Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Calendário com a data 1º de janeiro. O Ano-Novo é festejado em 1º de janeiro.

Ano-Novo e Réveillon são as comemorações referentes à passagem de ano.

  • Réveillon: é uma data comemorativa que indica o momento da passagem para um novo ano. É a véspera do Ano-Novo, sendo comemorado do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. A palavra réveillon é de origem francesa e significa “acordar” ou “reanimar”, no sentido de despertar para o novo.

  • Ano-Novo: é uma data comemorada no dia 1º de janeiro, marcando o início de um novo ano. Essa data é comemorada todos os anos de diferentes formas pela população.

Veja também: Você conhece a história das Festas Juninas?

Os fogos de artifício são um símbolo da comemoração do Réveillon.

O sentido da palavra Réveillon foi se modificando no decorrer dos tempos, visto que inicialmente era utilizada para descrever uma refeição leve feita no período da noite, com o objetivo de não dificultar que as pessoas dormissem. Pouco tempo depois, foi usada para nomear a ceia que acontecia na véspera de Natal.

A forma como conhecemos hoje, que indica a véspera de um novo ano, teve origem no século XVII, momento em que os nobres franceses realizavam festas que duravam a noite inteira. Posteriormente nobres de outros países passaram também a realizar esse tipo de comemoração.

Veja também: O que é o Halloween?

o Ano-Novo é a celebração da chegada de um novo ano, sendo uma data comemorada há mais de 4 mil anos. Essa comemoração remetia à conclusão do ciclo completo das quatro estações do ano.

Os povos da Mesopotâmia foram os primeiros a comemorarem a passagem para um novo ano, porém a data para tal comemoração era do dia 22 para o dia 23 de março, período de início da primavera no Hemisfério Norte.

Os mesopotâmicos comemoravam o Ano-Novo com a chegada da primavera.

Houve, no decorrer da história, várias datas para celebrar a chegada de um novo ano. Em 1582, com a introdução de um novo calendário cristão, foi transferida a comemoração do Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, assim como conhecemos e comemoramos atualmente.

Agora é a sua vez!

Imprima a imagem abaixo e complete o desenho da festa de Réveillon ilustrada. Não se esqueça de colorir. Use sua imaginação e capriche!

Para baixar em PDF e imprimir, clique aqui.

Por Jacqueline Iglesias

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

Carnaval

Datas Comemorativas

Dia do Amigo

Datas Comemorativas

Festa Junina

Datas Comemorativas

Halloween

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.