Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 10

Compreendendo o critério de divisibilidade por 10, o número que é a base do nosso sistema numérico.

Os critérios de divisibilidade por 10 Os critérios de divisibilidade por 10

Com esse artigo, que trata sobre o critério de divisibilidade por 10, chegamos ao final da nossa série de textos referentes aos critérios de divisibilidade.

A nossa base numérica é uma base decimal, ou seja, baseada em dez algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9). Iremos agora analisar e compreender o critério de divisibilidade do número 10.

Façamos um processo semelhante ao do critério de divisibilidade por 5. Aqui listaremos alguns dos múltiplos do número 10 e veremos o padrão que se estabelece nesses múltiplos:

Você consegue perceber algo em comum em todos esses múltiplos listados do número 10? Observe bem! Todos terminam em zero, correto?

Será que já podemos afirmar qual é o critério de divisibilidade pelo número 10? Façamos mais alguns testes multiplicando o número 10 por algum outro número, a fim de verificar se este padrão (de obter um zero no final do múltiplo) é verdadeiro. Façamos essa multiplicação pelos números: 17895 e 336. Faça na sua casa e verifique o resultado.

17895×10=178950
336×10=3360

E o padrão de terminar em zero se repete. Dessa forma, acredito que já podemos escrever o critério de divisibilidade por 10!

“Um número divisível por 10 é aquele terminado em zero. Exemplo: 110, 220, 32564780”.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 11

Matemática

Divisibilidade por 2

Matemática

Divisibilidade por 3

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.