Português

O que é metonímia?

Aprenda sobre a figura de palavra conhecida como metonímia, que ocorre quando uma palavra é utilizada em lugar de outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. Saiba como essa substituição é comum em nossos enunciados, como quando nos referimos à marca em vez do produto.

Nesse exemplo, a metonímia foi utilizada ao tomarmos a parte pelo todo

 Observe o diálogo a seguir:

- Mãe, o que significa metonímia?

- Não sei, menino. Pega o Aurélio!

Como você pode perceber, a mãe, ao fazer referência ao dicionário, utiliza-se do nome do autor para representar a obra, não é mesmo? Esse uso de uma palavra em lugar de outra que possua uma proximidade com o referente é um recurso de estilo, ou figura de palavra, conhecido como metonímia. Assim, podemos definir que:

Metonímia: trata-se da utilização de uma palavra ou expressão em lugar de outra para denominar algo que mantém relação de proximidade com o referente da palavra ou expressão substituída.

O uso da metonímia ocorre quando tomamos:

a) a parte pelo todo:

Exemplos:

Muitas mãos escreveram essa história.

Muitas cabeças contribuíram com a execução do projeto.

Note que, ao utilizarmos os substantivos “mãos” e “cabeças”, não estamos nos referindo a essas partes do corpo em si, mas às pessoas que “escreveram essa história” com suas mãos e às pessoas que “contribuíram com a execução do projeto” utilizando-se da “cabeça”, do raciocínio, para concretizá-lo.

b) o continente pelo conteúdo:

Exemplos:

Pedro é bom de garfo.

Bebi dois copos de água.

Agora, veja como, nesses exemplos, são utilizados recipientes para representar a quantidade, ou seja, Pedro não come garfo, mas come muito. Não “bebi” dois copos feitos de água, mas dois copos contendo água.

c) o autor pela obra:

Exemplos:

Sempre que leio Monteiro Lobato, lembro a minha infância.

Tenho um Picasso autêntico em casa.

Nesses casos, perceba como o nome do autor, utilizados nos exemplos, representam as obras que eles fizeram: Monteiro Lobato = livro; Picasso = pintura em tela.

d) a marca pelo produto:

Exemplos:

O bombril acabou.

Preciso comprar cotonetes.

Por último, veja como as marcas de alguns produtos podem substituir a referência do produto em si, ou seja, em vez de dizermos “palha de aço”, dizemos “bombril” (uma marca de palha de aço); em vez de dizermos “hastes flexíveis”, dizemos “cotonetes” (uma marca de hastes flexíveis). 

Por Mariana Rigonatto

Versão completa