Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Doenças causadas por fungos

Saiba mais sobre as doenças causadas por fungos e como evitá-las!

Os fungos auxiliam no equilíbrio do meio ambiente, mas também são causadores de algumas infecções Os fungos auxiliam no equilíbrio do meio ambiente, mas também são causadores de algumas infecções

Os fungos são seres vivos muito importantes para o equilíbrio da natureza, pois fungos e bactérias se unem para decompor a matéria orgânica. Além disso, os fungos também são utilizados na preparação de alimentos, bebidas e na produção de certos medicamentos.

Vendo por esse lado, podemos concluir que os fungos são seres maravilhosos, não fosse o seu lado parasita causador de doenças em plantas e animais.

Aproximadamente 100 espécies de fungos causam infecções nos humanos. Chamamos essas infecções de micoses.

As frieiras, também conhecidas como pé de atleta, aparecem em regiões úmidas do corpo, como virilha e entre os dedos dos pés e das mãos. Geralmente se apresentam como fissuras, descamações e feridas localizadas entre os dedos, provocando muita coceira.


O pé de atleta é um tipo de micose que acomete os pés

A impingem é uma micose que atinge a pele superficialmente. Essa infecção se caracteriza por formar lesões arredondadas que coçam e formam uma área da pele com bordas vermelhas.  

Nossas unhas também estão bem suscetíveis a essas infecções por fungos. Conhecidas como unheiros, essas micoses se apresentam como manchas brancas ou até deformações nas unhas. Geralmente quando acometida por essa micose, a região ao redor da unha fica dolorida, inchada, avermelhada e inflamada. Em alguns casos, a unha pode começar a crescer deformada.


Figura 1. Frieira. Figura 2. Impingem no braço

Existe um tipo de micose, que conhecemos como pano branco, que forma manchas claras na pele, principalmente na região do tronco, rosto, pescoço e braços. A candidíase também é um tipo de micose que causa muita coceira e vermelhidão na área afetada (geralmente a virilha).

O sapinho, que ocorre nas mucosas de crianças e bebês, também é causado por fungos e se caracteriza por apresentar vários pontinhos brancos na mucosa.

Figura 1. Sapinho na boca. Figura 2. Pano branco
Figura 1. Sapinho na boca. Figura 2. Pano branco

Há um tipo de fungo que ataca os órgãos internos dos seres humanos, principalmente os pulmões, causando a chamada histoplasmose. No caso dessa infecção, os esporos do fungo são aspirados junto com o ar, causando a formação de novos fungos. Para se contrair a histoplasmose é preciso que se tenha o contato com dejetos contaminados de morcegos ou aves.

A principal forma de evitar a infecção por micoses é adotar bons hábitos de higiene. Todas as micoses, quando tratadas, apresentam cura.


Videoaula relacionada:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Conservantes

Ciências

Cuidado com os Dentes

Ciências

Descoberta da penicilina

Ciências

Doenças causadas por bactérias

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.