Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisibilidade por 10

Compreendendo o critério de divisibilidade por 10, o número que é a base do nosso sistema numérico.

Com esse artigo, que trata sobre o critério de divisibilidade por 10, chegamos ao final da nossa série de textos referentes aos critérios de divisibilidade.

A nossa base numérica é uma base decimal, ou seja, baseada em dez algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9). Iremos agora analisar e compreender o critério de divisibilidade do número 10.

Façamos um processo semelhante ao do critério de divisibilidade por 5. Aqui listaremos alguns dos múltiplos do número 10 e veremos o padrão que se estabelece nesses múltiplos:

Você consegue perceber algo em comum em todos esses múltiplos listados do número 10? Observe bem! Todos terminam em zero, correto?

Será que já podemos afirmar qual é o critério de divisibilidade pelo número 10? Façamos mais alguns testes multiplicando o número 10 por algum outro número, a fim de verificar se este padrão (de obter um zero no final do múltiplo) é verdadeiro. Façamos essa multiplicação pelos números: 17895 e 336. Faça na sua casa e verifique o resultado.

17895×10=178950
336×10=3360

E o padrão de terminar em zero se repete. Dessa forma, acredito que já podemos escrever o critério de divisibilidade por 10!

“Um número divisível por 10 é aquele terminado em zero. Exemplo: 110, 220, 32564780”.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Escola Kids

Os critérios de divisibilidade por 10 Os critérios de divisibilidade por 10
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Critérios de divisibilidade

Matemática

Divisibilidade por 11

Matemática

Divisibilidade por 2

Matemática

Divisibilidade por 3

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.