Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Termo geral da PA

Clique e aprenda o que é o termo geral da PA e uma forma simples de encontrar essa fórmula a partir de uma PA qualquer, o que elimina a exigência de decorebas. Obtenha exemplos comentados e potencialize seus estudos em Matemática!

Os números nas cadeiras formam progressões aritméticas Os números nas cadeiras formam progressões aritméticas

O termo geral (an) de uma progressão aritmética (PA) é uma fórmula usada para determinar um elemento dessa progressão quando conhecemos a posição (n) desse elemento, o primeiro termo (a1) e a razão (r) da PA. Essa fórmula é:

an = a1 + (n – 1)r

Para encontrar a fórmula do termo geral da progressão aritmética, daremos um exemplo, usando uma PA, de como os termos dessa sequência podem ser escritos em função do primeiro termo e de sua razão para depois fazer o mesmo com uma PA qualquer.

Veja também: Números reais
 

Razão e primeiro termo de uma PA

Uma progressão aritmética é uma sequência numérica em que qualquer elemento é resultado da soma de seu sucessor com uma constante chamada razão. Em outras palavras, a diferença entre dois termos consecutivos em uma PA é sempre igual a uma constante. O primeiro termo, obviamente, não possui antecessor, por isso, não pode ser resultado da soma do anterior com a razão.

Tendo isso em mente, observe os elementos da PA a seguir:

a1 = 10

a2 = 13

a3 = 16

a4 = 19

A razão dessa PA é 3, e seu primeiro elemento é 10. Podemos escrever todos os seus elementos como resultado do primeiro somado com a razão determinado número de vezes. Observe:

a1 = 10

a2 = 10 + 3

a3 = 10 + 3 + 3

a4 = 10 + 3 + 3 + 3

Observe que o número de vezes que a razão é somada ao primeiro termo é sempre igual ao índice do termo da PA menos 1. Por exemplo, a3 = 10 + 3·2 = 10 + 3·(3 – 1). Nesse exemplo, o índice é 3, e o número de vezes que somamos a razão é 3 – 1 = 2. Dessa maneira, podemos escrever:

a1 = 10 + 0·3

a2 = 10 + 1·3

a3 = 10 + 2·3

a4 = 10 + 3·3

Assim, para encontrar o vigésimo termo dessa PA, podemos fazer:

a20 = 10 + 3·(20 – 1)

a20 = 10 + 3·19

a20 = 67

Termo geral da PA

Usando o mesmo raciocínio, mas com uma PA qualquer, podemos determinar a fórmula do termo geral da PA. Para isso, considere a PA qualquer de termos:

(a1, a2, a3, a4, a5, …)

Sabendo que cada elemento é igual ao primeiro somado ao produto da razão pela posição desse elemento menos 1, podemos escrever:

a1 = a1

a2 = a1 + r

a3 = a1 + 2r

a4 = a1 + 3r

Podemos concluir que o termo an dessa PA é dado por:

an = a1 + (n – 1)r

Exemplo

Determine o centésimo termo da PA: (1, 7, 14, 21, …).

Usando a fórmula do termo geral, teremos:

an = a1 + (n – 1)r

a100 = 1 + (100 – 1)7

a100 = 1 + (99)7

a100 = 1 + 693

a100 = 694





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Conjuntos Numéricos

Matemática

Números Naturais

Matemática

Números irracionais

Matemática

Números reais

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.