Foco Narrativo
O foco narrativo é a maneira da qual o narrador se utiliza para contar os fatos da história. Saiba mais ao clicar aqui!
Por certo você adora ler histórias, não é mesmo? Muito bem, a leitura nos traz grandes benefícios: amplia nosso vocabulário, entretém-nos, amplia nossa competência mediante a prática da escrita, enfim... Nossa! São tantos benefícios que ficaríamos um bom tempo somente falando deles.
Pois bem, a partir de agora passaremos a conhecer um dos elementos que compõem os chamados textos narrativos. Para começar, pensemos o seguinte:
O foco narrativo é um dos elementos da narrativa
Ao lermos uma história, há alguém que desempenha o importante papel de nos contar os fatos ocorridos nela, não é verdade? Esse alguém se chama narrador, mas precisamos saber também a forma da qual ele se utiliza para realizar essa importante tarefa. Pronto! Descobrimos o que é o foco narrativo, ou seja, a forma com que o narrador relata o discurso.
Ele assume posições e papéis diferentes, os quais podem assim se classificar:
* Narrador de primeira pessoa – Como podemos observar, se é de primeira pessoa ele participa dos fatos, ou seja, é também um personagem da história. Por esse motivo ele também é chamado narrador protagonista ou narrador coadjuvante.
* Narrador de terceira pessoa – Assumindo esse papel ele não participa dos fatos narrados, pois prefere ficar ali quietinho, quietinho. Sabe o que ele faz?
Somente observa do lado de fora, para depois nos contar tudo. Assim sendo, podemos dizer que ele se classifica em duas modalidades:
- Narrador onisciente – Pode acreditar: esse tipo de narrador conhece toda a história, até mesmo o que pensam os personagens.
- Narrador observador – Esse, por sua vez, não é tão audacioso assim – ele, ao contrário do primeiro, não conhece toda a história, apenas se limita a narrar na medida em que os fatos acontecem.