Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Protozoários

Aprenda um pouco mais sobre os protozoários, organismos unicelulares e heterotróficos.

Observe as diferentes formas dos protozoários Observe as diferentes formas dos protozoários

Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos com algumas características bastante peculiares. Todos esses seres apresentam apenas uma célula, sendo, portanto, unicelulares, e não são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são organismos heterotróficos.

Todos os protozoários são bastante diminutos e podem viver em água doce, salgada ou em terra úmida. Algumas espécies podem viver dentro de outros seres vivos e causar-lhes doenças, são as chamadas espécies parasitas (Conheça algumas doenças causadas por protozoários). Além disso, algumas espécies vivem em associação mutualística com outros seres vivos, como é o caso dos protozoários que vivem no intestino de cupins, auxiliando na digestão da celulose.

Os protozoários, como dito anteriormente, precisam alimentar-se, pois não conseguem produzir o seu alimento. Eles normalmente se alimentam de matéria orgânica, bactérias e até mesmo de outros protozoários.

A reprodução dos protozoários pode ser de forma assexuada, com apenas um organismo envolvido, ou sexuada. Na forma assexuada, o protozoário literalmente divide-se ao meio e dá origem a um novo ser. Já na forma sexuada, é comum observar a união de dois indivíduos e a formação de um zigoto, que depois se divide e forma novos indivíduos.


O Paramecium locomove-se por meio de cílios

Os protozoários apresentam uma grande quantidade de formatos e estruturas locomotoras diferentes. É comum que a forma de locomoção seja utilizada para separar esses organismos em grupos. Observe a seguir:

- Protozoários ciliados: Locomovem-se por cílios. Exemplo: Paramecium sp. (Observe a figura);

- Protozoários flagelados: Locomovem-se por flagelos. Exemplo: Trypanosoma cruzy.

- Protozoários Ameboides: Locomovem-se por meio de pseudópodes, que são prolongamentos do citoplasma. Exemplo: Entamoeba histolytica.

- Protozoários esporozoários: Não possuem estruturas especializadas para a locomoção. Exemplo: Plasmodium sp.

É importante destacar que os protozoários possuem diversas formas de classificação. A divisão adotada no texto é meramente didática.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

Doenças causadas por protozoários

Ciências

Febres hemorrágicas

Ciências

Flagelos

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.