Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Protozoários

Aprenda um pouco mais sobre os protozoários, organismos unicelulares e heterotróficos.

Observe as diferentes formas dos protozoários Observe as diferentes formas dos protozoários

Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos com algumas características bastante peculiares. Todos esses seres apresentam apenas uma célula, sendo, portanto, unicelulares, e não são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são organismos heterotróficos.

Todos os protozoários são bastante diminutos e podem viver em água doce, salgada ou em terra úmida. Algumas espécies podem viver dentro de outros seres vivos e causar-lhes doenças, são as chamadas espécies parasitas (Conheça algumas doenças causadas por protozoários). Além disso, algumas espécies vivem em associação mutualística com outros seres vivos, como é o caso dos protozoários que vivem no intestino de cupins, auxiliando na digestão da celulose.

Os protozoários, como dito anteriormente, precisam alimentar-se, pois não conseguem produzir o seu alimento. Eles normalmente se alimentam de matéria orgânica, bactérias e até mesmo de outros protozoários.

A reprodução dos protozoários pode ser de forma assexuada, com apenas um organismo envolvido, ou sexuada. Na forma assexuada, o protozoário literalmente divide-se ao meio e dá origem a um novo ser. Já na forma sexuada, é comum observar a união de dois indivíduos e a formação de um zigoto, que depois se divide e forma novos indivíduos.


O Paramecium locomove-se por meio de cílios

Os protozoários apresentam uma grande quantidade de formatos e estruturas locomotoras diferentes. É comum que a forma de locomoção seja utilizada para separar esses organismos em grupos. Observe a seguir:

- Protozoários ciliados: Locomovem-se por cílios. Exemplo: Paramecium sp. (Observe a figura);

- Protozoários flagelados: Locomovem-se por flagelos. Exemplo: Trypanosoma cruzy.

- Protozoários Ameboides: Locomovem-se por meio de pseudópodes, que são prolongamentos do citoplasma. Exemplo: Entamoeba histolytica.

- Protozoários esporozoários: Não possuem estruturas especializadas para a locomoção. Exemplo: Plasmodium sp.

É importante destacar que os protozoários possuem diversas formas de classificação. A divisão adotada no texto é meramente didática.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

Doenças causadas por protozoários

Ciências

Febres hemorrágicas

Ciências

Flagelos

Últimos artigos

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Castela (Espanha) e determinava a divisão das terras que poderiam ser encontradas durante as Grandes Navegações.

Fruta

Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico.

Coelho

O coelho é um animal pertencente à família Leporidae, a mesma das lebres. Coelhos destacam-se por possuírem orelhas e pernas grandes, além do corpo recoberto por pelos.

Medusa

Medusa era uma górgona, isto é, um monstro que possuía serpentes no lugar dos cabelos, e era conhecida por transformar em pedra todos que olhavam para o seu rosto.