Qual matéria está procurando ?

História

História

Conjuração Baiana

Conheça as características da Conjuração Baiana, uma revolta que ocorreu nos fins do século XVIII, na Bahia.

A bandeira daquela que seria a República advinda da Conjuração Baiana * A bandeira daquela que seria a República advinda da Conjuração Baiana *

A Conjuração Baiana, ou Conjuração dos Alfaiates, foi uma revolta que ocorreu na Bahia, no ano de 1798. Para entender essa revolta, que aconteceu na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, faz-se necessário compreender os acontecimentos mundiais que a influenciaram.

As ideias liberais e iluministas que moldaram a Revolução Francesa (1789) foram as mesmas que influenciaram uma gama de movimentos e insurgências no continente americano nos fins do século XVIII. A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, no Brasil, foram as que se destacaram.

Pois bem, o próprio termo “conjuração”, que significa ajuntamento conspiratório, já identifica esse movimento como algo que tinha o objetivo de interpor-se ao poder vigente da coroa portuguesa. Os revoltosos da Bahia colocaram-se frontalmente contra os problemas que essa província enfrentava na época, como escassez de alimentos, e também levantavam bandeiras a favor da abolição da escravidão, da proclamação da República na região da Bahia e do livre mercado também naquela região. Todos esses temas alinhavam-se ao pensamento liberal vindo, sobretudo, da França revolucionária.

Os integrantes dessa conspiração eram, em geral, homens de profissões liberais, negros livres e mulatos que sobreviviam através do exercício de profissões urbanas, como o artesanato, o policiamento e, sobretudo, a alfaiataria. Daí veio a denominação da revolta como “Revolta dos Alfaiates”.

Entretanto, as propostas da Conjuração não chegaram a se realizar. Segundo o historiador Boris Fausto, em sua História do Brasil, “após uma tentativa de se obter apoio do governo da Bahia, começaram as prisões e delações. Quatro dos principais acusados foram enforcados e esquartejados. Outros receberam penas de prisão ou banimento” (p. 104) [1].

A crueldade das sentenças era típica para esse tipo de conspiração. Na Inconfidência Mineira, um dos principais representantes, Joaquim José da Silva Xavier, também foi enforcado e esquartejado.

Além da inspiração na Revolução Francesa, a Conjuração Baiana também se situava no contexto da das revoltas dos escravos do Haiti, de 1791, que culminariam na independência daquele país. Todo esse contexto preocupava a corte portuguesa, que procurou retaliar qualquer tipo de insurgência semelhante em suas colônias.

*Créditos da imagem: Commons

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

21 de abril – Dia de Tiradentes

História

Balaiada

História

Inconfidência Mineira

História

Influências da Revolução Francesa no mundo

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.