Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Por que as placas tectônicas movimentam-se?

Descubra por que as placas tectônicas movimentam-se e o que está por trás dos efeitos gerados pelo tectonismo!

As placas tectônicas estão sempre em movimento e isso provoca alterações na superfície As placas tectônicas estão sempre em movimento e isso provoca alterações na superfície

A crosta terrestre – a camada mais externa do planeta Terra, formada por rochas – é subdividida em vários “pedaços”, que, apesar de estarem separados, estão sempre em contato uns com os outros. Ao conjunto desses pedaços dá-se o nome de placas tectônicas.

O tectonismo – também conhecido como o movimento das placas tectônicas – exerce transformações que podem ser diretamente percebidas pelas pessoas na superfície terrestre, tais como os terremotos, a movimentação dos continentes, a formação dos vulcões e também o surgimento das montanhas. Trata-se de um processo que, para nós, não é totalmente visível, pois acontece de forma muito lenta, ao longo de bilhões de anos.

Mas, então, fica a pergunta: por que as placas tectônicas movimentam-se?

Como sabemos, a crosta terrestre encontra-se posicionada logo acima de outra camada do nosso planeta: o manto. Ele é composto basicamente por magma, que nada mais é do que as rochas em estado líquido, com uma consistência um pouco pastosa, tudo por causa das altas temperaturas existentes no interior da Terra. As placas tectônicas literalmente flutuam sobre o magma.

Desse modo, o que faz as placas tectônicas movimentarem-se é justamente o movimento desse magma! E esse movimento não acontece de uma maneira qualquer, mas sim obedecendo a uma variação cíclica, que chamamos de correntes ou células de convecção da Terra.

Observe o esquema a seguir e veja como esse movimento acontece:


Células de convecção da Terra, que influenciam as placas tectônicas *

As células de convecção movimentam-se dessa forma porque as temperaturas são maiores nas áreas mais próximas ao núcleo. O magma localizado mais ao fundo aquece-se e, por isso, fica mais leve e sobe. Ao chegar às áreas mais altas, ele perde temperatura, fica mais denso e desce novamente em direção ao núcleo, onde esse processo é continuado.

Portanto, a movimentação do magma na forma das correntes de convecção faz com que o manto terrestre funcione como se fosse uma “esteira rolante” sobre a qual se movimentam as placas tectônicas da crosta terrestre. Assim, a direção das diversas células de convecção existentes determina também a direção das diferentes placas por elas influenciadas.

* Créditos da imagem: Surachit e Wikimedia Commons.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Deriva Continental

Geografia

Maremoto

Geografia

Montanhas

Geografia

Placas tectônicas

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.