Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 11

Estudando o critério de divisibilidade por 11, um processo interessante e que facilita o trabalho na fatoração por números primos.

Critério de Divisibilidade por 11 Critério de Divisibilidade por 11

O critério de divisibilidade por 11 necessita de organização e maior compreensão do processo que deve ser realizado para sabermos a divisibilidade de um número por 11.

Os múltiplos por 11, rapidamente extrapolam as casas das centenas, portanto podemos nos deparar com números que possuem diversos algarismos, contudo com o processo de verificação da divisibilidade por 11, buscará um meio que utilize uma quantidade menor de algarismos para esta verificação.

“Um número é divisível por 11, caso a soma dos algarismos de ordem par subtraídos da soma dos algarismos de ordem ímpar, resultar em um número divisível por 11. Caso o resultado seja igual a 0, pode-se afirmar também que é divisível por 11.”

Devemos compreender o que é dito como ordem par e ordem ímpar, pois pode surgir a confusão que o que deve ser feito é “somar os números pares e somar os números ímpares”, mas não é isso que é pedido. Ordem par e ordem ímpar diz respeito a ordem dos algarismos do número, partindo da esquerda para direita. Façamos uma tabela com a ordem dos algarismos do número: 2376.

Conforme vimos no critério de divisibilidade, devemos somar os algarismos que correspondem a ordem ímpar, e subtrair da soma dos algarismos de ordem par. Façamos este processo:

Faça a subtração da soma dos algarismos de ordem par pela soma dos algarismos de ordem ímpar. Caso o resultado seja negativo inverta essa subtração para: (Soma dos algarismos de ordem ímpar subtraídos pela soma dos algarismos de ordem par). Nesta situação não nos importa o sinal obtido, queremos apenas verificar se este resultado é de fato divisível por 11.

Como foi visto anteriormente, caso o resultado seja zero podemos afirmar que o número que está sendo verificada a divisibilidade por 11 é de fato divisível pelo número 11, ou seja, 2376 é divisível por 11.

Façamos outro exemplo. Verifique se o número 12574 é divisível por 11.

Como não é possível dividir 1 por 11, temos que o número 12574 não é divisível por 11.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 10

Matemática

Divisibilidade por 2

Matemática

Divisibilidade por 3

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.