Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Doenças causadas por protozoários

As doenças causadas por protozoários são as protozooses. Algumas delas são a malária, a amebíase, a doença de Chagas, a giardíase e a leishmaniose visceral.

Ilustração mostrando diferentes protozoários, uma alusão às doenças causadas por protozoários (protozooses). Os protozoários causam diversas doenças ao homem, as quais são chamadas de protozooses.

As doenças causadas por protozoários são as protozooses. Os protozoários são organismos vivos, eucariontes e unicelulares. Juntamente às algas, eles formam o Reino Protista. Esses seres são importantes porque muitos deles causam doença ao homem. Ao conhecermos esses organismos, podemos entender melhor sobre o tratamento e sobre a prevenção dessas doenças. Dentre as doenças causadas por protozoários, podemos citar as seguintes:

  • malária;
  • amebíase;
  • doença de Chagas;
  • giardías;
  • leishmaniose visceral.

Leia também: Quais são as principais doenças causadas por vírus?

Quais são as principais doenças causadas por protozoários?

→ Malária

A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles, que transmite o protozoário chamado Plasmodium.

A malária é causada pelo protozoário chamado Plasmodium. No Brasil, três espécies estão relacionadas com essa doença em seres humanos: o P. vivax, o P. falciparum e o P. malariae. Essa doença afeta muitas pessoas pelo mundo todo ano, principalmente em regiões tropicais, como a nossa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as estimativas são de que 40% da população do mundo esteja exposta à malária e que mais de 1 milhão de pessoas morra todo ano devido à doença.

A malária é transmitida graças à picada de um mosquito do gênero Anopheles, mas somente a fêmea transmite a doença. Esse mosquito é conhecido popularmente pelo nome de mosquito-prego e carapanã. Esses mosquitos têm hábito noturno, por isso, são importantes medidas preventivas na hora de dormir, como o uso de mosquiteiros e de telas nas janelas. Além disso, faz-se necessário também o uso de repelentes, bem como a eliminação dos criadouros do mosquito.

A doença é caracterizada por febre alta (39 a 40 ºC), por calafrios, por dor de cabeça, por abundante transpiração e por vômitos. Seu diagnóstico é feito através de exames de sangue, a partir dos quais é verificada a presença do parasita.

→ Amebíase

A amebíase é transmitida pelo protozoário Entamoeba histolytica.

A amebíase é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. A infecção ocorre em virtude da ingestão desse protozoário juntamente à água ou a algum alimento contaminado por fezes. Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar graves diarreias com presença de sangue. Para evitar essa doença, é importante manter a higiene pessoal, lavar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida e, principalmente, tratar o indivíduo doente e investir em saneamento básico.

→ Giardíase

A giardíase é transmitida pelo protozoário Giardia intestinalis.

A giardíase é transmitida pelo protozoário chamado Giardia intestinalis (conhecido também como Giardia lamblia). Assim como a amebíase, essa doença é contraída em razão da ingestão de água e de alimentos contaminados. A giardíase causa dores abdominais e um quadro de diarreia que pode levar à desidratação e à perda de peso. Para evitar a transmissão, o investimento em saneamento básico, o tratamento de doentes e a adoção de bons hábitos de higiene são importantes.

→Doença de Chagas

A doença de Chagas é transmitida pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

A doença de Chagas é uma doença muito conhecida causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi. A sua transmissão ocorre principalmente por meio dos triatomíneos, também chamados de barbeiros, mas pode ocorrer também por transfusão de sangue, durante a gestação, durante a transplante de órgãos etc.

A doença pode ser assintomática nos primeiros anos, manifestando-se muitos anos depois da infecção, sendo que o órgão mais afetado é o coração. Para evitar a doença, é importante controlar a reprodução do barbeiro e proteger a casa com telas nas janelas. Os barbeiros geralmente são encontrados em frestas de casas de taipa, sendo assim, investir em habitação também é uma medida profilática.

→ Leishmaniose visceral

A leishmaniose visceral é transmitida pelo protozoário Leishmania chagasi.

A leishmaniose visceral é uma doença transmitida pelo protozoário denominado Leishmania chagasi. A principal forma de transmissão é a picada de um inseto conhecido por flebotomíneo. O diagnóstico clínico é complicado, pois os sintomas assemelham-se aos de outras doenças. As principais características são febre por um longo período, aumento no baço, aumento no fígado, anemia, tosse, diarreia, entre outros. Para a prevenção, é necessário combater o inseto e tratar os doentes. Para saber mais sobre a leishmaniose visceral e sobre os demais tipos de leishmaniose, clique aqui.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Doenças causadas por fungos

Ciências

Doenças transmitidas pelo AEDES AEGYPTI

Ciências

Febres hemorrágicas

Ciências

Leishmaniose

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.