A sequência numérica é um conjunto formado por números representados em uma ordem. Podemos estabelecer diversas sequências numéricas, como a dos números pares e dos ímpares.
A sequência numérica é um conjunto de números organizados de forma ordenada. A sequência numérica pode ser montada com diferentes critérios — por exemplo, a sequência dos números pares ou a sequência dos múltiplos de 3. Quando conseguimos descrever esse critério com uma fórmula, chamamos essa fórmula de lei de formação da sequência numérica.
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Sequência numérica é uma lista de números organizada em ordem.
A sequência numérica pode seguir diferentes critérios.
A lei de ocorrência da sequência numérica é a lista de elementos que existem na sequência.
A sequência pode ser classificada de duas maneiras. Uma leva em conta a quantidade de elementos, e a outra leva em conta o comportamento.
Quanto à quantidade de elementos, a sequência pode ser finita ou infinita.
Quanto ao comportamento, a sequência pode ser crescente, constante, decrescente ou oscilante.
Quando a sequência numérica pode ser descrita por uma equação, essa equação é conhecida como lei de formação da sequência numérica.
As sequências são os conjuntos de elementos organizados em uma determinada ordem. No nosso cotidiano, podemos perceber várias situações que envolvem sequências:
Sequência de meses: janeiro, fevereiro, março, abril, ..., dezembro.
Sequência de anos das 5 primeiras copas do mundo do século XXI: 2002, 2006, 2010, 2014, 2018.
Existem várias outras sequências possíveis, como sequência de nomes ou sequência de idades. Sempre que há ordem estabelecida, existe uma sequência.
Cada elemento de uma sequência é conhecido como termo da sequência, então em uma sequência há o primeiro termo, segundo termo e assim por diante. De modo geral, uma sequência pode ser representada por:
\((a_1,a_2,a_3,…,a_n )\)
\(a_1\) → o primeiro termo.
\(a_2\) → o segundo termo.
\(a_3\) → o terceiro termo.
\(a_n\) → um termo qualquer.
Podemos ter sequências de vários elementos, como meses, nomes, dias da semana, entre outros. A sequência é uma sequência numérica quando envolve números. Podemos formar a sequência de números pares, números ímpares, números primos, múltiplos de 5 etc.
A sequência é representada por meio de uma lei de ocorrência. A lei de ocorrência nada mais é que a lista dos elementos da sequência numérica.
Exemplos:
(1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15) → sequência dos números ímpares de 1 até 15.
(0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, ...) → sequência dos números múltiplos de 5.
(-1, 1, -1, 1, -1, 1) → sequência alternada entre 1 e -1.
Podemos classificar as sequências de duas maneiras diferentes. Uma delas é levando em consideração a quantidade de elementos, e a outra é levando em consideração o comportamento desses elementos.
Quando classificamos a sequência quanto à quantidade de elementos, há duas classificações possíveis: a sequência finita e a sequência infinita.
A sequência é finita se ela possui uma quantidade limitada de elementos.
Exemplos:
(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10)
(0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0)
(-4, -6, -8, -10, -12)
A sequência é infinita se ela possui uma quantidade ilimitada de elementos.
Exemplos:
(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, ...)
(3, 0, -3, -6, -9, -12, ...)
( -1, 2, -4, 8, -16, ...)
A outra maneira de classificar é quanto ao comportamento da sequência. Nesse caso, a sequência pode ser crescente, constante, oscilante ou decrescente.
A sequência é crescente se um termo for sempre maior que o seu antecessor.
Exemplos:
(1, 5, 9, 13, 17, ...)
(10, 11, 12, 13, 14, 15, ...)
A sequência é constante quando todos os termos possuem o mesmo valor.
Exemplos:
(1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, ...)
(-1, -1, -1, -1, -1, ...)
A sequência é decrescente se os termos da sequência sempre são menores que os seus antecessores.
Exemplos:
(-1, -2, -3, -4, -5, ...)
(19, 16, 13, 10, 8, ...)
A sequência é oscilante se houver termos maiores que os seus antecessores e termos menores que seus antecessores de forma alternada.
Exemplos:
(1, -3, 9, -27, 81, ...)
(1, -1, 2, -2, 3, -3, 4, -4, ...)
Em alguns casos, é possível descrever a sequência por meio de uma fórmula, porém isso nem sempre é possível. Por exemplo, a sequência dos números primos é uma sequência bem definida, entretanto não conseguimos descrevê-la por meio de uma fórmula. Conhecendo a fórmula, conseguimos construir a lei de ocorrência da sequência numérica.
Exemplo 1:
Sequência dos números pares maiores que zero.
\(a_n=2n\)
Note que ao substituir n por um número natural (1, 2, 3, 4, ...), encontraremos um número par:
\(a_1=2⋅1=2\)
\(a_2=2⋅2=4\)
\(a_3=2⋅3=6\)
\(a_4=2⋅4=8\)
Então, temos uma fórmula que gera os termos da sequência formada por números pares maiores que zero:
(2, 4, 6, 8, ...)
Exemplo 2:
Sequência dos números naturais maiores que 4.
\(a_n=4+n\)
Calculando os termos da sequência, temos que:
\(a_1=4+1=5\)
\(a_2=4+2=6\)
\(a_3=4+3=7\)
\(a_4=4+4=8\)
Escrevendo a lei de ocorrência:
(5, 6, 7, 8,…)
Veja também: Progressão aritmética — um caso especial de sequência numérica
Questão 1
Uma sequência numérica possui lei de formação igual a \(a_n=n^2+1\). Analisando essa sequência, podemos afirmar que o valor do 5º termo da sequência será:
A) 6
B) 10
C) 11
D) 25
E) 26
Resolução:
Alternativa E
Calculando o valor do 5º termo da sequência, temos que:
\(a_5=5^2+1\)
\(a_5=25+1\)
\(a_5=26\)
Questão 2
Analise as sequências numéricas a seguir:
I. (1, -2, 3, -4, 5, -6, ...)
II. (13, 13, 13, 13, 13, ...)
III. (1, 2, 3, 4, 5, 6, ...)
Podemos afirmar que as sequências I, II e III são classificadas respectivamente como:
A) crescente, oscilante e decrescente.
B) decrescente, crescente e oscilante.
C) oscilante, constante e crescente.
D) decrescente, oscilante e constante.
E) oscilante, decrescente e crescente.
Resolução:
Alternativa C
Analisando as sequências, podemos afirmar que:
I. (1, -2, 3, -4, 5, -6, ...)
É oscilante, pois há termos que são maiores que seus antecessores e termos que são menores que os seus antecessores.
II. (13, 13, 13, 13, 13, ...)
É constante, pois os termos da sequência são sempre os mesmos.
III. (1, 2, 3, 4, 5, 6, ...)
É crescente, pois os termos são sempre maiores que os seus antecessores.