Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Domínio, contradomínio e imagem

Clique e aprenda o que são domínio, contradomínio e imagem de uma função e saiba quais elementos dela pertencem a cada um desses conjuntos.

Domínio, contradomínio e imagem são conjuntos numéricos usados para definir as funções. Nesses conjuntos, existem dois tipos de variável: as independentes, que podem assumir qualquer valor pertencente ao domínio, e as dependentes, que podem assumir qualquer valor pertencente ao contradomínio. Para compreender bem os conceitos de domínio, contradomínio e imagem, é importante conhecer os conceitos de função, variáveis e conjuntos, que serão discutidos a seguir.

Funções

Uma função é uma regra que relaciona cada elemento do conjunto A a um único elemento do conjunto B. Em outras palavras, uma função é uma equação que relaciona números que pertencem a um conjunto a números que pertencem a outro de acordo com a definição acima.

Nas funções, o conjunto A é conhecido como domínio, e o conjunto B é o contradomínio.

Note que são necessários dois conjuntos e uma regra que os relaciona para definir uma função. Algebricamente, utilizamos símbolos para representar essa definição da seguinte maneira:

f: A → B
y = f(x)

Essa simbologia significa que cada elemento do conjunto A relaciona-se a um único elemento do conjunto B por meio da regra f e que essa regra é dada por y = f(x). A leitura dessa simbologia é: f de A em B, com y = f(x). Geralmente, esse f(x) é substituído por alguma equação em função de x.

Assim, dada uma função, por exemplo:

f: N → Z
y = 2x

Perceba que a função f relaciona cada elemento do conjunto dos números naturais a um único elemento do conjunto dos números inteiros por meio da regra y = 2x. Assim, dados os elementos 1, 2, 3, 4 e 5 dos números naturais, eles estarão relacionados aos respectivos elementos dos números inteiros: 2, 4, 6, 8 e 10.

Note que o resultado y depende do valor escolhido para x, assim, x é chamado variável independente e y é chamado variável dependente.

Domínio, contradomínio e imagem

Em uma função f: A → B, com y = f(x), o domínio dessa função é o conjunto A. Em outras palavras, os elementos que pertencem ao domínio dessa função são os mesmos elementos que pertencem ao conjunto A.

Os elementos que pertencem a esse conjunto são os possíveis valores da variável independente, geralmente representada pela letra x. Por exemplo, considere a seguinte função:

f: N → Z
y = 2x

Sabemos que seu domínio é composto por todos os números naturais. Então, a variável x pode assumir qualquer valor dentro desse conjunto, mas não pode assumir qualquer valor que não pertença a ele.

Note que essa função pega números naturais do domínio e multiplica por 2. Sendo assim, os resultados obtidos quando aplicamos a regra dessa função em qualquer número de seu domínio será um número par.

O contradomínio é o conjunto B, que contém todos os resultados possíveis obtidos aplicando a regra da função a um elemento do domínio. O contradomínio é um conjunto que obrigatoriamente deve conter todos esses resultados. Então, ele geralmente é um conjunto que contém o domínio ou é igual a ele.

Além disso, observe que o contradomínio contém todos os valores que a variável dependente pode assumir. Essa variável geralmente é representada pela letra y.

No exemplo dado, abaixo, note que os elementos que pertencem ao contradomínio da função são todos os números inteiros, embora nem todos eles estejam relacionados a elementos do domínio.

f: N → Z
y = 2x

A imagem de uma função é o conjunto dos elementos do contradomínio que estão relacionados a algum elemento do domínio. Na função acima, por exemplo, se x = 2, temos y = 4. O número 4 é chamado imagem de 2 pela função y = 2x. O conjunto de todas as imagens é o que chamamos de conjunto imagem da função.

Domínio, contradomínio e imagem são conjuntos que fazem parte da definição de uma função Domínio, contradomínio e imagem são conjuntos que fazem parte da definição de uma função
Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Números Naturais

Matemática

Equação do primeiro grau

Matemática

Função afim

Matemática

Função injetora

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.