Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Divisão binária

Aprenda um pouco mais sobre o tipo de reprodução conhecido como divisão binária, cissiparidade, fissão ou bipartição. Neste texto, abordaremos a respeito do que é reprodução assexuada e falaremos mais especificamente sobre divisão binária, um tipo dessa reprodução, comum em organismos unicelulares.

Observe a reprodução por divisão binária ocorrendo em uma ameba Observe a reprodução por divisão binária ocorrendo em uma ameba

Como sabemos, um organismo dá origem a outro graças ao processo reprodutivo, que é diferente em cada ser vivo. A reprodução pode ocorrer de duas formas: sexuadamente ou assexuadamente. Um exemplo de reprodução assexuada é a divisão binária, um processo que ocorre, por exemplo, em bactérias.

Reprodução assexuada

A reprodução assexuada é aquela em que um organismo dá origem a outro sem que ocorra a interação entre gametas (células reprodutivas). Nesse caso, não há recombinação genética, e o organismo gerado é idêntico ao que o gerou. É comum referir-se a organismos gerados por meio de reprodução assexuada como clones. Vale salientar que, em alguns casos, ocorrem mutações, fazendo com que surjam organismos diferentes.

A reprodução assexuada é diferente da sexuada, pois esta envolve gametas, gerando, portanto, uma grande variabilidade genética. Além disso, a reprodução assexuada requer menos energia que a reprodução sexuada. Como exemplo de reprodução assexuada, podemos citar os processos de divisão binária, divisão múltipla, partenogênese, brotamento, fragmentação e propagação vegetativa.

Divisão binária

A divisão binária é um processo assexuado. Esse tipo de reprodução, também chamado de bipartição, cissiparidade ou fissão, ocorre em diferentes organismos e é comum em protozoários e bactérias.

O processo de divisão binária baseia-se na divisão do organismo ao meio, dando origem a outro idêntico, exceto quando surgem mutações. Inicialmente, verifica-se a multiplicação do material genético, o aumento da célula e, posteriormente, a divisão da célula em duas.

Podemos ainda observar a divisão binária em alguns organismos multicelulares. As planárias, por exemplo, podem reproduzir-se dessa forma. Inicialmente, um organismo sofre separação da cabeça da região posterior do corpo. Depois dessa separação, ocorre a regeneração das partes que faltam nesses fragmentos. Dessa forma, são originadas duas planárias.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Reprodução animal

Ciências

Reprodução assexuada

Ciências

Reprodução das bactérias

Ciências

Reprodução sexuada

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.