Área do cilindro
Clique para aprender a calcular a área total do cilindro, as áreas de suas bases e a área lateral.
Para calcular a área de um cilindro, é necessário calcular separadamente a área de suas bases e a área lateral. Veja a figura a seguir:
Depois desse cálculo, bastar somar os resultados encontrados.
Área das bases de um cilindro
De acordo com a definição dos cilindros, as suas bases são congruentes. Isso significa que possuem as mesmas medidas. Dessa maneira, é necessário calcular apenas a área de uma das bases e multiplicar o resultado por 2. Isso simplifica o procedimento e poupa tempo.
Observe que as bases de um cilindro são círculos de raio r. Assim, para calcular a área das bases, podemos usar a fórmula para o cálculo da área do círculo:
AB1 = πr2
AB2 = πr2
AB1 é a área da primeira base, AB2 é a área da segunda base, e r é o raio do cilindro. Observe que r é o mesmo para as duas áreas, pois as bases são círculos congruentes.
A área total das bases do cilindro, portanto, é a soma das áreas das duas bases. Como essas áreas são iguais, podemos escrever:
AB = AB1 + AB2
AB = πr2 + πr2
AB = 2πr2
Área lateral de um cilindro
A área lateral do cilindro é a área da figura formada entre os dois círculos. Obviamente, é necessário descobrir que figura é essa para calcular a área. Para tanto, imagine um corte vertical feito no cilindro. Ao abrir essa forma, teremos como resultado um paralelogramo. Observe a figura a seguir que mostra a planificação de um cilindro:
A versão planificada de um cilindro mostra que sua superfície lateral é um paralelogramo. A área dessa figura é obtida multiplicando-se base por altura, ou seja, multiplicando-se o comprimento de um de seus lados pela distância entre esse lado e o oposto a ele. Assumindo base e altura como b e h, respectivamente, teremos:
AL = bh
Tomando como base o lado maior do paralelogramo, observe que essa base coincide com o contorno do círculo, que é a base do cilindro. A imagem a seguir ilustra isso:
Dessa maneira, a base do paralelogramo tem a mesma medida do perímetro do círculo, que pode ser obtido pela seguinte expressão:
P = 2πr
Assim, b = 2πr, sendo b a base do paralelogramo. Substituindo isso na fórmula para o cálculo da área lateral do cilindro, teremos:
AL = 2πrh
Área total do cilindro
Como dito, a área total do cilindro (A) é a soma entre as áreas das bases e a área lateral. Portanto, matematicamente, teremos:
A = AB + AL
A = 2πr2 + 2πrh
Colocando os fatores comuns em evidência, teremos:
A = 2πr(r + h)
Exemplo:
Calcule a área de um cilindro cujo raio da base mede 10 cm e a altura mede 15 cm.
Solução: basta usar a fórmula da área que acabamos de obter. Para isso, arredondaremos π para 3.
A = 2πr(r + h)
A = 2·3·10·(10 + 15)
A = 6·10·(25)
A = 60·25
A = 1500 cm2 aproximadamente
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática
Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto: