Planeta Netuno
Netuno é o planeta do Sistema Solar mais distante do Sol e, por isso, um dos mais gelados. Por causa da sua cor azul, foi nomeado em homenagem ao deus romano dos mares: Netuno.
Netuno é o planeta do Sistema Solar mais distante do Sol. Ocupando a oitava órbita, ele fica localizado depois de Urano e apresenta temperatura média de -201º C. Sua coloração azul foi o que inspirou o nome, dado em homenagem ao deus romano dos mares: Netuno. Elementos como hélio, hidrogênio, metano e água congelada fazem parte da estrutura netuniana, assim como um núcleo sólido e denso formado por ferro e por magnésio. O planeta Netuno tem 16 luas orbitando ao seu redor, sendo a maior delas Tritão. Além disso, existe um conjunto de cinco anéis e de quatro arcos que o circundam, apesar de seu brilho fraco não os deixar visível nas imagens.
Leia também: Planeta Saturno — detalhes sobre o gigante de gás que ocupa a sexta órbita a partir do Sol
Resumo sobre o planeta Netuno
-
Netuno é o planeta do Sistema Solar mais distante do Sol, ocupando a oitava órbita.
-
Ele é um dos gigantes gasosos, tendo a sua superfície formada pelo gás hélio e pelo gás hidrogênio, em maior quantidade, e também pelo gás metano.
-
Por ser um planeta muito afastado do Sol, é bastante frio: sua superfície registra temperatura média de -201º C.
-
O raio equatorial de Netuno tem 24,6 mil km. Ele é quatro vezes maior do que a Terra.
-
Um dia em Netuno tem a duração de 16 horas terrestres. Já o ano em Netuno é muito longo e dura o equivalente a 165 anos terrestres.
-
Desde 2024, ficou constatado que Netuno tem 16 luas. A maior delas é Tritão.
-
Apesar de não serem visíveis em imagens, existem anéis em torno de Netuno. São cinco anéis formados por gelo, por fragmentos de rocha e por poeira.
-
Além dos anéis, existem aglomerados de poeira em torno do planeta que são chamados de arcos.
-
Netuno foi descoberto em 1846 por meio de cálculos matemáticos que tentavam prever a órbita do planeta Urano.
Principais características do planeta Netuno
Netuno é um dos oito planetas do Sistema Solar. Com a mudança de categoria de Plutão, Netuno tornou-se o planeta mais afastado do Sol, posicionado na oitava órbita, a 4,5 bilhões de quilômetros de distância daquela estrela. Por causa disso, as temperaturas em Netuno são muito baixas, chegando a -201º C na sua superfície. Superfície essa que não é formada por rochas, mas, sim, por gás. Então, Netuno faz parte do grupo formado pelos quatro planetas gasosos do Sistema Solar.
Os gases hélio (He) e hidrogênio (H2) são predominantes na composição da estrutura de Netuno. O gás metano (CH4) também está presente naquele planeta, distribuindo-se pela sua atmosfera em baixa quantidade e pelo manto. Nessa região do planeta, existe uma mancha chamada Grande Mancha Escura, que consiste em uma tempestade que se forma e que desfaz de tempos em tempos. Ela aparece em conjunto com uma faixa de nuvens brancas, que se destacam entre os tons azuis de Netuno.
Internamente, Netuno apresenta uma estrutura formada por gelo de água, por amônia e por metano, motivo pelo qual pode ser descrito, também, como um gigante de gelo. Além disso, tem um núcleo sólido que é composto por ferro e por magnésio. Internamente, as temperaturas em Netuno são muito distintas daquelas identificadas na sua superfície e podem chegar a 5000º C.
O planeta Netuno é cerca de quatro vezes maior do que a Terra. Ele tem um raio equatorial de 24.622 quilômetros, o que significa que, em seu trecho de maior dimensão, o planeta tem quase 50.000 quilômetros. Por essa razão, Netuno também é classificado como um gigante gasoso, sendo o quarto maior planeta do Sistema Solar. Além disso, Netuno é o terceiro com a rotação mais rápida dessa região do Universo: 16 horas terrestres, sendo essa a duração de um dia netuniano. Em se tratando de translação, Netuno leva 165 anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol.
Assim como os seus vizinhos, Netuno não orbita sozinho nos céus. Com a descoberta de duas novas luas no ano de 2024, sabe-se que o planeta tem 16 satélites naturais ao seu redor. A maior delas é Tritão, considerada bastante peculiar e única no Sistema Solar por um único movimento: seu sentido de rotação é inverso ao de Netuno. Ela é, ainda, mais fria do que o planeta, tendo uma superfície com temperatura de -235º C.
Existe vida em Netuno?
Não, não existe vida em Netuno. O planeta não apresenta uma estrutura capaz de sustentar formas de vida, da mesma forma que sua temperatura e sua pressão atmosférica criam um ambiente hostil que não garante a manutenção de nenhum organismo vivo conhecido.
Anéis de Netuno
As imagens que conhecemos de Netuno podem não mostrar, mas esse planeta tem, sim, um conjunto de anéis ao seu redor. Os anéis de Netuno formaram-se a partir da junção de poeira, gelo e fragmentos de rocha que viajavam pelo espaço e, segundo a Nasa, são muito jovens e podem ter um tempo de vida curto. Por serem muito escuros, eles são pouco visíveis.
Do mais distante até o mais próximo da superfície do planeta, confira os nomes dos anéis de Netuno a seguir:
|
Anéis de Netuno |
|
|
Nome |
A que distância está do planeta? |
|
Adams |
62.930 km |
|
Arago |
57.600 km |
|
Lassell |
55.400 km |
|
Leverrier |
53.200 km |
|
Galle |
41.900 km |
Situados próximo do anel mais externo de Netuno, a 62.900 km do planeta, estão os arcos, que são aglomerados de poeira. Eles são quatro: Liberté, Egalité, Fraternité e Courage.
Descoberta de Netuno
O planeta Netuno já vinha sendo observado nos céus desde o século XVII, com o auxílio de um telescópio. Galilei Galilei, famoso e importante astrônomo italiano, identificou a presença daquele corpo celeste nas suas observações entre 1612 e 1613. No entanto, ele acreditou que estava vendo uma estrela fixa ao invés de um planeta, e Netuno continuou sendo tratado dessa maneira pelos próximos dois séculos.
Foi somente no século XIX que esse gigante gasoso finalmente se tornou um planeta conhecido. Contudo, diferente do método de Galileu, essa constatação não se deu mediante a observação. Na verdade, Netuno é considerado o primeiro planeta que foi identificado a partir de cálculos matemáticos.
Na verdade, os astrônomos franceses Urbain Joseph Le Verrier e Johann Gottfried Galle estavam calculando a órbita do planeta Urano, e encontraram um desvio nessa trajetória. A partir de então, constataram que existia um outro planeta próximo a ele, que foi denominado Netuno. A descoberta do planeta Netuno foi feita em 1846 e, apenas alguns dias mais tarde, a sua maior lua também foi identificada.
Curiosidades sobre Netuno
-
Por causa da sua cor, Netuno recebeu esse nome em homenagem ao deus romano dos mares. Na mitologia grega, ele é o equivalente a Poseidon.
-
A distância entre Netuno e o Sol é 30.000 vezes maior do que a distância entre Terra e o Sol.
-
Uma viagem espacial da Terra até Netuno tem duração de 12 anos.
-
Os ventos mais intensos do Sistema Solar são registrados em Netuno. Sua velocidade chega a 2000 km/h.
-
A nave Voyager 2, da NASA, foi a única a visitar Netuno até o momento. Ela alcançou o planeta em 25 de agosto de 1989.
-
O campo magnético de Netuno é 27 vezes mais forte do que o da Terra.
Desenho do planeta Netuno
→ Desenho colorido do planeta Netuno
Baixe essa imagem colorida para imprimir!
→ Desenho para colorir do planeta Netuno
Baixe essa imagem para imprimir e para colorir!
Fontes
NASA. All About Neptune. Space Place, [s.d.]. Disponível em: https://spaceplace.nasa.gov/all-about-neptune/en/.
NASA. Neptune. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/neptune/.
REDAÇÃO. Mission to Neptune. National Geographic Kids, [s.d.]. Disponível em: https://kids.nationalgeographic.com/space/article/mission-to-neptune.