Animais ruminantes

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Animais ruminantes As vacas são exemplos de animais ruminantes
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Você já reparou que algumas espécies de animais ficam constantemente mastigando? Esse hábito é comum em animais ditos ruminantes. Mas você sabe o que isso significa?

Denominamos de ruminantes os animais que apresentam um sistema digestório adaptado para a digestão de produtos de origem vegetal. Esse sistema digestório, diferentemente do nosso, possui um estômago com quatro câmaras bastante diferentes entre si. O processo de digestão também é bastante distinto, e o alimento passa mais de uma vez pela boca.

Para entender o processo de digestão desses animais, primeiramente devemos compreender a anatomia de seu sistema digestório. O estômago de um ruminante é formado pelas seguintes partes:

Observe as partes do estômago de um ruminante
Observe as partes do estômago de um ruminante

- Pança ou rúmen: Nessa região do estômago, o alimento de origem vegetal é amolecido e ocorre a digestão da celulose, um carboidrato presente nos vegetais. A celulose só é digerida graças a bactérias que produzem enzimas que quebram esse carboidrato. Vale destacar que nós, humanos, não somos capazes de digerir a celulose.

- Barrete ou retículo: Nessa parte do estômago, são formadas pequenas porções de alimento que retornarão para a boca para a realização da mastigação.

- Folhoso ou omaso: Nessa porção do estômago, ocorre a absorção de água e minerais encontrados no alimento.

- Coagulador ou abomaso: Nessa região do estômago, ocorre a ação das enzimas digestivas, que quebram os nutrientes em partículas menores para que sejam absorvidos. Também é chamado de estômago verdadeiro.

O processo de digestão começa pela boca, assim como ocorre na maioria dos animais. O alimento é deglutido, segue em direção ao rúmen e, depois, para o retículo. Do retículo o alimento é enviado novamente para a boca, onde é realizada a mastigação. Após ser mastigado, o alimento é engolido novamente e é levado para o omaso e abomaso. Do estômago, os restos são enviados para o intestino e são posteriormente eliminados.

Como exemplos de animais ruminantes, podemos citar os bois, búfalos, camelos, girafas, dromedários, lhamas, cervos, renas, entre outros.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Escola Kids