de plâncton, ou seja, é um grupo de organismos microscópicos que flutua na água doce e em ambiente marinho. Esse tipo de plâncton destaca-se por ser capaz de realizar fotossíntese (organismo produtor), sendo a base da cadeia alimentar dos ambientes aquáticos. O fitoplâncton diferencia-se do zooplâncton, pois estes são organismos heterotróficos, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.

O fitoplâncton é fundamental para o ecossistema aquático. Variações em sua quantidade podem causar danos ao ecossistema. O aumento exagerado desses organismos (florações), por exemplo, pode levar a um aumento de toxinas e até à redução dos níveis de oxigênio aquático. Variações como quantidade de nutrientes e temperatura podem afetar a quantidade de fitoplânctons na água.

Esse tipo de plâncton pode ser classificado de acordo com seu tamanho e forma de vida. De acordo com o tamanho, o fitoplâncton pode ser classificado em picoplâncton, nanoplâncton, microplâncton e mesoplâncton. Já de acordo com sua forma de vida, pode ser classificado em unicelular, colonial ou filamentoso.

No fitoplâncton, há micro-organismos capazes de realizar fotossíntese.
No fitoplâncton, há micro-organismos capazes de realizar fotossíntese.

O que é plâncton?

Plâncton são comunidades formadas por organismos microscópicos que flutuam em correntes de água próximas à superfície. Esses organismos apresentam uma limitada capacidade de locomoção. O plâncton é encontrado em água doce e em água salgada e pode ser classificado em dois grupos: fitoplâncton e zooplâncton.

→ O que é fitoplâncton?

Fitoplâncton é um conjunto de organismos microscópicos fotossintetizantes que estão adaptados a passar grande parte de sua vida flutuando em águas abertas oceânicas ou continentais (águas presentes na superfície da Terra, como lagos e rios). As cianobactérias e algas, como as diatomáceas, são componentes do fitoplâncton, pois são organismos microscópicos que fazem fotossíntese.

Leia também: Produção de oxigênio pelas algas e árvores

O fitoplâncton apresenta uma limitada capacidade de locomover-se e é capaz de flutuar nas correntes de água graças a algumas estruturas que possuem, como flagelos, mucilagem e aerótopos. Os flagelos, estruturas que lembram fios, movem-se como chicotes e ajudam na locomoção. A mucilagem, por sua vez, é uma substância que envolve a alga ou a cianobactéria, garantindo sua locomoção ou flutuação. Outra estrutura importante são os aerótopos, vesículas de gás que atuam na flutuação.

Classificação do fitoplâncton

Apesar de o fitoplâncton ser classificado de diferentes formas, é importante destacar sua classificação de acordo com seu tamanho e forma de vida. De acordo com o tamanho, o fitoplâncton classifica-se em:

  • Picoplâncton: fitoplâncton com tamanho entre 0,2 µm e 2 µm.

  • Nanoplâncton: fitoplâncton com tamanho entre 2 µm e 20 µm.

  • Microplâncton: fitoplâncton com tamanho entre 20 µm e 200 µm.

  • Mesoplâncton: fitoplâncton com tamanho entre 200 µm e 2000 µm.

Fitoplâncton é um tipo de plâncton, ou seja, é um conjunto de organismos que flutua próximo à superfície da água.
Fitoplâncton é um tipo de plâncton, ou seja, é um conjunto de organismos que flutua próximo à superfície da água.

De acordo com sua forma de vida, podemos classificar o fitoplâncton em:

  • Unicelular: formado por uma única célula.

  • Colonial: forma colônias, ou seja, as células ficam agregadas, mas possuem uma certa independência.

  • Filamentoso: forma sequências de células lineares ou ramificadas.

O que o fitoplâncton come?

Como percebemos, o fitoplâncton é formado por organismos produtores capazes de sintetizar seu próprio alimento. Desse modo, os organismos que formam o fitoplâncton, em vez de alimentarem-se diretamente de outro ser vivo, conseguem produzir seu alimento por meio da realização de fotossíntese.

Qual é a importância do fitoplâncton?

O fitoplâncton é formado por organismos fotossintetizantes, portanto, são organismos produtores. Esses organismos constituem a primeira etapa da cadeia alimentar aquática. Além disso, por fazerem fotossíntese, garantem a oxigenação da água e da atmosfera terrestre. Estima-se que o fitoplâncton seja responsável por cerca de 95% do oxigênio presente na atmosfera. 

Fatores que influenciam na quantidade de fitoplânctons

A quantidade de fitoplânctons varia de acordo com alguns fatores, como disponibilidade de nutrientes, quantidade de luz e temperatura. Desse modo, variações no ambiente podem levar à diminuição da quantidade de fitoplânctons ou ao aumento desses organismos.

Algumas vezes, os fitoplânctons aumentam em grande quantidade, causando as chamadas florações ou bloom. Essa proliferação acontece quando o ambiente aquático fica rico em nutrientes em consequência, por exemplo, do descarte de fertilizantes e de esgotos domésticos e industriais sem tratamento adequado.

Leia também: Poluição do mar

Dependendo da espécie, a floração pode ser extremamente perigosa. É comum, por exemplo, a floração de cianobactérias, organismos que produzem potentes toxinas. Se essa floração ocorrer em ambiente aquático usado para abastecimento, poderá causar sérios danos à saúde da população.

Além da saúde humana, organismos que vivem nesse ecossistema também podem morrer em decorrência de toxinas. Vale salientar ainda que o aumento da quantidade de fitoplânctons no ambiente pode formar uma espécie de capa, impedindo a passagem da luz solar. Com isso, a realização de fotossíntese é impossibilitada, desencadeando uma redução na quantidade de oxigênio na água.

Fitoplâncton e zooplâncton

O fitoplâncton e o zooplâncton são componentes do plâncton.
O fitoplâncton e o zooplâncton são componentes do plâncton.

Zooplâncton e fitoplâncton são diferentes grupos de plânctons. Em comum, apresentam o fato de flutuarem sobre os ambientes aquáticos, apresentando capacidade de locomoção limitada. A diferença entre esses organismos está na forma de nutrição. O zooplâncton é formado por organismos que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, retiram os nutrientes necessários para sua sobrevivência de outro ser vivo. O zooplâncton, geralmente, alimenta-se de fitoplânctons e de detritos orgânicos. O fitoplâncton, por sua vez, realiza fotossíntese. Possui, portanto, nutrição autotrófica. Esses organismos servem de alimento para o zooplâncton e são a base da cadeia alimentar aquática.

Avaliação

-

    Escola Kids