Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Adição e subtração de números negativos com reta numérica

Aprenda a efetuar a adição e a subtração de números negativos com reta numérica!

 Dentro dos conjuntos numéricos existem os números inteiros, que se caraterizam pela existência de números positivos e negativos. Provavelmente você consegue responder rapidamente qual é o resultado de 2 + 3 ou de 7 – 1, mas e a adição e a subtração de números negativos? Será que você sabe como calcular (– 2) + (– 3) ou (– 7) – (– 1)? Se você não sabe ou mesmo se tem alguma dúvida, daremos o passo a passo para resolver esses e outros exemplos.

Nós efetuaremos esses cálculos por meio de uma reta numerada. Independentemente do cálculo, sempre partiremos do ZERO. Vejamos os casos que podem aparecer:

  • Se o número for positivo, andaremos a quantidade de casas indicadas para a direita (→);

  • Se o número for negativo, andaremos para a esquerda (←);

  • Se estivermos fazendo uma subtração de números inteiros, andaremos para o lado contrário ao que falamos;

  • Se for uma adição de números inteiros, não mudará nada!

Pode até parecer complicado, mas na prática é muito simples! Vejamos alguns exemplos:

1° Exemplo: (– 2) + (– 3)

Saindo do zero, andaremos duas casas para a esquerda, parando no – 2. Em seguida, andaremos outras três casas para a esquerda, parando no – 5. Então, (– 2) + (– 3) = – 5.


Calculando (– 2) + (– 3) com o auxílio da reta numérica

2° Exemplo: (– 7) – (– 1)

Saindo do zero, andaremos sete casas para a esquerda, parando no – 7. Deveríamos andar uma casa para a esquerda, mas como é uma subtração, invertemos o lado e andamos uma casa para a direita, parando no – 6. Logo, (– 7) -- (– 1) = – 6.


Calculando (– 7) – (– 1) com o auxílio da reta numérica

3° Exemplo: (– 1) + (+ 4)

Saindo do zero, andaremos uma casa para a esquerda, parando no – 1. Em seguida, andaremos outras quatro casas para a esquerda, parando no + 3. Então, (– 1) + (+ 4) = 3.


Calculando (– 1) + (+ 4) com o auxílio da reta numérica

4° Exemplo: (+ 3) – (– 2)

Saindo do zero, andaremos três casas para a direita, parando no +3. Deveríamos andar duas casas para a esquerda, mas como é uma subtração, invertemos o lado e andamos duas casas para a direita, parando no + 5. Então, (+ 3) – (– 2) = 5


Calculando (+ 3) – (– 2) com o auxílio da reta numérica

5° Exemplo: (– 2) + (+ 3) – (+ 5)

Saindo do zero, andaremos duas casas para a esquerda, chegando ao – 2. Em seguida, andaremos três casas para a direta, parando no + 1. Deveríamos andar cinco casas para a direita, mas como é uma subtração, invertemos o lado e andamos cinco casas para a esquerda, parando no – 4. Então, (– 2) + (+ 3) – (+ 5) = – 4.


Calculando (– 2) + (+ 3) – (+ 5) com o auxílio da reta numérica

6° Exemplo: (+ 1) – (+ 3) + (– 6)

Saindo do zero, andaremos uma casa para a direita, chegando ao + 1. Em seguida, deveríamos andar três casas para a direita, mas como é uma subtração, invertemos o lado e andamos três casas para a esquerda, parando no – 2. Por fim, andamos outras seis casas para a esquerda, chegando ao – 8. Então, (+ 1) – (+ 3) + (– 6) = – 8.


Calculando (+ 1) – (+ 3) + (– 6) com o auxílio da reta numérica


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática 

Aprenda a somar e a subtrair números negativos! Aprenda a somar e a subtrair números negativos!
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Matemática

Jogo de sinais

Matemática

Adição de números

Matemática

Números Decimais

Matemática

Reta numérica

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.