Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.

DNA e RNA são formados por nucleotídeos. DNA e RNA são formados por nucleotídeos.

Nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA, ácidos nucleicos relacionados com a hereditariedade e controle da atividade das células. Um nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma base nitrogenada e uma pentose. DNA e RNA se diferenciam quanto à pentose que possuem e também quanto às bases nitrogenadas.

Leia também: Genes — qual sua importância na determinação das características dos seres vivos?

Resumo sobre nucleotídeo

  • Nucleotídeo é a subunidade que forma os ácidos nucleicos.
  • Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA e o RNA.
  • Um nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma base nitrogenada e uma pentose.
  • O DNA e o RNA se diferenciam quanto ao açúcar presente em sua estrutura e também quanto à base nitrogenada.
  • A pentose do DNA é a desoxirribose, enquanto a pentose do RNA é a ribose.
  • Adenina, guanina e citosina são observadas tanto no DNA quanto no RNA.
  • A timina é observada apenas no DNA.
  • A uracila é observada apenas no RNA.

Videoaula sobre nucleotídeo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Composição do nucleotídeo

Os ácidos nucleicos são formados pela união de moléculas menores denominadas nucleotídeos. Os nucleotídeos são, em geral, formados por três partes:

Observe os componentes de um nucleotídeo.
  • Um açúcar de cinco carbonos (pentose): As pentoses encontradas nos ácidos nucleicos são a ribose (C5H10O5) e a desoxirribose (C5H10O4).
  • Uma base nitrogenada: As bases nitrogenadas podem ser de dois tipos: pirimidinas e purinas. Uma pirimidina tem um anel de seis átomos, já as purinas possuem um anel de seis átomos fusionados a um anel de cinco átomos. As purinas são: adenina (A) e guanina (G). Já as pirimidinas são: citosina (C), timina (T) e uracila (U)
  • Um grupo fosfato: O grupo fosfato origina-se do ácido fosfórico.
Os nucleotídeos se unem formando polinucleotídeos.

Os nucleotídeos se unem uns aos outros, formando polinucleotídeos. Os nucleotídeos adjacentes estabelecem ligação entre o grupo fosfato de um nucleotídeo e a pentose do nucleotídeo seguinte. Essa ligação é responsável por formar a cadeia principal de açúcar-fosfato.

Acesse também: Cromossomos — estruturas formadas por DNA e proteínas

DNA e RNA: ácidos nucleicos formados por nucleotídeo

DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) são dois tipos de ácidos nucleicos que têm relação com o controle da atividade celular e com a hereditariedade, ou seja, com a transmissão das características dos seres vivos entre as gerações. O DNA e o RNA se diferenciam quanto ao açúcar presente em sua estrutura e também quanto à base nitrogenada.

No que diz respeito ao açúcar:

  • no DNA, há o açúcar chamado de desoxirribose (daí o nome ácido desoxirribonucleico);
  • no RNA, o açúcar é uma ribose (daí o nome ácido ribonucleico).

A diferença entre esses dois tipos de açúcar é que a desoxirribose possui um átomo de oxigênio a menos ligado ao segundo átomo de carbono do anel.

No que diz respeito às bases nitrogenadas:

  • no DNA, há apenas nucleotídeos que possuem as bases adenina, guanina, citosina e timina.
  • no RNA, há apenas nucleotídeos que possuem as bases adenina, guanina, citosina e uracila.

Podemos concluir, portanto, que adenina, guanina e citosina são observadas tanto no DNA quanto no RNA, já a timina é observada apenas no DNA, e a uracila, apenas no RNA.

A molécula de DNA é uma dupla hélice, enquanto o RNA apresenta uma cadeia simples.
  • Estrutura do DNA

As moléculas de DNA possuem dois polinucleotídeos que se espiralam, formando a estrutura conhecida como dupla hélice. A parte externa da hélice é formada pelas cadeias principais açúcar-fosfato, enquanto as bases nitrogenadas estão pareadas no interior da hélice. Os dois polinucleotídeos estão unidos por ligações estabelecidas entre os pares de bases.

A união entre os pares de bases não ocorre de maneira aleatória, de modo que o pareamento é observado apenas com bases compatíveis. A adenina presente em uma cadeia, por exemplo, pareia apenas com a timina de outra cadeia. Já a guanina pareia apenas com a citosina. Isso significa que se lermos a sequência de base de uma cadeia, imediatamente saberemos quais bases formam a outra cadeia. Para saber mais, acesse: DNA.

  • Estrutura do RNA

As moléculas de RNA, diferentemente das moléculas de DNA, não estão em dupla hélice. O RNA ocorre em cadeia simples. O pareamento de bases pode ocorrer no RNA, levando à formação de estruturas tridimensionais. O RNA transportador, por exemplo, apresenta uma forma que lembra um L, sendo observado o pareamento em algumas regiões. No RNA, a adenina pareia com a uracila, uma vez que a timina não está presente.

Vale salientar que durante o processo de transcrição (produção de RNA), as duas cadeias da molécula de DNA se separam em determinados pontos, e as bases dos nucleotídeos do RNA se emparelham com seus complementos presentes na cadeia de DNA. Os nucleotídeos se unem, causando a síntese da molécula de RNA, a qual se desprende da molécula de DNA. A ligaçõe entre as duas cadeias do DNA é, então, reestabelecida.

  • Videoaula sobre transcrição do RNA

Exercícios resolvidos sobre nucleotídeo

Questão 1

O pareamento de bases do DNA ocorre apenas entre bases compatíveis. Quando conhecemos a sequência de bases de uma cadeia, conseguimos identificar qual a sequência de bases presente na outra. Sendo assim, se uma cadeia possui a sequência AGCT, a cadeia complementar apresenta a sequência:

A) TCGA

B) AAGC

C) AGCT

D) TUGA

E) UCGT

Resolução:

Alternativa A

A adenina só pareia com a timina, e a guanina só pareia com a citosina.

Questão 2

(Unicentro) Segundo o modelo de DNA proposto por James Watson e Francis Crick, a molécula é formada por duas longas cadeias dispostas em forma de dupla hélice. Dada cadeia apresenta uma sequência de nucleotídeos formadas por um grupo fosfato, uma desoxirribose e uma base nitrogenada que pode ser de quatro tipos:

A) Adenina (A), uracila (U), citosina (C) e guanina (G).

B) Adenina (A), uracila (U), fenilalanina (FA) e timina (T).

C) Adenina (A), alanina (Al), citosina (C) e timina (T).

D) Guanina (G), uracila (U), citosina (C) e timina (T).

E) Adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G).

Resolução:

Alternativa E

A uracila é uma base nitrogenada presente apenas no RNA. A alanina e a fenilalanina são aminoácidos. Assim, a alternativa que representa bases nitrogenadas presentes no DNA é a da letra E.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

O DNA

Ciências

RNA

Últimos artigos

Oceano Índico

Oceano Índico é o oceano que recobre aproximadamente 20% da superfície terrestre. Contendo uma série de rotas comerciais, apresenta grande importância para a economia mundial.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.