Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Doenças causadas por protozoários

Conheça algumas das doenças causadas por protozoários.

Os protozoários são organismos vivos, eucariontes e unicelulares. Juntamente às algas, eles formam o Reino Protista. Esses seres são importantes, pois muitos causam doença ao homem. Ao conhecermos esses organismos, podemos entender melhor sobre o tratamento e prevenção dessas doenças.

Dentre as doenças causadas por protozoários, podemos citar a malária, amebíase, doenças de Chagas, giardíase e leishmaniose visceral.

A malária é causada pelo protozoário chamado Plasmodium. No Brasil, três espécies estão relacionadas com essa doença em seres humanos: o P. vivax, P. falciparum e P. malariae. Essa doença afeta muitas pessoas pelo mundo todo ano, principalmente em regiões tropicais, como a nossa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as estimativas são de que 40% da população do mundo esteja exposta à malária e que mais de 1 milhão morra todo ano.


A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles

A malária é transmitida graças à picada de um mosquito do gênero Anopheles, mas somente a fêmea transmite a doença. Esse mosquito é conhecido popularmente pelo nome de mosquito-prego e carapanã. Esses mosquitos têm hábito noturno, por isso são importantes medidas preventivas na hora de dormir, como o uso de mosquiteiros e telas nas janelas. Além disso, faz-se necessário também o uso de repelentes, bem como a eliminação dos criadouros do mosquito.

A doença é caracterizada por febre alta (39 a 40 ºC), calafrios, dor de cabeça, abundante transpiração e vômitos. Seu diagnóstico é feito através de exames de sangue em que é verificada a presença do parasita.

A amebíase é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. A infecção ocorre em virtude da ingestão desse protozoário juntamente à água ou alimento contaminado por fezes. Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar graves diarreias com presença de sangue. Para evitar essa doença, é importante manter a higiene pessoal, lavar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida e, principalmente, tratar o indivíduo doente e investir em saneamento básico.


A amebíase é transmitida pelo protozoário Entamoeba histolytica

A giardíase é transmitida pelo protozoário chamado Giardia intestinalis (conhecido também como Giardia lamblia). Assim como a amebíase, essa doença é contraída em razão da ingestão de água e alimentos contaminados. A giardíase causa dores abdominais e um quadro de diarreia que pode levar à desidratação e perda de peso. Para evitar a transmissão, o investimento em saneamento básico, o tratamento de doentes e bons hábitos de higiene são importantes.

A doença de Chagas é uma doença muito conhecida causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi. A sua transmissão ocorre principalmente por meio dos triatomídeos, também chamados de barbeiros, mas pode ocorrer também por transfusão de sangue, durante a gestação, transplante de órgãos etc. A doença pode ser assintomática nos primeiros anos, manifestando-se muitos anos depois da infecção, sendo que o órgão mais afetado é o coração. Para evitar a doença, é importante controlar a reprodução do barbeiro e proteger a casa com portas, telas e janelas. Os barbeiros geralmente são encontrados em frestas de casas de taipa, sendo assim, investir em habitação também é uma medida profilática.

A leishmaniose visceral é uma doença transmitida pelo protozoário denominado Leishmania chagasi. A principal forma de transmissão é a picada de um inseto conhecido por flebotomídeo. O diagnóstico clínico é complicado, pois os sintomas assemelham-se aos de outras doenças. As principais características são febre por um longo período, aumento no baço, aumento no fígado, anemia, tosse, diarreia, entre outros. Para a prevenção, é necessário combater o inseto e tratar os doentes.

Os protozoários causam diversas doenças ao homem Os protozoários causam diversas doenças ao homem
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Febres hemorrágicas

Ciências

Protozoários

Ciências

Leishmaniose

Últimos artigos

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.

Embaixo ou em baixo: junto ou separado?

“Embaixo” é um advérbio de lugar e indica a localização de algo, enquanto “em baixo” é, na verdade, a junção de uma preposição com um adjetivo.

22 de abril – Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e é um momento para refletirmos sobre o modo como nos relacionamos com o nosso planeta e que atitudes devemos adotar.

Combustíveis fósseis

Combustíveis fósseis são fontes de energia originadas da decomposição de plantas e animais soterrados ao longo de milhares de anos. São úteis para a produção energética.