Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 2

O critério de divisibilidade por 2. Compreendendo quais são os critérios para determinar os números que são divisíveis por 2.

Identificar um número que é divisível por 2 é bem fácil. Façamos uma análise deste número: ele é o primeiro dos números primos e é o único número primo que é par.

No começo dos estudos dos conjuntos numéricos, o professor nos ensina que um número par sempre pode ser escrito como o dobro de outro número. Vejamos um exemplo:

Diante deste fato, podemos afirmar então que para um número ser divisível por 2 basta que ele seja um número par.

Mas como identificar um número par? Se respondermos esta questão, estaremos determinando as condições para identificar um número divisível por 2. Entretanto, esta é uma resposta que todos sabem, é algo que aprendemos nos nossos primeiros contatos com os conjuntos numéricos.

Número par é aquele cujo último algarismo é um algarismo par”. Ou seja, são os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8.
Sendo assim, o critério de divisibilidade pelo número 2 ocorre em observar se o último algarismo é par.

Alguns exemplos de números divisíveis por 2: 21502150, 11111112, 3256478, 554, 357916.

Entretanto, o número dois não dividirá todos os números, por isso é importante compreender os demais critérios de divisibilidade.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe EscolaKids

Divisibilidade por 2 Divisibilidade por 2
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 10

Matemática

Divisibilidade por 11

Matemática

Divisibilidade por 3

Últimos artigos

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.

Camelos

Camelos são animais mamíferos que se destacam por possuírem duas corcovas, que funcionam como reserva de gordura, ajudando-os em momentos de escassez de alimento.

Maomé

Maomé ou Muhammad é o profeta do islamismo. Segundo a tradição islâmica, foi por meio das pregações dele que o islamismo surgiu como religião no século VII.