Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero que serve para expressar um ponto de vista sobre determinado assunto que está ocorrendo no momento da escrita do texto. Esse gênero possui o tipo argumentativo, por isso necessita de comprovações e justificativas para todas as informações expostas. Sua estrutura divide-se em:

  • introdução (apresentação do problema);
  • desenvolvimento (análise do problema);
  • conclusão (sugestão de soluções para o problema).

Leia também: O que são operadores argumentativos?

Características do artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero textual utilizado para expressar um posicionamento sobre algum assunto do momento. Utiliza-se esse texto para expressar-se indignação, críticas e também sugestões a respeito de algum problema. Por conta dessa defesa de opinião, esse texto é chamado de argumentativo.

O artigo de opinião é um gênero muito explorado na escola.

O texto argumentativo tenta convencer o leitor sobre o ponto de vista defendido. Para alcançar esse objetivo, é necessário argumentar as afirmações feitas, ou seja, justificar tudo o que é dito, com provas científicas, teóricas, artísticas, e outras.

No caso do artigo de opinião, geralmente ele se refere a algum problema recente. Assim, o autor aponta para esse problema e posiciona-se indicando suas possíveis causas e consequências bem como outras informações que comprovem sua indignação. Além disso, no final, também sugere melhorias e soluções.

Estrutura do artigo de opinião

O artigo de opinião divide-se em quatro partes:

  • Título: é uma pequena frase (que pode ser uma única palavra) que nomeia o texto. Esse nome precisa dar dicas sobre a mensagem que será passada e pode ser criativo, instigante, para atrair o leitor.
  • Introdução: pode ser o primeiro ou os primeiros parágrafos do texto. Nela se deve apresentar o assunto abordado, por isso, no caso do artigo de opinião, é importante apresentar o problema que será discutido. Nessa apresentação, é importante não apenas dizer qual o assunto do texto, mas explicar o contexto no qual ele está inserido, além de apresentar informações conhecidas, para que o leitor situe-se no assunto.
  • Desenvolvimento: parte em que se aprofunda a discussão sobre o problema. É o espaço para comprovar as afirmações feitas, trazer exemplos, fazer comparações, mostrar pesquisas e dados, e tudo o mais que for relevante para comprovar o seu ponto de vista. Essa costuma ser a maior parte do texto, pois é nela que se forma o corpo textual.
  • Conclusão: é a finalização do texto, o momento em se apresenta o desfecho para as discussões anteriores, e, no artigo de opinião, também é o momento de propor soluções ou medidas paliativas para o problema. Assim como a argumentação precisa estar bem fundamentada, para comprovar o ponto de vista, a conclusão deve indicar que o autor tem sugestões para amenizar o problema, mesmo que sejam sugestões direcionadas a órgãos públicos ou instituições de poder, responsabilizando-as pela solução.

Veja também: Cinco erros de português comuns e como evitá-los na redação 

Passo a passo para fazer um artigo de opinião

Um bom artigo de opinião está atento e investiga os detalhes do problema.

O artigo de opinião deve ser feito no momento em que algum problema de ordem coletiva (pode ser sobre economia, religião, educação, tecnologia, trabalho etc.) ocorre e você deseja posicionar-se.  Após essa motivação, é preciso analisar o problema de forma mais crítica, mesmo sem ser especialista.

É importante fazer pesquisas sobre o assunto, buscar fontes, referências, comparações e qualquer outro dado que for relevante para comprovar ou justificar os argumentos. Também é relevante já pensar em possíveis soluções para a questão, medidas possíveis de ocorrerem de fato, sem soluções mágicas ou fora da realidade.

Em sequência, é importante elaborar uma estratégia de construção do texto. Selecione as informações que serão apresentadas na introdução, aquelas que já são mais conhecidas e que contextualizam o problema, que informam qual é, onde está, como afeta; em seguida, apresente a sua afirmação, ou seja, o seu ponto de vista.

Para o desenvolvimento, selecione as informações novas — que aprofundarão o assunto discutido —, as comparações pertinentes, os exemplos que comprovam o problema, a leitura de especialistas sobre o assunto, e outros dados relevantes. Para a conclusão, pense em possíveis soluções.

Após toda a organização da estrutura do seu texto, você pode dedicar-se à escrita. Busque utilizar uma linguagem formal, objetiva e argumentativa. Todas as justificativas pertinentes podem servir para reforçar sua opinião.

Exemplo de artigo de opinião

A saúde deveria ser um bem comum a todos os seres vivos, ou seja, um direito de todos. Nessa lógica, ninguém deveria tirar a vida de ninguém, pois esse é um bem irrecuperável.

Entretanto, o que vemos atualmente é uma verdadeira inversão dos valores básicos de uma sociedade. A saúde tem se tornado mercadoria, e a vida perdeu o valor.

Em um cenário como o atual, de pandemia da COVID-19, a saúde torna-se a principal vítima, e, no Brasil, boa parte da população depende unicamente do sistema público.

Com todo esse cenário, a falta de plano prático do governo federal, para enfrentamento do vírus, é uma vergonha, pois se mostra um verdadeiro descaso com a vida.

Os números não caíram, estamos há meses trancados, e a incerteza e o caos seguem reinando por todas as cidades. No meio disso, um Estado brasileiro sofre um apagão.

Como conceber o que está acontecendo? Para onde vão todos os impostos pagos e que deveriam ser investidos na saúde?

O governo federal precisa apresentar medidas concretas e eficazes para o nosso país. O SUS precisa ser defendido e mantido se não quisermos sofrer um colapso coletivo. A vida deve voltar a ser prioridade.

 

No exemplo, é possível perceber que o autor posiciona-se sobre um assunto recente, a pandemia da COVID-19. Falando sobre isso, ele apresenta, inicialmente, uma explicação sobre a vida e sobre a importância da saúde na vida coletiva. Partindo disso, ele vai se aprofundando e trazendo questionamentos e críticas ao assunto, afirmando que há uma negligência do governo federal com o problema, acrescentando, ainda, outras informações (como o apagão do Amapá), e, por fim, sugere que sejam tomadas medidas eficazes para o problema.

Por Talliandre Matos

Você pode se interessar também

Português

A impessoalidade no texto dissertativo

Português

Carta do leitor

Português

Como escrever um texto narrativo?

Português

Texto literário e não literário

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.