Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Posições relativas entre circunferências

Clique para aprender o que são posições relativas entre circunferências e descubra a diferença entre disjuntas, secantes e tangentes.

As posições relativas entre circunferências são: tangentes, secantes ou disjuntas As posições relativas entre circunferências são: tangentes, secantes ou disjuntas

Quando duas circunferências são definidas em um mesmo plano, podemos analisar as posições que uma delas ocupa com relação à outra. Assim, as posições relativas entre duas circunferências são: disjuntas, tangentes e secantes.

Circunferências disjuntas

Duas circunferências são chamadas de disjuntas quando não possuem pontos em comum. Existem dois casos a considerar a respeito dessa posição relativa entre as circunferências:

1 – Circunferências disjuntas externas

Duas circunferências são disjuntas externas quando não possuem nenhum ponto em comum e, ao mesmo tempo, quando uma delas está na região externa da outra. A figura a seguir mostra exemplos circunferências disjuntas externas.

A distância entre os centros das circunferências disjuntas externas sempre será maior que a soma de seus raios. Caso essa distância seja igual ou inferior à soma dos raios, as circunferências passam a ter pontos em comum.

2 – Circunferências disjuntas internas

Duas circunferências são disjuntas internas quando não possuem pontos em comum e, ao mesmo tempo, quando uma está na região interna da outra, como mostra a figura a seguir.

A diferença entre os raios dessas circunferências sempre será maior que a distância entre os centros das duas.

Circunferências tangentes

Duas circunferências são chamadas de tangentes quando possuem um único ponto em comum. As circunferências tangentes também podem ser classificadas como internas ou externas.

1 – Duas circunferências são tangentes externas quando possuem um único ponto em comum e, além disso, uma delas está na região externa da outra.

2 – Duas circunferências são tangentes internas quando possuem um único ponto em comum e, além disso, uma delas está na região interna da outra.

A imagem a seguir mostra exemplos de circunferências tangentes internas e tangentes externas.

Observe que as circunferências tangentes externas possuem a seguinte característica: a soma de seus raios é igual à distância entre seus centros. Nas tangentes internas, a diferença entre seus raios é igual à distância entre seus centros.

Circunferências secantes

Duas circunferências são chamadas de secantes quando possuem apenas dois pontos em comum.

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Adição e subtração de números negativos com reta numérica

Matemática

Circunferência

Matemática

Diferença entre circunferência, círculo e esfera

Matemática

Distância entre dois pontos

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.