Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que as flores são coloridas e perfumadas?

Você já se perguntou por que as flores são coloridas e perfumadas? Clique aqui e descubra!

Foto de abelhas polinizando flores amarelas. As abelhas normalmente polinizam flores amarelas e azuis.

Como sabemos, nem todas as plantas possuem flor. As plantas que apresentam essa característica são chamadas de Angiospermas. A presença de flor é, sem dúvidas, uma característica bastante importante, uma vez que ela permite uma reprodução mais eficiente.

Para que uma angiosperma reproduza-se, é necessário que o grão de pólen seja levado da parte masculina da flor para a parte feminina de outra. Para que isso aconteça, faz-se necessário um agente polinizador, ou seja, algo que seja capaz de transportar o pólen entre as flores. Dentre os principais agentes polinizadores, destacam-se o vento, a água e alguns animais.

Leia também: Gimnospermas — tudo sobre esse grupo de plantas que inclui os pinheiros e as araucárias.

Importância das cores e perfumes das plantas 

As flores vibrantes e perfumadas estão relacionadas principalmente com a polinização por animais. Isso se deve ao fato de que a flor atua como uma forma de atração para os polinizadores, sendo assim, são necessários mecanismos que garantam a visitação desses animais.

As abelhas, por exemplo, são atraídas por flores de coloração azul ou amarela e nunca visitam flores vermelhas. Isso se deve ao fato de que esses animais enxergam o ultravioleta. Além disso, elas preferem flores que possuem cheiro de alimentos em fermentação.

As aves polinizam flores com alto teor de néctar

Já as flores bastante vistosas normalmente atraem as aves, pois estas possuem uma ótima visão. O odor dessas plantas, no entanto, não é forte, uma vez que aves não possuem olfato apurado. Outra característica das flores visitadas por aves é a grande quantidade de néctar nela encontrado, garantindo, assim, uma alimentação adequada para o animal.

As flores polinizadas por borboletas também são vistosas, normalmente vermelhas, amarelas ou azuis. Além disso, essas flores deixam o seu néctar acessível somente para algumas espécies que apresentam o aparelho bucal longo.

As borboletas polinizam flores vistosas
As borboletas polinizam flores vistosas

Flores com cheiro de fruto maduro e com pouca coloração normalmente são polinizadas por morcegos. Como esses animais apresentam hábitos noturnos, a coloração das flores não seria uma forma de atração. As flores polinizadas por besouros também são menos vistosas e normalmente brancas.

As moscas também podem atuar como polinizadoras, e, nesses casos, a flor normalmente é pouco atrativa para os humanos, possuindo, na maioria dos casos, odor de organismos mortos em decomposição.

Cada ser vivo apresenta uma característica que permite sua sobrevivência em um determinado ambiente, e com as plantas não poderia ser diferente. Cada atributo acima citado permite que o vegetal reproduza-se eficientemente e garanta a permanência da sua espécie na Terra.


 

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Agentes polinizadores

Ciências

Classificação das plantas

Ciências

Cor das flores

Ciências

Flor

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.