Português

Formas Rizotônicas e Arrizotônicas

As formas rizotônicas são aquelas em que o acento tônico se encontra no radical e as arrizotônicas são aquelas em que o acento se encontra nas terminações. Conh

Nas formas rizotônicas, o acento tônico se encontra no radical; e nas arrizotônicas, o acento cai nas terminações

Adivinhe do que falaremos hoje! Não vale errar, hein!

Caso você tenha dito que era sobre os verbos... você acaba de acertar! O prêmio dessa descoberta? Ah! Não sabe? Ora, não há nada melhor que ampliar seu conhecimento sobre todos aqueles aspectos que dizem respeito à língua que falamos, pois assim você não corre o risco de cometer falha alguma, concorda? Essa é a gratificação que desejamos lhe dar, sempre. Dessa forma, você conhecerá a partir de agora um pouco mais sobre as formas rizotônicas e as formas arrizotônicas.

Certamente que você se lembra das características relativas ao acento tônico, não é verdade? Caso tenha se esquecido de algum detalhe, basta recorrer ao texto “Acento tônico e acento gráfico – qual a diferença entre eles”? (). Depois de ter feito isso, saiba que as formas rizotônicas são aquelas em que o acento tônico, ou seja, aquele pronunciado com mais intensidade, situa-se no radical. Você não se lembra do radical?

É simples, radical é aquele pedacinho da palavra que nunca muda. Vamos conhecer alguns exemplos de verbos em que podemos constatar tudo que falamos, apoiando-nos no verbo “falar”, conjugado no presente do indicativo e no presente do subjuntivo:


Conhecer os aspectos de nossa língua amplia nossa competência, tanto na fala quanto na escrita


As formas rizotônicas somente se dão nas pessoas do singular e na terceira do plural

Pela tabela, percebemos que o acento tônico se manifestou em todas as pessoas gramaticais no radical – expresso por “fal-”. Então, grave para sempre: somente existem oito formas rizotônicas: eu, tu, ele e eles, tanto do presente do indicativo quanto do presente do subjuntivo.

Agora conheceremos as formas arrizotônicas, que são aquelas em que o acento tônico ocorre fora do radical, ou seja, nas terminações. Aproveitando o exemplo do verbo “falar”, vejamos mais uma vez: 


As formas arrizotônicas se manifestam nas terminações 

Percebeu como é simples? Nas rizotônicas, o acento se encontra no radical; e nas arrizotônicas, ele se encontra fora dele (nas terminações).


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Versão completa