Entre autor e narrador há uma diferença, pois o autor é quem cria a história; e o narrador é um ser do qual o autor se utiliza para nos contá-la. Conheça um pou
Porventura você já sentiu curiosidade em saber se há diferença entre o narrador e o autor daquelas gostosas histórias que lemos? Pois bem, a partir de agora passaremos a conhecer melhor sobre essas duas pessoas que nos proporcionam divertimento e (por que não dizermos?) conhecimento.
Ora, não os considere como se fossem a mesma pessoa, pois o autor é aquela pessoa que escreve, ou seja, quem cria o livro. Assim sendo, ele precisa encontrar uma forma de nos passar o que ele deseja contar, não é mesmo? Mas acredite: ele não pode assumir esse apelo, por isso conta com a ajuda de um outro ser. Mas será que ele é real, será que se trata de uma pessoa tal qual o autor?
Não, claro que não! Trata-se de uma pessoa imaginária, um ser fictício (inventado), que existe somente para nos relatar sobre tudo que ocorre dentro desta ou daquela história que lemos, ok? Pode até ser que haja alguns traços de identidade, de semelhança entre esses dois seres, pois o autor representa alguém com pensamentos, com ideias próprias, assim como os seres humanos. Assim, pode ser que em algumas ocasiões, ao criar um narrador, o autor deliberadamente o construa com alguma coisa em comum entre os dois. Mas lembre-se:
Autor é quem cria a história.
Narrador é um ser do qual o autor se utiliza para nos contar a história.