Diferenças entre chifres e cornos

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diferenças entre chifres e cornos Os rinocerontes possuem chifres ou cornos?
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Cornos e chifres são estruturas encontradas em vários mamíferos que estão relacionadas com a apresentação sexual, defesa, reconhecimento entre indivíduos de uma mesma espécie e competição entre machos. Que tal conhecer mais sobre essas estruturas?

Chifres

As renas fêmeas e machos possuem chifres
As renas fêmeas e machos possuem chifres

Os chifres são estruturas formadas exclusivamente por tecido ósseo e derivadas do osso frontal do crânio. Essas estruturas apresentam ramificações e são recobertas por uma camada de pele rica em vasos sanguíneos (veludo). À medida que esse chifre torna-se maduro, essa camada rica em vasos para de receber sangue e morre, o que torna o osso exposto. A cada ano, o chifre de um animal é trocado.

Podemos citar o veado, o alce e o caribu como animais que possuem chifres. Essas estruturas são encontradas normalmente em machos, sendo poucas as espécies que possuem fêmeas com chifres. Entre as fêmeas que apresentam chifres, podemos citar as renas.

Cornos

As vacas possuem cornos, e não chifres, como muitos pensam
As vacas possuem cornos, e não chifres, como muitos pensam

Os cornos são estruturas derivadas, normalmente, do osso frontal do crânio e consistem em uma projeção do osso coberta por uma camada de queratina, a mesma proteína responsável por formar as unhas e os pelos. A queratina vai além da projeção, e é por isso que, nas vacas, os cornos são cortados sem causar dor ao animal. Essas estruturas normalmente são encontrados aos pares.

Os cornos estão presentes em ruminantes, como bovinos, antílopes e girafas. Nas girafas, os cornos são um pouco diferentes, uma vez que a projeção óssea não surge a partir do osso frontal e é toda coberta por pele. Outro corno que merece destaque é o do rinoceronte, que é formado exclusivamente por queratina e está disposto na linha do nariz.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Escola Kids