Países subdesenvolvidos
Países subdesenvolvidos possuem baixos indicadores de desenvolvimento social, são pouco industrializados e vulneráveis economicamente.
Os países subdesenvolvidos são aqueles que possuem baixo desenvolvimento econômico e social, marcado pela desigualdade, segundo os critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São também conhecidos como países menos desenvolvidos ou países menos avançados.
É importante frisar que o termo subdesenvolvido, surgido após a Segunda Guerra Mundial para denominar as nações que necessitavam de avanços nos aspectos sociais e econômicos, caiu em desuso a partir da década de 1990, sendo então substituído pelos termos "em desenvolvimento" ou "emergente". Portanto, é comum encontrar classificações em que os países subdesenvolvidos são considerados países em desenvolvimento.
Leia também: Países desenvolvidos
Lista de países subdesenvolvidos
A lista* de países subdesenvolvidos, a seguir, obedece à classificação da ONU referente à baixa renda, fragilidade social e vulnerabilidade econômica.
São considerados países subdesenvolvidos, segundo a ONU:
-
Níger – IDH: 0,354
-
República Democrática do Congo – IDH: 0,457
-
Moçambique – IDH: 0,437
-
Burkina Faso – IDH: 0,423
-
Mali – IDH: 0,427
-
Eritreia – IDH: 0,417
-
Burundi – IDH: 0,417
-
Serra Leoa – IDH: 0,419
-
Guiné-Bissau – IDH: 0,455
-
Afeganistão – IDH: 0,498
*IDH: Dados de 2017
Critérios de classificação de um país subdesenvolvido
A ONU considera três critérios para classificar um país como subdesenvolvido. Ao superar esses critérios, o país deixa de ser classificado dessa forma. São eles:
Vulnerabilidade econômica |
País que apresenta instabilidade nas produções agrícolas, nas exportações e possui uma população que se desloca devido a desastres naturais que assolam o país. |
Fragilidade social |
País que apresenta indicadores sociais baixos que levam em consideração saúde, educação e nutrição. |
Baixa renda |
País que apresenta PIB (Produto Interno Bruto) per capita abaixo de 750 dólares. Estando acima de 900 dólares, o país sai da lista dos subdesenvolvidos. |
Características dos países subdesenvolvidos
As características dos países subdesenvolvidos referem-se principalmente aos aspectos econômicos e sociais.
→ Aspectos econômicos
Os países subdesenvolvidos são caracterizados por apresentarem baixo desenvolvimento econômico e baixo nível de industrialização. Isso significa que esses países são economicamente dependentes em relação aos países desenvolvidos. Essa dependência deve-se ao fato de que essas nações foram exploradas e colonizadas, apresentando, até hoje, marcas dessa exploração.
Em relação ao Produto Interno Bruto — que representa o valor monetário dos bens e serviços produzidos pelo país ao longo de um ano —, é baixo. O PIB per capita (Produto Interno Bruto dividido pelo número de habitantes) não excede 750 dólares. Nesses países, a economia baseia-se principalmente nos setores primário e terciário.
Outra característica, relacionada à economia e aos investimentos, é o baixo desenvolvimento científico. A falta de aplicação de capital provoca deficiência no campo tecnológico, impedindo que o país se desenvolva.
→ Aspectos sociais
O principal indicador do desenvolvimento social de um país chama-se IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que compara o desenvolvimento dos países segundo critérios como indicadores de educação, longevidade e renda.
O IDH possui referência que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo o índice está de 1, melhores são as condições de vida, educação e renda no país. Quanto mais próximo ele está de 0, pior é qualidade de vida no país.
Sendo assim, os países subdesenvolvidos apresentam baixo IDH, portanto, estão mais próximos de 0, enquadrando-se no critério da ONU de fragilidade social. A expectativa de vida nesses países é reduzida. Já a taxa de crescimento populacional é elevada, assim como as taxas de natalidade e mortalidade.
Normalmente, esses países encontram dificuldades em atender a população, carente de políticas públicas voltadas à saúde, educação e cultura.
Diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos apresentam diferenças em todos os aspectos. No que diz respeito ao desenvolvimento, os países desenvolvidos apresentam elevado nível de industrialização, o que não ocorre nos países subdesenvolvidos, que apresentam industrialização tardia.
Entre os aspectos econômicos, um dos mais relevantes na comparação desses países é o Produto Interno Bruto. Países desenvolvidos apresentam PIB elevado, enquanto os países subdesenvolvidos possuem PIB reduzido. Por exemplo:
-
PIB da Noruega: 398,8 bilhões de USD (país desenvolvido)
-
PIB de Níger: 3,774 bilhões de USD (país subdesenvolvido)
Ainda no aspecto econômico, há também a renda per capita. Nos países desenvolvidos, a renda per capita é elevada e geralmente distribuída de forma homogênea. Nos países subdesenvolvidos, a renda per capita é baixa e distribuída de forma heterogênea. Nesses últimos, há muita concentração de riquezas nas mãos de poucos.
Os países industrializados são dominantes na economia, apresentando um desenvolvimento econômico estável e tendo suas receitas geradas pelo setor industrial. Já os países de industrialização tardia são explorados economicamente, apresentando dependência em relação aos países desenvolvidos. A economia dos países subdesenvolvidos é baseada principalmente no setor agrícola. Suas receitas são geradas pelos setores primários e terciários.
Saiba mais: Quais são os setores da economia?
Em relação aos aspectos sociais, o IDH é bastante relevante para fazer a comparação entre os países. Países desenvolvidos apresentam IDH elevado, bem como elevada é a expectativa de vida. Nos países subdesenvolvidos, ocorre o contrário, o IDH é baixo, bem como a expectativa de vida.
Indicadores demográficos, como taxa de natalidade e mortalidade, também assumem um papel importante. Nos países desenvolvidos, há maior controle de natalidade e políticas públicas no setor da saúde mais eficientes. O que também se reflete na taxa de mortalidade. Ambas são reduzidas nesses países. Já nos países subdesenvolvidos as taxas de natalidade e mortalidade são elevadas, considerando que os programas voltados à saúde e à educação são pouco eficientes. Esses países enfrentam inúmeros problemas sociais, como altos índices de violência e altas taxas de analfabetismo.
Países subdesenvolvidos da América
O Haiti é considerado, segundo critérios da ONU, um país subdesenvolvido e com elevada fragilidade social.
O Haiti é o único país considerado subdesenvolvido do continente americano e, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano e os critérios estabelecidos pela ONU, é o país mais pobre da América. O país vive um cenário dramático tanto no aspecto econômico quanto no aspecto social e político.
O Haiti, além de enfrentar quadros de corrupção alarmantes, segundo relatórios do Índice de Percepção da Corrupção, sofreu também, ao longo de sua história, 32 golpes de Estado. A corrupção, relacionada a uma grande rede de desvios de fundos, está associada aos índices de pobreza no país, que vive períodos de inflação altíssima.
O país sofre inúmeros problemas sociais principalmente no que diz respeito à saúde. Os índices de tráfico são alarmantes, pessoas vivem na miséria apresentando quadros de subnutrição, e a educação no país é precária. O país recebe ajuda de programas como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A Unicef, juntamente ao governo, promove vacinações, como o programa de vacinação contra a cólera, doença que matou cerca de 10 mil haitianos.
Todos esses problemas são agravados devido aos inúmeros desastres ambientais que assolam o país. O Haiti tem enfrentado diversos terremotos e furacões de proporções catastróficas. Muitas pessoas deixam o país em busca de melhores condições de vida, e, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos, cerca de 140 mil pessoas vivem em refúgios temporários no país.
Saiba mais: Imigração haitiana no Brasil
O Brasil é um país subdesenvolvido?
Primeiramente, é importante reforçar que muitas classificações buscam segmentar os países segundo seus níveis de desenvolvimento. Essas classificações não se baseiam nos mesmos critérios, portanto, é preciso atentar aos critérios utilizados para cada uma delas, a fim de entender o desenvolvimento econômico e social de um país.
A respeito do Brasil, sabemos que, historicamente, foi uma colônia de exploração, dominada e explorada por um longo período. Tais ações deixaram marcas de dependência e fragilidade no país. O Brasil, por muito tempo, foi considerado um país subdesenvolvido e até hoje apresenta características que o remetem a esse subdesenvolvimento, como a fragilidade social, a fome, a desigualdade e a concentração de renda.
Leia também: Fases da colonização no Brasil
Contudo, muitas classificações enquadram o Brasil como um país em desenvolvimento, ou seja, um país que apresenta ascensão social, melhoria de indicadores sociais e crescente desenvolvimento econômico e industrial, apesar de lento. Os países em desenvolvimento apresentam níveis médios de desenvolvimento social e econômico e também potencial para se tornarem grandes economias ao longo dos anos, como é o caso do Brasil. Sendo assim, apesar de ainda apresentar características de subdesenvolvimento, atualmente o Brasil é considerado um país em desenvolvimento.
Resumo
Países subdesenvolvidos são, segundo a Organização das Nações Unidas, aqueles que:
- possuem reduzido desenvolvimento social e econômico;
- apresentam indicadores sociais baixos;
- sua economia baseia-se, principalmente, na agricultura e no setor de serviços;
- apresentam industrialização tardia.
- normalmente foram colônias de exploração, por isso apresentam dependência econômica em relação aos países desenvolvidos.
________________
*Crédito de imagem: naTsumi / shutterstock