Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Diferenças entre número, numeral e algarismo

Conheça as diferenças entre os conceitos de número, numeral e algarismo!

Você sabia que os termos numeral, algarismo e números possuem significados diferentes? Você sabia que os termos numeral, algarismo e números possuem significados diferentes?

Na Matemática, os conceitos de número, numeral e algarismo exercem diversos papeis. Por isso, faz-se de suma importância compreender as diferenças entre eles. Veja a função de cada um:

  • Número: Representa a quantidade referente à contagem ou os elementos de determinado conjunto. Alguns exemplos da utilização do número são: representar a quantidade de pessoas que estão em um shopping, enumerar a posição de um competidor em uma corrida, medir o rodapé de uma sala, entre outros.

  • Numeral: É a representação ou indicação do número, que pode ser de forma escrita ou falada. O numeral pode indicar uma quantidade ou determinar uma sequência e é dividido em cinco tipos, que são:

  1. Numerais cardinais: Indicam a quantidade de elementos de um conjunto, representando uma quantidade única. Exemplo: um, dois, três, quatro, cinco...

  2. Numerais ordinais: São organizados para representar ordem de uma forma hierárquica. Exemplo: primeiro, segundo, terceiro, quarto …

  3. Numerais multiplicativos: Indicam a quantidade de vezes que determinada situação foi aumentada, ou seja, multiplicada. Exemplos: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo …

  4. Numeral coletivo: Indica a quantidade de elementos de um conjunto. São invariáveis em gênero, ou seja, feminino ou masculino, mas variáveis em relação à quantidade numérica. Exemplo: unidade, dezena, centena, dúzia, milênio, década, século …

  5. Numeral fracionário: Representa a divisão/fração, que é expressa pelas partes de um todo. Exemplo: meio, terço, quarto, doze avos …

  • Algarismo: São os símbolos numéricos utilizados para expressar qualquer número. O sistema de numeração decimal possui dez algarismos principais, que são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Com esses algarismos, é possível escrever qualquer número.

    Para praticar os conceitos estudados, faça o que se pede:

a) Escreva o numeral cardinal 12 por extenso.

b) Quantos e quais são os algarismos que formam o número 12?

c) Calcule o dobro de doze.

d) O numero doze é um numeral coletivo. Como ele pode ser chamado?

e) Represente a terça parte de 12.

Respostas:

a) Numero cardinal: Doze.

b) O número doze é formado por dois algarismos, que são o: 1 e 2.

c) O dobro é um numeral multiplicativo, sendo assim: 12 x 2 = 24.

d) O número 12 pode ser chamado de dúzia.

e) Terça parte é um numeral fracionário. Para representar a terça parte de 12, devemos dividir 12 por 3. Veja : 12 = 12:3 = 4      
                                    3


Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática

Por Naysa Crystine Nogueira Oliveira

Você pode se interessar também

Português

Numerais

Português

Numerais coletivos

Matemática

Numeração Decimal

Matemática

Números

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.