Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Flagelos

Saiba mais sobre os flagelos, estruturas encontradas em vários tipos celulares, como espermatozoides e certas algas, e que auxiliam na locomoção.

As euglenas são exemplos de organismos que possuem flagelos As euglenas são exemplos de organismos que possuem flagelos

Os flagelos são estruturas em formato de fio que se diferem de um organismo para outro. Nos seres eucariontes, são formados por microtúbulos – uma espécie de túbulo formado por proteínas.

Os flagelos são formados por um anel externo. Este contém nove pares de microtúbulos que ficam em torno de dois microtúbulos localizados na região central. Cada flagelo emerge dos corpos basais, uma região que lembra muito a estrutura do flagelo, entretanto, não apresenta microtúbulos externos aos pares, mas, sim, em trincas. Nos eucariontes, a movimentação dos flagelos ocorre pelo deslizamento dos microtúbulos, sendo seu movimento possível até mesmo depois de serem arrancados.

Nas bactérias, organismos procariontes, os flagelos são formados apenas por uma proteína chamada de flagelina, que se dispõe em cadeias. Nesses seres, não há, portanto, microtúbulos.

Uma célula flagelada apresenta geralmente apenas um flagelo, entretanto, ele pode ocorrer em maior quantidade. Esse é o caso da euglena, que apresenta geralmente dois flagelos de tamanhos desiguais.


Os espermatozoides são as únicas células flageladas encontradas em mamíferos

Função dos flagelos

Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. Nessas células, fica clara a função do flagelo, que é garantir que a célula reprodutiva masculina encontre a célula reprodutiva feminina para que ocorra a fecundação. Flagelos são encontrados também em células reprodutivas das plantas, as quais são chamadas de anterozoides, e também em outros organismos, tais como algas e protozoários.

Além da função de locomoção, os flagelos podem ser utilizados com outras finalidades. Em alguns organismos, como em algumas algas, sugere-se que os flagelos desempenhem papel na alimentação, ajudando na captura de alimento.

Qual é a diferença entre cílios e flagelos?

Cílios e flagelos são estruturas formadas por microtúbulos e são diferenciados por seu tamanho e número em uma célula. Os cílios geralmente são menores que os flagelos e apresentam-se mais numerosos. Outra característica importante é que os cílios normalmente estão dispostos em fileiras ou paralelamente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Algas

Ciências

Bactérias

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

Gametas

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.