Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Diferenças entre número, numeral e algarismo

Conheça as diferenças entre os conceitos de número, numeral e algarismo!

Você sabia que os termos numeral, algarismo e números possuem significados diferentes? Você sabia que os termos numeral, algarismo e números possuem significados diferentes?

Na Matemática, os conceitos de número, numeral e algarismo exercem diversos papeis. Por isso, faz-se de suma importância compreender as diferenças entre eles. Veja a função de cada um:

  • Número: Representa a quantidade referente à contagem ou os elementos de determinado conjunto. Alguns exemplos da utilização do número são: representar a quantidade de pessoas que estão em um shopping, enumerar a posição de um competidor em uma corrida, medir o rodapé de uma sala, entre outros.

  • Numeral: É a representação ou indicação do número, que pode ser de forma escrita ou falada. O numeral pode indicar uma quantidade ou determinar uma sequência e é dividido em cinco tipos, que são:

  1. Numerais cardinais: Indicam a quantidade de elementos de um conjunto, representando uma quantidade única. Exemplo: um, dois, três, quatro, cinco...

  2. Numerais ordinais: São organizados para representar ordem de uma forma hierárquica. Exemplo: primeiro, segundo, terceiro, quarto …

  3. Numerais multiplicativos: Indicam a quantidade de vezes que determinada situação foi aumentada, ou seja, multiplicada. Exemplos: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo …

  4. Numeral coletivo: Indica a quantidade de elementos de um conjunto. São invariáveis em gênero, ou seja, feminino ou masculino, mas variáveis em relação à quantidade numérica. Exemplo: unidade, dezena, centena, dúzia, milênio, década, século …

  5. Numeral fracionário: Representa a divisão/fração, que é expressa pelas partes de um todo. Exemplo: meio, terço, quarto, doze avos …

  • Algarismo: São os símbolos numéricos utilizados para expressar qualquer número. O sistema de numeração decimal possui dez algarismos principais, que são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Com esses algarismos, é possível escrever qualquer número.

    Para praticar os conceitos estudados, faça o que se pede:

a) Escreva o numeral cardinal 12 por extenso.

b) Quantos e quais são os algarismos que formam o número 12?

c) Calcule o dobro de doze.

d) O numero doze é um numeral coletivo. Como ele pode ser chamado?

e) Represente a terça parte de 12.

Respostas:

a) Numero cardinal: Doze.

b) O número doze é formado por dois algarismos, que são o: 1 e 2.

c) O dobro é um numeral multiplicativo, sendo assim: 12 x 2 = 24.

d) O número 12 pode ser chamado de dúzia.

e) Terça parte é um numeral fracionário. Para representar a terça parte de 12, devemos dividir 12 por 3. Veja : 12 = 12:3 = 4      
                                    3


Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática

Por Naysa Crystine Nogueira Oliveira

Você pode se interessar também

Português

Numerais

Português

Numerais coletivos

Matemática

Numeração Decimal

Matemática

Números Naturais

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.