Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Foco Narrativo

O foco narrativo é a maneira da qual o narrador se utiliza para contar os fatos da história. Saiba mais ao clicar aqui!

O foco narrativo é a maneira da qual o narrador se utiliza para contar os fatos da história O foco narrativo é a maneira da qual o narrador se utiliza para contar os fatos da história

Por certo você adora ler histórias, não é mesmo? Muito bem, a leitura nos traz grandes benefícios: amplia nosso vocabulário, entretém-nos, amplia nossa competência mediante a prática da escrita, enfim... Nossa! São tantos benefícios que ficaríamos um bom tempo somente falando deles.

Pois bem, a partir de agora passaremos a conhecer um dos elementos que compõem os chamados textos narrativos. Para começar, pensemos o seguinte:

O foco narrativo é um dos elementos da narrativa

Ao lermos uma história, há alguém que desempenha o importante papel de nos contar os fatos ocorridos nela, não é verdade? Esse alguém se chama narrador, mas precisamos saber também a forma da qual ele se utiliza para realizar essa importante tarefa. Pronto! Descobrimos o que é o foco narrativo, ou seja, a forma com que o narrador relata o discurso.

Ele assume posições e papéis diferentes, os quais podem assim se classificar:

* Narrador de primeira pessoa – Como podemos observar, se é de primeira pessoa ele participa dos fatos, ou seja, é também um personagem da história. Por esse motivo ele também é chamado narrador protagonista ou narrador coadjuvante.

* Narrador de terceira pessoa – Assumindo esse papel ele não participa dos fatos narrados, pois prefere ficar ali quietinho, quietinho. Sabe o que ele faz?

Somente observa do lado de fora, para depois nos contar tudo. Assim sendo, podemos dizer que ele se classifica em duas modalidades:

- Narrador onisciente – Pode acreditar: esse tipo de narrador conhece toda a história, até mesmo o que pensam os personagens.

- Narrador observador – Esse, por sua vez, não é tão audacioso assim – ele, ao contrário do primeiro, não conhece toda a história, apenas se limita a narrar na medida em que os fatos acontecem.

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Autor e Narrador

Português

Características da prosa e da poesia

Português

Leitura literária

Português

Linguagem conotativa e denotativa

Últimos artigos

Nomadismo

O nomadismo é um estilo de vida em que os seres humanos não possuem residência em um local fixo, mudando-se de tempos em tempos de acordo com sua necessidade.

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.