Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 8

No critério de divisibilidade por 8 basta realizar uma divisão dos três últimos algarismos do número que será dividido por 8.

Este critério se assemelha com o já estudado Critério de Divisibilidade por 4, pois deveremos analisar os múltiplos do número 8 para buscarmos elementos que elucidem esse critério. Em outras palavras, buscaremos algum padrão nos múltiplos desse número para determinarmos seu critério.

Se analisarmos todos os algarismos dos múltiplos do número 8, notaremos que, sempre, os três últimos algarismos são números divisíveis por 8. Vejamos alguns desses múltiplos:

8×126=1008
8×110=880
8×211=1688

Vimos apenas alguns exemplos, pois, diferentemente do número 4, para listarmos todos os números com, no máximo, três algarismos, necessitaríamos de 125 múltiplos, apenas de 0 até 1000.

Entretanto, para verificar se um número é divisível por 8, basta dividir os três últimos algarismos desse número. Caso obtenha uma divisão exata, você poderá afirmar que todo aquele número pode ser dividido por 8. Vejamos um exemplo:

“Verifique se o número 1005489557808 é divisível por 8”

Você concorda que se fôssemos dividir este número, iríamos demorar um bom tempo? Mas como você aprendeu direitinho o critério de divisibilidade por 8, você sabe que não precisa dividir todo o número, apenas os três últimos algarismos.

Dividindo os três últimos algarismos do número 1005489557808, ou seja, dividindo os algarismos 808, veremos que 808 dividido por 8 é uma divisão exata cujo quociente é 101, sendo assim, 808 é divisível por 8 e, por sua vez, 1005489557808 também o é.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Critério da divisibilidade por 8 Critério da divisibilidade por 8
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 10

Matemática

Divisibilidade por 11

Matemática

Divisibilidade por 2

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.