Qual matéria está procurando ?

História

História

Holodomor

Saiba o que foi o Holodomor e o porquê de sua importância para a compreensão do contexto da URSS sob a liderança de Stalin.

  • Holodomor – Morte por fome

Holodomor é uma palavra ucraniana que significa “morte por fome” ou “morte por inanição”. Essa palavra é usada para descrever um dos fatos mais trágicos da primeira metade do século XX: a morte de milhões de ucranianos, entre os anos de 1931 e 1933, que ficaram privados de se alimentar em decorrência de uma retaliação do governo de Joseph Stalin – então líder máximo da União Soviética, à qual a Ucrânia havia sido subordinada.

  • Contexto da ocorrência do Holodomor

Após efetivamente assumir o poder da União Soviética, em 1928, Stalin tomou uma série de medidas que, com o tempo, possibilitaram-lhe deter o poder total da União Soviética. Uma dessas medidas consistia no programa de requisição compulsória sobre os cereais produzidos pelos camponeses que viviam nas áreas de influência da União Soviética. A Ucrânia era uma dessas áreas. Esse procedimento (requisição compulsória) consistia no fato de os camponeses serem obrigados a separar uma grande parte da produção agrícola e encaminhá-la ao Estado a baixíssimo custo.

Além da requisição compulsória, Stalin deu início também à coletivização forçada das propriedades rurais, isto é, a desapropriação (retirada da propriedade rural da posse dos camponeses) das terras cultiváveis, que passaram a ser de domínio da burocracia estatal (os funcionários da URSS encarregados de administrar as zonas rurais). Com isso, Stalin pretendia estabelecer controle administrativo autoritário sobre a economia agrícola da URSS.

Acontece que os ucranianos eram (e ainda são) historicamente insubordináveis à autoridade de Moscou (atual capital da Rússia), ou seja, ao centro das decisões políticas de toda a URSS. Quando houve a revolução de outubro de 1917, que pôs os bolcheviques (partido político do qual faziam parte Lenin e Stalin) no poder, os ucranianos empreenderam uma guerra contra os revolucionários de Moscou que duraria até o ano de 1921. Quando Stalin começou seu programa de coletivização forçada, a resistência ucraniana foi imediata.

  • Retaliações de Stalin

Entretanto, Stalin começou logo a sua retaliação. A princípio, o líder soviético ordenou a eliminação dos principais líderes políticos e intelectuais ucranianos. A massa de pessoas sem líderes é mais fácil de ser dominada por uma força externa. Depois, a partir de 1929, Stalin estipulou uma meta de arrecadação de cereais para o Estado que os ucranianos deveriam cumprir a qualquer custo. Para executar a meta, os ucranianos tiveram que, além de fornecer todo o seu excedente, dar ao Estado a porcentagem de cereais que era destinada ao seu consumo pessoal para sobrevivência.

A partir de então, a população rural da Ucrânia precisou literalmente passar fome para cumprir a meta exigida pela União Soviética. Segundo alguns historiadores, entre os anos de 1931 e 1933, o número de mortos já era tão grande que não havia mais como enterrar tantas pessoas. Os cadáveres apodreciam nas casas e nas ruas. Aqueles que eventualmente eram flagrados com comida em casa, por menor que fosse a porção, eram presos pela polícia soviética e enviados aos campos de trabalhos forçados (os Gulags).

  • Saldo de mortos

Nos três anos em que a requisição compulsória de alimentos foi imposta na Ucrânia, cerca de cinco milhões de pessoas acabaram morrendo vítimas da fome. Todavia, se considerarmos os efeitos a longo prazo dessa política stalinista e, também, o número de ucranianos que foram levados aos campos de trabalho forçado, esse número pode subir para cerca de 14 milhões de indivíduos.

*Créditos da imagem: Shutterstock e Drop of Light

Por Me. Cláudio Fernandes

Monumento em homenagem às vítimas do Holodomor * Monumento em homenagem às vítimas do Holodomor *
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Fim da União Soviética

História

Stalinismo

História

Nazismo

História

Holocausto

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.