Qual matéria está procurando ?

História

História

Holodomor

Saiba o que foi o Holodomor e o porquê de sua importância para a compreensão do contexto da URSS sob a liderança de Stalin.

  • Holodomor – Morte por fome

Holodomor é uma palavra ucraniana que significa “morte por fome” ou “morte por inanição”. Essa palavra é usada para descrever um dos fatos mais trágicos da primeira metade do século XX: a morte de milhões de ucranianos, entre os anos de 1931 e 1933, que ficaram privados de se alimentar em decorrência de uma retaliação do governo de Joseph Stalin – então líder máximo da União Soviética, à qual a Ucrânia havia sido subordinada.

  • Contexto da ocorrência do Holodomor

Após efetivamente assumir o poder da União Soviética, em 1928, Stalin tomou uma série de medidas que, com o tempo, possibilitaram-lhe deter o poder total da União Soviética. Uma dessas medidas consistia no programa de requisição compulsória sobre os cereais produzidos pelos camponeses que viviam nas áreas de influência da União Soviética. A Ucrânia era uma dessas áreas. Esse procedimento (requisição compulsória) consistia no fato de os camponeses serem obrigados a separar uma grande parte da produção agrícola e encaminhá-la ao Estado a baixíssimo custo.

Além da requisição compulsória, Stalin deu início também à coletivização forçada das propriedades rurais, isto é, a desapropriação (retirada da propriedade rural da posse dos camponeses) das terras cultiváveis, que passaram a ser de domínio da burocracia estatal (os funcionários da URSS encarregados de administrar as zonas rurais). Com isso, Stalin pretendia estabelecer controle administrativo autoritário sobre a economia agrícola da URSS.

Acontece que os ucranianos eram (e ainda são) historicamente insubordináveis à autoridade de Moscou (atual capital da Rússia), ou seja, ao centro das decisões políticas de toda a URSS. Quando houve a revolução de outubro de 1917, que pôs os bolcheviques (partido político do qual faziam parte Lenin e Stalin) no poder, os ucranianos empreenderam uma guerra contra os revolucionários de Moscou que duraria até o ano de 1921. Quando Stalin começou seu programa de coletivização forçada, a resistência ucraniana foi imediata.

  • Retaliações de Stalin

Entretanto, Stalin começou logo a sua retaliação. A princípio, o líder soviético ordenou a eliminação dos principais líderes políticos e intelectuais ucranianos. A massa de pessoas sem líderes é mais fácil de ser dominada por uma força externa. Depois, a partir de 1929, Stalin estipulou uma meta de arrecadação de cereais para o Estado que os ucranianos deveriam cumprir a qualquer custo. Para executar a meta, os ucranianos tiveram que, além de fornecer todo o seu excedente, dar ao Estado a porcentagem de cereais que era destinada ao seu consumo pessoal para sobrevivência.

A partir de então, a população rural da Ucrânia precisou literalmente passar fome para cumprir a meta exigida pela União Soviética. Segundo alguns historiadores, entre os anos de 1931 e 1933, o número de mortos já era tão grande que não havia mais como enterrar tantas pessoas. Os cadáveres apodreciam nas casas e nas ruas. Aqueles que eventualmente eram flagrados com comida em casa, por menor que fosse a porção, eram presos pela polícia soviética e enviados aos campos de trabalhos forçados (os Gulags).

  • Saldo de mortos

Nos três anos em que a requisição compulsória de alimentos foi imposta na Ucrânia, cerca de cinco milhões de pessoas acabaram morrendo vítimas da fome. Todavia, se considerarmos os efeitos a longo prazo dessa política stalinista e, também, o número de ucranianos que foram levados aos campos de trabalho forçado, esse número pode subir para cerca de 14 milhões de indivíduos.

*Créditos da imagem: Shutterstock e Drop of Light

Por Me. Cláudio Fernandes

Monumento em homenagem às vítimas do Holodomor * Monumento em homenagem às vítimas do Holodomor *
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Formação da União Soviética

História

Stalinismo

História

Revolução Russa – 1917

História

Holocausto

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.