Qual matéria está procurando ?

História

História

O Brasil na Segunda Guerra Mundial

Saiba como ocorreu a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial e que importância teve a sua participação nesse acontecimento.

No contexto da Segunda Guerra Mundial, o Brasil declarou guerra às chamadas “Potências do Eixo”, representadas por Alemanha, Itália e Japão, em agosto de 1942. A organização formada para enviar os combatentes brasileiros para o front ocidental na Europa foi nomeada de Força Expedicionária Brasileira (FEB). Os oficiais da FEB receberam treinamento militar nos Estados Unidos, na Escola de Comando do Estado-Maior de Fort Leavenworth. A expedição partiu para a Europa em 30 de junho de 1944. Mas o que aconteceu para que o Brasil entrasse na Segunda Guerra Mundial? É que o explicaremos a seguir.

  • Ruptura com o “Eixo”

Em 1942, o Brasil estava em plena ditadura do Estado Novo, comandada por Getúlio Vargas. Tal ditadura mantinhas relações muito estreitas com as “Potências do Eixo”, notadamente com a Alemanha. Essa aproximação ocorria tanto no âmbito econômico quanto no âmbito político-ideológico. A chefia de polícia de Vargas, representada pela pessoa de Filinto Müller, por exemplo, chegou a estabelecer troca de informações e a aprender técnicas de interrogatório e tortura com a Gestapo – polícia política nazista.

Depois que a guerra estourou, em 1939, e sobretudo após a entrada dos Estados Unidos, em 1941, Vargas passou a estabelecer um “jogo político duplo” com os dois lados, sem querer indispor-se nem com as Potências Aliadas nem com as Potências do Eixo. Essa postura hesitante, contudo, teve fim quando submarinos nazistas atacaram e afundaram cinco navios mercantes brasileiros, entre os dias 5 e 17 de agosto de 1942.

  • A FEB e a entrada na guerra

Em decorrência do acontecido, ainda em agosto, o governo Vargas, pressionado tanto pelos Estados Unidos quanto pela própria população nacional, declarou guerra ao Eixo e preparou-se para entrar em combate com a criação da FEB, ainda que alguns comandantes americanos e ingleses se opusessem a isso. Como diz o historiador Boris Fausto:

[…] O alinhamento brasileiro ao lado da frente antifascista se completou com o envio de uma força expedicionária – FEB – para lutar na Europa, a partir de 30 de junho de 1944. A FEB não foi uma iniciativa imposta pelos Aliados. Pelo contrário, consistiu em uma decisão do governo brasileiro, que teve de superar as restrições dos americanos e a franca oposição dos ingleses. Alguns dirigentes desses dois países consideravam problemático integrar tropas brasileiras, com sucesso, ao esforço da guerra. [1]

Após serem treinados pelos americanos, os brasileiros seguiram de avião para o Mediterrâneo e fizeram a infiltração em terreno italiano. Foi basicamente na libertação da Itália do jugo nazifascista que mais de 20 mil soldados brasileiros lutaram. O comandante geral era o general Mascarenhas de Morais, e o conflito estendeu-se até 2 de maio de 1945. Mais de 400 soldados brasileiros morreram, e milhares foram feridos. Os mortos foram enterrados em Pistoia, Itália. Depois, no ano de 1960, foi providenciada a transladação das cinzas dos corpos dos combatentes para o Rio de Janeiro, onde foram acomodadas no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no aterro do bairro da Glória.

NOTAS

[1] FAUSTO, Boris. História do Brasil. EDUSP: São Paulo, 2013. p. 326.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

General alemão Otto Fretter-Pico sendo rendido por oficiais brasileiros General alemão Otto Fretter-Pico sendo rendido por oficiais brasileiros
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Estado Novo

História

Causas da Segunda Guerra Mundial

História

Segunda Guerra Mundial na Ásia

História

Segunda Guerra Mundial

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.