Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Triângulo isósceles

O triângulo isósceles possui como principal característica dois lados congruentes, ou seja, possui dois lados iguais. Isso implica a presença de dois ângulos internos congruentes, e eles recebem o nome de ângulos da base. Por ser uma figura plana, vamos determinar uma expressão que nos possibilite calcular sua área.

Leia também: Qual é a condição de existência de um triângulo?

Propriedade dos triângulos isósceles

Considere o triângulo isósceles ABC.

No triângulo, veja que os lados AC e BC são congruentes. O ângulo oposto a esses lados, AB, é incongruente e chamado de ângulo da base ou base do triângulo retângulo.

Uma outra importante propriedade dos triângulos isósceles é a coincidência da altura e da mediana relativas à base do triângulo, ou seja, o segmento de reta perpendicular à base do triângulo e o segmento de reta que divide essa base são iguais.

Observe que esse segmento de reta divide o triângulo isósceles exatamente ao meio, por esse fato, esse segmento é também chamado de eixo de simetria.

Leia também: Classificação dos triângulos – critérios e nomes

Área do triângulo isósceles

Sabe-se que a área de qualquer triângulo é dada pela seguinte fórmula:

De modo geral, em problemas de cálculo de área de triângulos isósceles, basta encontrarmos a altura utilizando o teorema de Pitágoras.

Para encontrarmos a área de um triângulo isósceles, vamos considerar o seguinte exemplo.

  • Exemplo

Determine a área do triângulo a seguir:

Observe que o triângulo ABC é isósceles, pois possui dois lados iguais. Veja também que a altura dividiu o triângulo isósceles em dois. Assim sendo, vamos encontrar a altura e substituir na fórmula. Lembre-se de que a altura coincide com a mediana, ou seja, ela divide o lado AB ao meio.

Substituindo o valor da altura na fórmula, temos:

O triângulo isósceles é constituído de dois lados iguais.

Exercício resolvido

Questão 1 – Sabe-se que, em um triângulo isósceles, o ângulo interno oposto à base mede 30°. Determine a medida dos ângulos da base.

Resolução

Vamos construir um triângulo isósceles para facilitar a resolução, lembre-se de que os ângulos da base são iguais, logo, podemos representá-los com a mesma letra.

Sabemos também que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°, logo:

x + x + 30° = 180°

2x = 180° – 30°

2x = 150°

x = 150° ÷ 2

x = 75° 

Por Robson Luiz

Você pode se interessar também

Matemática

Área do Triângulo

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.