Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Concavidade da parábola

Clique e aprenda o que é concavidade da parábola, figura que representa uma função do segundo grau. Quando o coeficiente “a” de uma função do segundo grau, na forma f(x) = ax2 + bx + c, é maior que zero, a concavidade da parábola é voltada para cima e, quando esse coeficiente é menor que zero, ela é voltada para baixo.

A concavidade da parábola pode estar voltada para cima ou para baixo, dependendo do coeficiente a da função A concavidade da parábola pode estar voltada para cima ou para baixo, dependendo do coeficiente a da função

Uma parábola é uma figura geométrica plana usada para representar graficamente as funções do segundo grau. Toda função do segundo grau pode ser escrita na forma f(x) = ax2 + bx + c. As letras “a”, “b” e “c” nessa função são números reais chamados de coeficientes. Esses coeficientes determinam o formato da parábola de maneira específica. O coeficiente “a”, por exemplo, é responsável pela concavidade da parábola.

Concavidade da parábola

Toda função do segundo grau pode ser representada graficamente por uma parábola. Se a função do segundo grau está na forma f(x) = ax2 + bx + c, então a concavidade da parábola é obrigatoriamente voltada para cima ou para baixo. O coeficiente “a” é responsável por isso, sendo que:

Se a > 0, então a concavidade da parábola é voltada para baixo.

Se a

Observe que “a” não pode ser igual a zero, pois, assim, a função resultante seria do primeiro grau.

O que é concavidade?

A palavra concavidade é usada para objetos côncavos, como lentes de óculos, antenas parabólicas, espelhos côncavos, guarda-chuvas etc. Todos esses objetos possuem uma reentrância (curva para dentro) que é conhecida como concavidade. No caso do guarda-chuva, a concavidade fica voltada para baixo. Caso ela estivesse voltada para cima, o guarda-chuva acumularia água da chuva.

Os casos possíveis para funções do segundo grau são:

1 – Concavidade voltada para cima

Se o coeficiente “a” é maior do que zero, a concavidade da parábola é voltada para cima, e essa figura é igual à da imagem a seguir:

Observe que a parábola não possui limite superior, mas possui um ponto V, chamado de vértice, cuja coordenada y é menor do que qualquer outro ponto da parábola. Por esse motivo, esse ponto é chamado de “ponto de mínimo”.

2 – Concavidade voltada para baixo

Se o coeficiente “a” é menor que zero, a concavidade da parábola é voltada para baixo, e essa figura é igual à da imagem a seguir:

Nessa parábola, não há um limite inferior, entretanto, o ponto V é aquele cuja coordenada y é maior, ou seja, não existe outro ponto com coordenada y superior a y de V. Nesse caso, V é chamado de “ponto de máximo”.

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Coordenadas do vértice da parábola

Matemática

Discriminante

Matemática

Equação do 1º grau

Matemática

Estudo dos sinais de uma função do segundo grau

Últimos artigos

Lygia Bojunga

Lygia Bojunga é uma famosa escritora brasileira que fez sucesso com livros infantis que provocam reflexão e despertam a imaginação. A bolsa amarela é sua obra mais conhecida.

Frases para o Dia das Crianças

Reunimos para vocês algumas frases inspiradoras para celebrar o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

Atividades para o Dia das Crianças

Atividades e brincadeiras para o Dia das Crianças são uma forma de tornar essa data comemorativa mais especial e divertida. A seguir, veja algumas dicas!

Brasil Colônia

O Brasil Colônia foi o período da história brasileira em que o Brasil era uma colônia de exploração de Portugal. Estendeu-se de 1500 a 1822.