O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.
Ano-Novo e Réveillon são as comemorações referentes à passagem de ano.
Réveillon: é uma data comemorativa que indica o momento da passagem para um novo ano. É a véspera do Ano-Novo, sendo comemorado do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. A palavra réveillon é de origem francesa e significa “acordar” ou “reanimar”, no sentido de despertar para o novo.
Ano-Novo: é uma data comemorada no dia 1º de janeiro, marcando o início de um novo ano. Essa data é comemorada todos os anos de diferentes formas pela população.
Veja também: Você conhece a história das Festas Juninas?
O sentido da palavra Réveillon foi se modificando no decorrer dos tempos, visto que inicialmente era utilizada para descrever uma refeição leve feita no período da noite, com o objetivo de não dificultar que as pessoas dormissem. Pouco tempo depois, foi usada para nomear a ceia que acontecia na véspera de Natal.
A forma como conhecemos hoje, que indica a véspera de um novo ano, teve origem no século XVII, momento em que os nobres franceses realizavam festas que duravam a noite inteira. Posteriormente nobres de outros países passaram também a realizar esse tipo de comemoração.
Veja também: O que é o Halloween?
Já o Ano-Novo é a celebração da chegada de um novo ano, sendo uma data comemorada há mais de 4 mil anos. Essa comemoração remetia à conclusão do ciclo completo das quatro estações do ano.
Os povos da Mesopotâmia foram os primeiros a comemorarem a passagem para um novo ano, porém a data para tal comemoração era do dia 22 para o dia 23 de março, período de início da primavera no Hemisfério Norte.
Houve, no decorrer da história, várias datas para celebrar a chegada de um novo ano. Em 1582, com a introdução de um novo calendário cristão, foi transferida a comemoração do Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, assim como conhecemos e comemoramos atualmente.
Imprima a imagem abaixo e complete o desenho da festa de Réveillon ilustrada. Não se esqueça de colorir. Use sua imaginação e capriche!
Para baixar em PDF e imprimir, clique aqui.