Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Flagelos

Saiba mais sobre os flagelos, estruturas encontradas em vários tipos celulares, como espermatozoides e certas algas, e que auxiliam na locomoção.

As euglenas são exemplos de organismos que possuem flagelos As euglenas são exemplos de organismos que possuem flagelos

Os flagelos são estruturas em formato de fio que se diferem de um organismo para outro. Nos seres eucariontes, são formados por microtúbulos – uma espécie de túbulo formado por proteínas.

Os flagelos são formados por um anel externo. Este contém nove pares de microtúbulos que ficam em torno de dois microtúbulos localizados na região central. Cada flagelo emerge dos corpos basais, uma região que lembra muito a estrutura do flagelo, entretanto, não apresenta microtúbulos externos aos pares, mas, sim, em trincas. Nos eucariontes, a movimentação dos flagelos ocorre pelo deslizamento dos microtúbulos, sendo seu movimento possível até mesmo depois de serem arrancados.

Nas bactérias, organismos procariontes, os flagelos são formados apenas por uma proteína chamada de flagelina, que se dispõe em cadeias. Nesses seres, não há, portanto, microtúbulos.

Uma célula flagelada apresenta geralmente apenas um flagelo, entretanto, ele pode ocorrer em maior quantidade. Esse é o caso da euglena, que apresenta geralmente dois flagelos de tamanhos desiguais.


Os espermatozoides são as únicas células flageladas encontradas em mamíferos

Função dos flagelos

Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. Nessas células, fica clara a função do flagelo, que é garantir que a célula reprodutiva masculina encontre a célula reprodutiva feminina para que ocorra a fecundação. Flagelos são encontrados também em células reprodutivas das plantas, as quais são chamadas de anterozoides, e também em outros organismos, tais como algas e protozoários.

Além da função de locomoção, os flagelos podem ser utilizados com outras finalidades. Em alguns organismos, como em algumas algas, sugere-se que os flagelos desempenhem papel na alimentação, ajudando na captura de alimento.

Qual é a diferença entre cílios e flagelos?

Cílios e flagelos são estruturas formadas por microtúbulos e são diferenciados por seu tamanho e número em uma célula. Os cílios geralmente são menores que os flagelos e apresentam-se mais numerosos. Outra característica importante é que os cílios normalmente estão dispostos em fileiras ou paralelamente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Algas

Ciências

Bactérias

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

Gametas

Últimos artigos

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.

Estrelas

As estrelas são corpos celestes esféricos e de grandes dimensões, emissores de brilho e de calor. Elas se formam nas nebulosas e são compostas por gases como o hidrogênio.